MBA em Gestão da
Comunicação Empresarial
- Data de início: 02/05/2024
- Período: Noturno
- Horário: Às terças e quintas, das 19h às 22h30 (online), e aos sábados das 09h às 18h (presencial)
- Carga horária: 432h
-
A partir de 18 X R$ 1.730,00
MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV
O MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV é uma grande oportunidade para desenvolver um papel estratégico e atuar na gestão da comunicação com base nas melhores práticas de mercado, gerando impacto nos negócios. O curso prepara alunos para ocupar posições de liderança em comunicação e marketing, com disciplinas que equilibram as áreas de atuação da comunicação corporativa, administração e gestão, e novas tendências e tecnologias.
OBJETIVO DO CURSO
Fruto da parceria firmada entre Aberje e Fundação Getulio Vargas (FGV) In Company, o programa visa ajudar os profissionais a alcançarem posições de liderança nas organizações que atuam, abordando todos os principais desafios que a comunicação empresarial enfrenta no dia a dia, com equilíbrio entre teoria e prática.
Você irá aprender conceitos de estratégia, planejamento e pesquisa. Também irá aprender a gerenciar as principais disciplinas da comunicação, tais como comunicação interna, relacionamento com imprensa, comunicação digital, gerenciamento de crises, branding e marketing, relações institucionais e governamentais, entre outras. Além disso, você também irá conhecer as principais tendências e novas tecnologias na gestão de comunicação, tais como diversidade e inclusão, ESG, storytelling e metodologias ágeis.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que trabalham em comunicação em empresas, instituições ou órgãos públicos, que almejam cargos de liderança. O curso é pensado para pessoas atuando em qualquer tipo e porte de organização, recomendado especialmente para quem já tem alguma experiência prática em áreas da comunicação corporativa – seja comunicação interna, externa, imprensa, consumidores ou relacionamento com outros públicos – e que buscam alavancar seu trabalho e sua carreira com capacitação em gestão estratégica.
PROGRAMA
Módulo 1
Visão estratégica da comunicação empresarial
- Visão estratégica e geração de valor nas organizações;
- Conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos);
- Principais escolas do pensamento estratégico;
- Planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.
Professora: Rozália Del Gáudio
Opinião pública e relacionamento com a mídia
- Gestão de riscos de imagem e valorização de reputação como valor agregado;
- Gerenciamento da comunicação de questões públicas para uma opinião pública favorável;
- Relacionamento com a mídia para mediar processos de enunciação corporativa.
Professor: Luiz Chinan
Regulação e governança da internet
Conceitos e mecanismos de governança global da internet; economia política que influencia sua regulação. Valoração e ética dos dados em ambientes digitais. Autorregulação e regulação. Abordagens competitivas e comparativas de regulação. Marco Civil da Internet, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; ações de proteção de imagem no Brasil e no mundo. Tendências de regulação no Brasil e no mundo.
Professora: Anna Bentes
Relações governamentais e institucionais
- Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas;
- Relacionamento com principais stakeholders;
- Empresas, entidades setoriais, relações interinstitucionais;
- Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais.
Professor: Carlos Parente
Diversidade nas organizações
- Questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências, entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH;
- Os impactos sociais de uma comunicação empresarial que contemple a diversidade e a inclusão;
- Resultados para as organizações, na forma de criatividade, engajamento e inovação.
Professora: Janaína Gama
Comunicação interna
- Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação interna nas organizações: planejamento estratégico e seu desdobramento em planos de comunicação interna;
- Conhecer o público interno e os principais desafios para engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações;
- Interlocutores da comunicação interna: papéis, responsabilidades e desafios;
- Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding.
Professora: Cynthia Provedel
Módulo 2:
História, memória e cultura organizacional como narrativas
- Conceitos de história, memória, ritos e rituais organizacionais;
- Cultura organizacional e suas narrativas internas e externas;
- Aspectos antropológicos e comportamentais na cultura organizacional;
- Gestão de mudança em casos de fusões e aquisições;
- Gerenciamento da marca e de suas narrativas a partir da gestão da história e memória organizacional.
Professores: Paulo Nassar e Luiz Alberto de Farias
Gestão da comunicação digital
- Gestão estratégica da comunicação corporativa no contexto digital;
- Tendências: comunicação digital no contexto contemporâneo, interfaces e tecnologias;
- Atuação estratégica em ambientes digitais;
- Mensuração de ações de comunicação digital.
Professora: Vivian Fasca
Planejamentos tático e estratégico de conteúdo
- Uso tático e estratégico de conteúdo frente ao planejamento estratégico de comunicação;
- Etapas do planejamento tático de conteúdo;
- Etapas do planejamento estratégico de conteúdo;
- Diferenças e sinergias entre o planejamento tático e o planejamento estratégico de conteúdo.
