MBA em Gestão da
Comunicação Empresarial
- Dias da semana: Às terças e quintas-feiras (online) e 3 sábados ao final de cada módulo (presenciais na FGV – SP)
- Período: Noturno
- Horário: Às terças e quintas, das 19h às 22h30 (online), e aos sábados das 09h às 18h (presencial)
- Carga horária: 432h
-
A partir de 18 X R$ 1.730,00
- Inscrições até: 16/03/2023
MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV
O MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV é uma grande oportunidade para desenvolver um papel estratégico e atuar na gestão da comunicação com base nas melhores práticas de mercado, gerando impacto nos negócios. O curso prepara alunos para ocupar posições de liderança em comunicação e marketing, com disciplinas que equilibram as áreas de atuação da comunicação corporativa, administração e gestão, e novas tendências e tecnologias.
OBJETIVO DO CURSO
Fruto da parceria firmada entre Aberje e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o programa visa ajudar os profissionais a alcançarem posições de liderança nas organizações que atuam, abordando todos os principais desafios que a comunicação empresarial enfrenta no dia a dia, com equilíbrio entre teoria e prática.
Você irá aprender conceitos de estratégia, planejamento e pesquisa. Também irá aprender a gerenciar as principais disciplinas da comunicação, tais como comunicação interna, relacionamento com imprensa, comunicação digital, gerenciamento de crises, branding e marketing, relações institucionais e governamentais, entre outras. Além disso, você também irá conhecer as principais tendências e novas tecnologias na gestão de comunicação, tais como diversidade e inclusão, ESG, storytelling e metodologias ágeis.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que trabalham em comunicação em empresas, instituições ou órgãos públicos, que almejam cargos de liderança. O curso é pensado para pessoas atuando em qualquer tipo e porte de organização, recomendado especialmente para quem já tem alguma experiência prática em áreas da comunicação corporativa – seja comunicação interna, externa, imprensa, consumidores ou relacionamento com outros públicos – e que buscam alavancar seu trabalho e sua carreira com capacitação em gestão estratégica.
PROGRAMA
Módulo 1: Gestão estratégica de públicos
Visão estratégica da comunicação empresarial
- Visão estratégica e geração de valor nas organizações;
- Conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos);
- Principais escolas do pensamento estratégico;
- Planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.
Opinião pública e relacionamento com a mídia
- Gestão de riscos de imagem e valorização de reputação como valor agregado;
- Gerenciamento da comunicação de questões públicas para uma opinião pública favorável;
- Relacionamento com a mídia para mediar processos de enunciação corporativa.
Relações governamentais e institucionais
- Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas;
- Relacionamento com principais stakeholders;
- Empresas, entidades setoriais, relações interinstitucionais;
- Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais.
Diversidade nas organizações
- Questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências, entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH;
- Os impactos sociais de uma comunicação empresarial que contemple a diversidade e a inclusão;
- Resultados para as organizações, na forma de criatividade, engajamento e inovação.
Comunicação interna
- Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação interna nas organizações: planejamento estratégico e seu desdobramento em planos de comunicação interna;
- Conhecer o público interno e os principais desafios para engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações;
- Interlocutores da comunicação interna: papéis, responsabilidades e desafios;
- Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding.
História, memória e cultura organizacional como narrativas
- Conceitos de história, memória, ritos e rituais organizacionais;
- Cultura organizacional e suas narrativas internas e externas;
- Aspectos antropológicos e comportamentais na cultura organizacional;
- Gestão de mudança em casos de fusões e aquisições;
- Gerenciamento da marca e de suas narrativas a partir da gestão da história e memória organizacional.
Módulo 2: Gestão estratégica de conteúdos
Gestão da comunicação digital
- Gestão estratégica da comunicação corporativa no contexto digital;
- Tendências: comunicação digital no contexto contemporâneo, interfaces e tecnologias;
- Atuação estratégica em ambientes digitais;
- Mensuração de ações de comunicação digital.
Planejamentos tático e estratégico de conteúdo
- Uso tático e estratégico de conteúdo frente ao planejamento estratégico de comunicação;
- Etapas do planejamento tático de conteúdo;
- Etapas do planejamento estratégico de conteúdo;
- Diferenças e sinergias entre o planejamento tático e o planejamento estratégico de conteúdo.
