INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 16 de maio a 24 de outubro de 2026
  • Aulas aos sábados
  • Horário: 14h – 17h
  • Carga horária: 60 horas
  • Aulas online ao vivo  (com gravações disponíveis na área do aluno durante o curso)
  • Valor: a partir de R$ 6.000,00
  • Parceria:   

    Inscreva-se para aprimorar a interação do Estado e dos órgãos públicos com a sociedade

    O que você vai aprender?

    Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) são parceiras nesse programa. Juntas, desenharam um curso focado na ideia de que a comunicação pública atual demanda inovação, estratégia e linguagem simples para a democratização. O curso aborda temas essenciais para profissionais de comunicação, que vão desde a adaptação ao ambiente digital até a gestão de crises. Aprenda a navegar por um cenário em constante transformação por meio de:

    • Técnicas de planejamento de comunicação pública;
    • Estratégias em relações com a mídia;
    • Mensuração de resultados.

    A quem se destina?

    Profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública.

     

    PROGRAMA

    AULA. 1: Comunicação Pública Na Prática – Seminário de Abertura 16 de maio de 2026

    Instrutores:

    Jorge Duarte, Paulo Nassar, Wendel Palhares, Vera Oliveira, Igor Marques, Cleber Mata, Frederico Souza

    1. Desafios da comunicação nos executivos estaduais
      • Estrutura, prioridades e integração da comunicação com a gestão pública.
      • Relação com públicos diversos: imprensa, servidores e cidadãos.
      • Planejamento, avaliação e resultados: construir valor público da comunicação.
    2. Desafios da comunicação em ano eleitoral
      • Fronteiras entre comunicação pública, institucional e eleitoral.
      • Garantia de transparência, legalidade e ética na divulgação de ações de governo.
      • Estratégias de continuidade e preservação da confiança institucional.
    3. Experiências bem-sucedidas
      • Boas práticas e inovações em comunicação pública nos estados.
      • Integração com a gestão.
      • Casos (p.ex: gestão de crise, suporte a programas de governo, iniciativas como linguagem simples ou modernização institucional).
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    AULA. 2: Estratégia e Planejamento Em Comunicação Pública 23 e 30 de maio de 2026

    Instrutores:

    Aline Castro, Wilson Bueno

    • Por que planejar
    • Atributos do bom planejamento
    • Etapas e atividades
    • Públicos e marca institucional
    • Diagnóstico e métodos de pesquisa 
    • Análise de contexto e construção de cenários
    • Política de comunicação – Aula especial com prof. Wilson da Costa Bueno*
    • Formatação do plano de comunicação
    • Definição de objetivos, metas e indicadores
    • Canais, campanhas, eventos e influência
    • Execução e gestão das atividades
    • Avaliação e medição de resultados
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    AULA. 3: Comunicação Pública Digital: Gestão, Estratégias e Operacionalização 13 e 20 de junho de 2026

    Instrutor:

    Erica Abe

    • O universo e a cultura digitais. Características da sociedade em rede;
    • Comunicação Pública Digital e Comunicação Pública Integrada;
    • Profissionalização do mercado de trabalho: novos profissionais e novos produtos
    • Estratégias para comunicação digital. Monitoramento. Produção de conteúdo. SAC 2.0;
    • Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos, redes sociais etc.
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    AULA. 4: Estratégias Em Relações Com As Mídias: Muito Além de Assessoria de Imprensa 27 de junho e 4 de julho de 2026

    Instrutor:

    Jorge Duarte

    • Estratégia em Comunicação: o que é e como fazer;
    • As transformações no sistema de informação e a atuação do assessor de imprensa;
    • Estratégia em assessoria de imprensa;
    • Mensagens: capacitando porta-vozes institucionais;
    • Discussão de questões apresentadas pelo grupo.
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    AULA. 5: Mensuração da Comunicação Na Área Pública 11 e 18 de julho de 2026

    Instrutor:

