CURSO COMPLETO

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS

  • Data: 07 de outubro a 11 de dezembro de 2025
  • Aulas terças e quintas
  • Horário: 09h – 12h
  • Carga horária: 60 horas
  • Online ao vivo (plataforma Zoom)
  • Valor: A partir de R$ 7.500,00

    O que você vai aprender?

    O curso completo em Relações Institucionais e Governamentais – online, é destinado aos profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente nos Poderes Executivo e Legislativo. Empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de Meio Ambiente. (Carga Horária Total 60 horas). Você poderá adquirir o curso completo ou somente a aula específica.

    A quem se destina?

    Profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente nos Poderes Executivo e Legislativo.

    PROGRAMA

    AULA 1: Introdução e Fundamentos de Relações Governamentais e Institucionais 07 e 09 de outubro de 2025

    Instrutores:

    Leonardo Barreto, Carlos Parente

    PROGRAMAÇÃO:

      • Cenários 2025/26 econômico, social e político;
      • Análise e risco político;
      • O governo brasileiro: estrutura e atuação;
      • Atuação: Senado Câmara Federal;
      • Assembleias Legislativas: Câmaras de Vereadores;
      • Administração Pública: A Administração Direta e Indireta;
      • Impacto das eleições municipais

      Apresentação e discussão de casos reais.

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    AULA 2: Novas Competências e Atuação Estratégica de Relações Institucionais e Governamentais 14 e 16 de outubro de 2025

    Instrutores:

    Erica Ruiz, Creomar de Souza

    PROGRAMAÇÃO:

    • Novas competências para profissionais de RIG;
    • Identificação e priorização de temas estratégicos;
    • Gerenciamento de issues management;
    • Defesa dos interesses legítimos;
    • Identificação de temas que podem gerar conflitos;
    • Monitoramento & Mitigação;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
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    AULA 3: Fundamentos Teóricos e Regulatórios de Relações Institucionais e Governamentais 21 e 23 de outubro de 2025

    Instrutores:

    Andrea Gozetto, Thomaz Favaro

    • Características e Funções regulatórias;
    • Agências Reguladoras: Estrutura Organizacional, Papel e natureza jurídica;
    • Grupos de interesse, grupos de influência, status regulamentação do lobby;
    • Sistemas de representação de interesses: pluralismo e corporativismo;
    • Ética e boas práticas;
    • Regulação da relação público privada;
    • Construção da Licença Social para atuar;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
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    AULA 4: Ética e Compliance No Dia A Dia do Profissional de Relações Institucionais e Governamentais 28 e 30 de outubro de 2025

    Instrutores:

    Agatha Camargo, Reynaldo Goto, Vania Bueno

    PROGRAMAÇÃO:

    • Alinhamento conceitual: ética, moral, dilemas;
    • Processo: prevenir, detectar e remediar;
    • Análises de Risco; Registros, Evidências e Monitoramento;
    • Sinergia do Compliance com Relações Institucionais e Governamentais;
    • FCPA, Convenções Internacionais da ONU e da OCDE;
    • A Lei Anticorrupção e os reflexos na atividade de Relações Institucionais e Governamentais;
    • Legitimidade – pleito, interlocutor e processo;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
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    AULA 5: O Papel Estratégico da Comunicação Na Atuação de Relações Institucionais e Governamentais 04 e 06 de novembro de 2025

    Instrutores:

    Junia Nogueira de Sa, Malu Weber, Nelson Silveira

    PROGRAMAÇÃO:

    • Ritual de elaboração de uma Narrativa;
    • Ferramentas estratégicas de comunicação;
    • Importância da Comunicação Integrada;
    • Consistência entre mensagens e atos;
    • Entendimento e atuação nas mídias sociais;
    • Construção e monitoramento da Imagem;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
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    AULA 6: No Ritmo das Leis: Como e Quando Se Engajar No Processo Legislativo 11 e 13 de novembro de 2025

    Instrutores:

    Andrea Gozetto, Melissa Terni Mestriner

    • Entender o processo legislativo brasileiro, da proposição à sanção ou veto e o papel de consultorias legislativas e comissões técnicas
    • Identificar oportunidades de engajamento e monitor a agenda legislativa
    • Mapear os atores-chave e engajar frentes parlamentares e comissões temáticas
    • Como construir argumentos convincentes e embasados em dados para engajar parlamentares e assessores
    • Estratégias para influenciar relatórios e votos em comissões
    • Quando e como formar parcerias com outras organizações, associações setoriais e stakeholders
    • Quando e como fazer colaborações técnicas, elaborando emendas, pareceres e notas
    • Como reagir a mudanças abruptas na tramitação de projetos de lei
    • Estratégias de comunicação e advocacy em cenários de crise ou pressão política
    • Atividade prática: Simulação de lobby
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    AULA 7: Como Estabelecer Processos Eficientes de Gestão de Relações Governamentais e Institucionais 18 e 21 de novembro de 2025

