CURSOS LIVRES

GESTÃO DE RISCOS E CRISES EM COMUNICAÇÃO: UMA AGENDA PERMANENTE

SOBRE O CURSO

Essa Aula faz parte do Programa Avançado em Comunicação Pública – ONLINE, com o objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. O curso avançado possui carga horária total de 60 horas. Você poderá adquirir o programa completo ou somente essa aula específica.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de comunicação e de corporate affairs.

  • 6
    HORAS

  • 2
    DIAS

     

  • AULA ONLINE VIA ZOOM

03 E 10 DE AGOSTO DE 2024
sábado 14h às 17h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A pré-inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

1) Ementa:
Desafios teóricos e práticos. Conceituação básica: cisne negro e o padrão crise” na comunicação. A convergência de riscos: mídia tradicional e digital. Poder público e política no Brasil: mapeamento de riscos. Lições sobre o inesperado.

2) Justificativa:
Na administração pública – objeto de intensa cobertura da imprensa e novas mídias, alvo das ações de fiscalização de agências reguladoras e órgãos de controle, de grupos de pressão e da atividade parlamentar – a gestão de riscos é agenda permanente. A admirável capacidade de multiplicação desordenada de conteúdos e a consolidação de novos formatos de informação, geram redobrado cuidado sobre a reputação das instituições e de suas lideranças. Como enfrentar à catástrofe da exposição negativa e como resistir aos impactos de eventos críticos? É possível antecipar e prever? Embora instrumentos de prevenção e mitigação de crises sejam imprescindíveis, os riscos no novo ecossistema informativo – cuja característica central é a velocidade – desafiam as respostas tradicionais. Deve-se levar em conta o aleatório, a permanente incerteza e o impacto de algo não previsto. A qualificação dos gestores da área de comunicação para o gerenciamento de crises consiste, sobretudo, na capacidade de construir estratégias de resilência.

3) Objetivos do curso:
Proporcionar capacidade teórica-analítica para compreender a especificidade das crises de comunicação na esfera das instituições e órgãos do Estado;
Permitir ao gestor a identificação correta sobre a gênese das crises e os desdobramentos imediatos (ações reativas e proativas);
Consolidar a cultura preventiva (planejamento) e apresentar instrumentos e ferramentas úteis para o gerenciamento de crises (planos de emergência/contingência, manuais, etc.);
Estudar e comparar diferentes situações de crise;
Captar as estratégicas dos atores sociais e grupos de pressão durante os processos de crise de comunicação;
Qualificar os agentes públicos para atuar estrategicamente em situações de crise;

4) Benefícios/resultados esperados:
Ao final do módulo os gestores de comunicação estarão mais habilitados para:
enfatizar mais a gestão de riscos (identificar e conhecer, mapear);
incorporar a dimensão “política” no gerenciamento de crises;
desenvolver políticas e práticas de atuação inspiradas nos princípios apresentados: incorporar no dia-a-dia profissional as modernas ferramentas de gestão de comunicação em situações de crise;

5) Programa do curso:
Revisão de conceitos:
 a relevância do desconhecido.
A administração pública: riscos políticos e de gestão/formulação de políticas públicas.

Como lidar com a vulnerabilidade e incertezas da política.
Instrumentos e procedimentos: qual melhor modelo para antecipar, reagir e sobreviver.
Lições práticas: a necessidade de cultivar a resiliência.

6) Metodologia aplicada:
Exposições; debates; sessões de vídeos; discussão de situações práticas no cotidiano da comunicação pública;

7) Indicações bibliográficas:
TALEB, Nassim. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável. Rio de Janeiro. Editora BestBusiness, 2018.
WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer e LOCATELLI, Carlos (org.). Comunicação pública e política: pesquisas e práticas. Florianópolis, Ed. Insular, 2017.
THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2002.

PROFESSORES

Armando Medeiros de Faria

Armando Medeiros de Faria

Jornalista, Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e especialista em Ciência Política (Fafich-UFMG) e em Comunicação Organizacional e Governamental (Fafi-BH). Foi diretor de comunicação e marketing do Banco do Brasil e coordenador de comunicação na Autoridade Pública Olímpica. Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública e consultor de projetos especiais da LS Comunicação, em São Paulo.
03 E 10 DE AGOSTO DE 2024
sábado 14h às 17h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 880,00R$ 1.320,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A pré-inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Solicite uma proposta para sua empresa. Não será cobrado nenhum valor, você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os encontros são em formato online, por meio da plataforma ZOOM. O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets ou celulares. Faça download neste link. https://zoom.us/download