Inscreva-se para aprimorar a interação do Estado e dos órgãos públicos com a sociedade
O que você vai aprender?
Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) são parceiras nesse programa. Juntas, desenharam um curso focado na ideia de que a comunicação pública atual demanda inovação, estratégia e linguagem simples para a democratização. O curso aborda temas essenciais para profissionais de comunicação, que vão desde a adaptação ao ambiente digital até a gestão de crises. Aprenda a navegar por um cenário em constante transformação por meio de:
Técnicas de planejamento de comunicação pública;
Estratégias em relações com a mídia;
Mensuração de resultados.
A quem se destina?
Profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública.
PROGRAMA
AULA. 1: Comunicação Pública Na Prática – Seminário de Abertura 16 de maio de 2026
Instrutores:
Jorge Duarte, Paulo Nassar, Wendel Palhares, Vera Oliveira, Igor Marques, Cleber Mata, Frederico Souza
Desafios da comunicação nos executivos estaduais
Estrutura, prioridades e integração da comunicação com a gestão pública.
Relação com públicos diversos: imprensa, servidores e cidadãos.
Planejamento, avaliação e resultados: construir valor público da comunicação.
Desafios da comunicação em ano eleitoral
Fronteiras entre comunicação pública, institucional e eleitoral.
Garantia de transparência, legalidade e ética na divulgação de ações de governo.
Estratégias de continuidade e preservação da confiança institucional.
Experiências bem-sucedidas
Boas práticas e inovações em comunicação pública nos estados.
Integração com a gestão.
Casos (p.ex: gestão de crise, suporte a programas de governo, iniciativas como linguagem simples ou modernização institucional).
AULA. 6: Gestão de Riscos e Crises Em Comunicação: Uma Agenda Permanente 12 e 19 de setembro de 2026
Instrutor:
Armando Medeiros de Faria
Desafios teóricos e práticos.
Conceituação básica: cisne negro e o padrão crise” na comunicação.
A convergência de riscos: mídia tradicional e digital.
Poder público e política no Brasil: mapeamento de riscos.
Lições sobre o inesperado.
A relevância do desconhecido.
A administração pública: riscos políticos e de gestão/formulação de políticas públicas.
Como lidar com a vulnerabilidade e incertezas da política.
Instrumentos e procedimentos: qual melhor modelo para antecipar, reagir e sobreviver.
Lições práticas: a necessidade de cultivar a resiliência.
TALEB, Nassim. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável. Rio de Janeiro. Editora BestBusiness, 2018.
WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer e LOCATELLI, Carlos (org.). Comunicação pública e política: pesquisas e práticas. Florianópolis, Ed. Insular, 2017.
THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2002.
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Formas de Pagamento:
Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.
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