Professora: Nara Alves
Storytelling: afetividade e humanização nas narrativas organizacionais
- Reflexões sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais (vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão), apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional;
- As novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses.
Professora Emiliana Pomarico
Algoritmos, plataformas e cultura digital
- Mediação algorítmica na cultura digital.
- Redes sociais, plataformas digitais e plataformização.
- Datificação da vida.
- Modulação algorítmica do comportamento; vigilância e discrminação algorítmica.
- Sistemas de recomendação por algoritmos; filtros bolhas,
- Affordances.
- Colaboração e compartilhamento na rede.
- Cultura digital e sociabilidade mediada por plataformas.
- Inteligência Artificial Generativa.
- Tendências de cultura digital para comunicação empresarial.
Professor: Leonardo Foletto
Comunicação mercadológica e branding
- Importância da estratégia das marcas e construção de valor social;
- Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e seus impactos no planejamento de marketing no composto de comunicação integrada;
- Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding;
- Comunicação mercadológica, branding e crise representativa.
Professora: Daniela Senador
Módulo 3:
Pesquisa e mensuração de resultados em comunicação
- Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação;
- Pesquisa e diagnóstico situacional para o planejamento de comunicação;
- Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação;
- Pesquisa: objetivos, etapas, formatos.
Professora: Suzel Figueiredo
Comunicação em programas de ética e compliance
- Demandas organizacionais em ética e compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações;
- Legitimidade e responsabilidade histórica: o Ethics Score da organização;
- Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação;
- Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance.
Professora: Ágatha Paraventi
Gerenciamento da comunicação de crises
- Relevância estratégica da comunicação de crises no cenário contemporâneo de permanente vigilância;
- Opinião pública, ética empresarial e valores na gestão de crises de reputação;
- Análise de riscos e gestão de crise;
- O papel da comunicação no gerenciamento de crises;
- Plano de gerenciamento da comunicação de crise.
Professora: Rizzo Miranda
Governanças ambiental, social e corporativa (ESG)
- Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação;
- Como informar, envolver e sensibilizar stakeholders em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização;
- Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão de práticas sustentáveis;
- Relatório de sustentabilidade.
Professora: Natália Tamura
Metodologias de Pesquisa em Comunicação
- A construção do método na pesquisa.
- Como fazer um projeto: problema, hipóteses, objetivos, metodologia, procedimentos, referências.
- Pesquisa em comunicação.
- Diferentes práticas metodológicas.
- Métodos Digitais e Métodos Tradicionais.
- Objetos digitais.
- Estudos de Plataformização.
- Pesquisa em comunicação.
- Diferentes práticas metodológicas.
- Pesquisa em comunicação.
- Diferentes práticas metodológicas.
Professora: Luciana Veiga
Seminários Especializados
Ao todo serão realizados três seminários de forma híbrida, ao final de cada módulo.
*Os seminários são presenciais, mas pessoas de fora de São Paulo que não puderem estar presentes, terão a opção em acompanhar de forma online.
INVESTIMENTO
ASSOCIADOS
18x R$1.730,00
Total R$31.140,00
À vista R$29.484,00
NÃO ASSOCIADOS
18x R$2.248,00
Total R$40.464,00
À vista R$38.330,00
CERTIFICADO FGV ECMI In Company
Nosso certificado de conclusão do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial é emitido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição líder em educação executiva. A união das duas instituições, FGV e Aberje, é sua garantia de excelência acadêmica com atualização dos principais desafios no mercado de comunicação.
PROCESSO SELETIVO
1 Pré-inscrição 2 FGV entra em contato 3 Envio da ficha de cadastro e CV 4 Análise 5 Matrícula
PROFESSORES
Veja o curriculo
Rozalia Del Gaudio Veja o curriculo
Luiz Chinan Veja o curriculo
Carlos Parente Veja o curriculo
Cynthia Provedel Veja o curriculo
Agatha Camargo Veja o curriculo
Daniela Senador Veja o curriculo
Suzel Figueiredo Veja o curriculo
Natalia de Campos Tamura Veja o curriculo
Emiliana Pomarico Ribeiro Veja o curriculo
Janaina Gama Veja o curriculo
Gisele Souza Veja o curriculo
Paulo Nassar Veja o curriculo
Leonardo Foletto Veja o curriculo
Luiz Alberto de Farias Veja o curriculo
Anna Bentes Veja o curriculo
Rizzo Miranda Veja o curriculo
Luciana Veiga Veja o curriculo
Nara Alves