Storytelling: afetividade e humanização nas narrativas organizacionais
- Reflexões sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais (vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão), apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional;
- As novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses.
Regulação para comunicação empresarial
- Normas jurídicas relacionadas à atividade profissional de comunicação: Direitos Constitucionais, Marco Civil da Internet, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Direito do Consumidor;
- Tendências legislativas relacionadas à mídia, informação e desinformação.
Comunicação mercadológica e branding
- Importância da estratégia das marcas e construção de valor social;
- Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e seus impactos no planejamento de marketing no composto de comunicação integrada;
- Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding;
- Comunicação mercadológica, branding e crise representativa.
Módulo 3: Planejamento e gestão de projetos
Pesquisa e mensuração de resultados em comunicação
- Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação;
- Pesquisa e diagnóstico situacional para o planejamento de comunicação;
- Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação;
- Pesquisa: objetivos, etapas, formatos.
Planejamento e gestão de projetos de comunicação empresarial
- Alinhamento entre comunicação corporativa, planejamento estratégico, tomada de decisão para construção de reputação organizacional;
- Comunicação integrada e corresponsabilidade com outras áreas e unidades de negócios;
- Etapas do planejamento de projetos;
- Aspectos práticos da gestão de projetos;
- Análise financeira de projetos e gestão da viabilidade dos planos de comunicação.
Metodologias Ágeis
- O que é agilidade no contexto organizacional?
- As principais metodologias ágeis: Scrum, OKR e Kanban;
- Organização de times em squad;
- Como trabalhar com priorização e MVP;
- Management 3.0 para criar uma liderança colaborativa e facilitadora.
Comunicação em programas de ética e compliance
- Demandas organizacionais em ética e compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações;
- Legitimidade e responsabilidade histórica: o Ethics Score da organização;
- Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação;
- Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance.
Gerenciamento da comunicação de crises
- Relevância estratégica da comunicação de crises no cenário contemporâneo de permanente vigilância;
- Opinião pública, ética empresarial e valores na gestão de crises de reputação;
- Análise de riscos e gestão de crise;
- O papel da comunicação no gerenciamento de crises;
- Plano de gerenciamento da comunicação de crise.
Governanças ambiental, social e corporativa (ESG)
- Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação;
- Como informar, envolver e sensibilizar stakeholders em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização;
- Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão de práticas sustentáveis;
- Relatório de sustentabilidade.
Seminários Especializados
Ao todo serão realizados três seminários de forma híbrida, ao final de cada módulo, em que os alunos aprendem sobre metodologias de pesquisa em comunicação e constroem o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com o acompanhamento do professor da disciplina.
*Os seminários são presenciais, mas pessoas de fora de São Paulo que não puderem estar presentes, terão a opção em acompanhar de forma online.
INVESTIMENTO
ASSOCIADOS
18x R$1.730,00
Total R$31.140,00
À vista R$29.484,00
NÃO ASSOCIADOS
18x R$2.248,00
Total R$40.464,00
À vista R$38.330,00
CERTIFICADO
Nosso certificado de conclusão do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial é emitido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição líder em educação executiva. A união das duas instituições, FGV e Aberje, é sua garantia de excelência acadêmica com atualização dos principais desafios no mercado de comunicação.
PROCESSO SELETIVO
1 Pré-inscrição 2 FGV entra em contato 3 Envio da ficha de cadastro e CV 4 Análise 5 Matrícula
PROFESSORES
Veja o curriculo
Rozalia Del Gaudio Veja o curriculo
Luiz Chinan Veja o curriculo
Carlos Parente Veja o curriculo
Joao Jose Forni Veja o curriculo
Cynthia Provedel Veja o curriculo
Agatha Camargo Veja o curriculo
Suzel Figueiredo Veja o curriculo
Natalia de Campos Tamura Veja o curriculo
Emiliana Pomarico Ribeiro Veja o curriculo
Janaina Gama Veja o curriculo
Vania Bueno Veja o curriculo
Malu Weber Veja o curriculo
Gisele Souza Veja o curriculo
Paulo Nassar Veja o curriculo
Leonardo Foletto Veja o curriculo
André Barcaui Veja o curriculo
Paula Teixeira Veja o curriculo
Lilian Carvalho Veja o curriculo
Marina Simon Veja o curriculo
Luiz Alberto de Farias Veja o curriculo
Guilherme Carboni