    Instrutores:

    Carlos Parente, Thomaz Favaro, Renata Herani

    • Como organizar fluxos de trabalho e definir responsabilidades dentro da área de Rigov
    • Implementação de sistemas de coleta, organização e compartilhamento de dados para garantir que informações relevantes cheguem aos tomadores de decisão de forma ágil e precisa
    • Geração de insights: técnicas para transformar dados brutos em análises e recomendações estratégicas
    • Incorporação de metodologias de gestão de risco, com desenvolvimento de planos de contingência e mitigação
    • Definição de indicadores de desempenho (KPIs)
    • Como integrar as metas de Rigov aos objetivos gerais da organização e garantir que as ações estejam alinhadas com a missão, visão e valores da empresa
    • Como trabalhar de forma integrada com áreas como jurídico, compliance, comunicação e sustentabilidade para garantir sinergia e evitar duplicação de esforços
    • Técnicas para mapear e engajar stakeholders internos (alta liderança, áreas operacionais) e externos (governo, agências reguladoras, ONGs)
    • Avaliação e melhoria contínua dos processos
    • Atividade prática: Criação de um plano de advocacy
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    AULA 8: Relações Públicas e Governamentais Além das Fronteiras: Como Promover Interesses Em Outros Países 25 e 27 de novembro de 2025

    Instrutores:

    Diogo Schelp, Luciana Barbetta

    • Como empresas estrangeiras podem adaptar sua estratégia global de RP ao contexto brasileiro, caracterizado por um sistema político fragmentado, burocracia extensa, insegurança jurídica, incerteza regulatória, resistência à influência externa em setores estratégicos e diversidade de formuladores de políticas públicas
    • Análise dos desafios impostos pela polarização política extrema e como as organizações podem manter a neutralidade ou tomar posicionamentos estratégicos
    • Como utilizar a inteligência cultural para lidar com crises políticas, regulatórias ou de imagem dentro do Brasil
    • O papel de consultorias e agências de RP locais para facilitar a atuação
    • Como construir mensagens convincentes que ressoem com as prioridades locais
    • Análise da prática de lobby em diferentes países, incluindo regulamentações que afetam a atuação internacional
    • Identificação de atores-chave: quais stakeholders domésticos (agentes públicos e organizações) podem influenciar na política externa brasileira e quais stakeholders externos (agências reguladoras, ONGs, think tanks, mídia global, entidades de classe, câmaras de comércio, comissões e frentes parlamentares e agentes públicos) podem ser engajados na estratégia de Relações Públicas
    • O impacto do ativismo político nas estratégias de Rigov e Relações Públicas e como mobilizar grupos sociais em diferentes contextos culturais
    • Estratégias para engajar stakeholders e construir redes de influência em diferentes culturas e em contextos de alta incerteza política
    • Desafios éticos e legais ao atuar em diferentes jurisdições
    • Atividade prática: Estudo de Caso
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    AULA 9: Advocacy e Lobby Nas Redes Sociais 02 e 04 de dezembro de 2025

    Instrutores:

    Luis Alcubierre, Neivia Justa, Carlos Parente

    PROGRAMAÇÃO:

    • Riscos e desafios das redes sociais;
    • Representação Institucional;
    • Gerenciar relacionamentos estratégicos com: Governo, ambiente de negócios, Grupos de Influência e Cadeia de Valor (clientes, fornecedores etc);
    • Estruturação de Fluxos e Processos de monitoramento;
    • Mobilização da opinião pública pelas mídias sociais;
    • Grassroots e as mobilizações socais;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
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    AULA 10: Palestras e Debates Sobre Relações Institucionais e Governamentais 09 e 11 de dezembro de 2025

    Instrutores:

    Fernando Mello, Joao Paulo Castro, Helga Franco

    • Judicialização e advocacy: como responder aos efeitos da judicialização da política nos interesses organizacionais e como alinhar interesses nas discussões sobre orçamento público, com Fernando Mello
    • Rigov data-driven: como desenvolver estratégias em Rigov com inteligência de dados e IA e neurociência aplicada à análise de eleições e tendências políticas, com João Paulo Castro
    • Vozes conectadas: como convergir objetivos pelo bem comum, construir parcerias com a sociedade civil e influenciar a opinião pública, com Helga Franco
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    Certificado valorizado no mercado

    Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.

    INVESTIMENTO

    • EMPRESAS

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    • ASSOCIADOS

      por: R$7.500,00
    • NÃO ASSOCIADOS

      por: R$9.700,00

    Formas de Pagamento:

    • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
    • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
    • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
    • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.