    Marcos Andre Costa

    • Conceitos básicos de mensuração;
    • A importância do planejamento;
    • Métodos de abordagem para coleta de dados;
    • Definição de performance por tipo de indicador;
    • Modelos de mensuração;
    • Efetividade, eficiência e eficácia;
    • Análise dos resultados;
    • ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo;
    • Como medir um projeto de comunicação.
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    AULA. 6: Gestão de Riscos e Crises Em Comunicação: Uma Agenda Permanente 12 e 19 de setembro de 2026

    Instrutor:

    Armando Medeiros de Faria

    • Desafios teóricos e práticos.
    • Conceituação básica: cisne negro e o padrão crise” na comunicação.
    • A convergência de riscos: mídia tradicional e digital.
    • Poder público e política no Brasil: mapeamento de riscos.
    • Lições sobre o inesperado.
    • A relevância do desconhecido.
    • A administração pública: riscos políticos e de gestão/formulação de políticas públicas.
    • Como lidar com a vulnerabilidade e incertezas da política.
    • Instrumentos e procedimentos: qual melhor modelo para antecipar, reagir e sobreviver.
    • Lições práticas: a necessidade de cultivar a resiliência.
    • TALEB, Nassim. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável. Rio de Janeiro. Editora BestBusiness, 2018.
    • WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer e LOCATELLI, Carlos (org.). Comunicação pública e política: pesquisas e práticas. Florianópolis, Ed. Insular, 2017.
    • THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2002.
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    AULA. 7: Gestão de Publicidade, Marketing e Patrocínio 25 de julho e 1 de agosto de 2026

    Instrutor:

    Jose Otaviano Pereira

    1. Conceitos de publicidade, marketing, branding;
    2. Elementos e tipologias em publicidade;
    3. Marketing e patrocínio: uma visão integrativa;
    4. O briefing;
    5. A negociação com empresas contratadas;
    6. Planos e processos de marketing, publicidade e patrocínio;
    7. Gestão da terceirização: como melhor aproveitar contratos e serviços.
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    AULA. 8: Gestão de Equipes, Estruturas e Processos de Comunicação Pública 15 e 22 de agosto de 2026

    Instrutor:

    Vivian Rio Stella

    • Macrotendências da liderança do futuro;
    • Formação de equipe;
    • Diferentes estilos comunicativos (Jung);
    • Papel do feedback na gestão de equipe;
    • Definição de critérios de avaliação de desempenho e alinhamento de expectativa;
    • O líder comunicador: quem é ele e como age;
    • Assertividade;
    • Escuta ativa.
    • Habilidades comunicativas: Golden Circle da comunicação;
    • Princípios de eficácia da mensagem: clareza, concisão, adequação, ordenação, relevância e concisão;
    • Recursos verbais e não verbais que favorecem a comunicação.
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    AULA. 9: Gestão da Comunicação Interna: Informação e Diálogo Com Empregados da Área Pública 26 de setembro e 3 de outubro de 2026

    Instrutor:

    Carlos Netto

    • Principais tendências da comunicação interna nas organizações públicas.
    • Reflexões sobre os desafios que os profissionais de comunicação pública enfrentam no seu dia a dia em relação ao diálogo com empregados.
    • Principais armadilhas e erros na gestão da comunicação interna.
    • Alternativas para enfrentar a complexidade do dia a dia do trabalho.
    • Mostra de diversos cases de sucesso com ações diferenciadas e eficientes de comunicação interna.
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    AULA. 10: Seminários de Comunicação Pública 17 e 24 de outubro de 2026

    Instrutores:

    Jorge Duarte, Emiliana Pomarico Ribeiro

    Exposição de cases e discussões com os participantes e palestrantes, especialmente convidados.

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    Certificado valorizado no mercado

    Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.

    INVESTIMENTO

    • ASSOCIADOS

      por: R$6.000,00
    • NÃO ASSOCIADOS

      por: R$8.250,00

    Precisa de uma proposta formal para apresentar à sua empresa? Baixe um documento com todas as informações do curso clicando aqui.

    Formas de Pagamento:

    • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
    • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
    • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
    • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.