CURSOS LIVRES

ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA

SOBRE O CURSO

Essa Aula faz parte do Programa Avançado em Comunicação Pública – ONLINE, com o objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. O curso avançado possui carga horária total de 60 horas. Você poderá adquirir o programa completo ou somente essa aula específica.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de comunicação e de corporate affairs.

  • 6
    HORAS

  • 2
    DIAS

     

  • AULA ONLINE VIA ZOOM

08 E 15 DE JUNHO DE 2024
sábado 14h às 17h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

1) Introdução sobre a importância do tema
Na maioria das organizações públicas, o planejamento estratégico foi incorporado aos métodos, ou pelo menos ao discurso sobre gestão. Apesar disso, as equipes de comunicação têm dificuldade em extrair resultados da nova cultura, seja porque os profissionais da área vêem os instrumentos de planejamento como burocráticos e incompatíveis com o ritmo das demandas da área, seja porque esses métodos são de fato pouco adaptados à comunicação. Entretanto a exigência cada vez maior de resultados, a restrição de recursos e o ambiente de profundas mudanças na comunicação e na política impõem a necessidade de avaliar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. É para isso que o curso pretende contribuir, apresentando recursos de planejamento formatados de maneira que seja viável sua aplicação no setor público brasileiro.

2) Objetivos do curso
1- Sensibilizar os alunos para a eficácia do planejamento como recurso para melhorar resultados de iniciativas de comunicação pública;
2- Familiarizar os alunos com metodologias de planejamento em comunicação;
3- Capacitar os alunos a empregar metodologias simplificadas de planejamento em comunicação pública.

3) Programa do curso
Políticas, programas, planos e projetos em comunicação. Etapas do planejamento. Estratégia e planejamento em comunicação. Relacionamento com stakeholders. Comunicação e estratégia organizacional. Os modelos de comunicação. Comunicação integrada: a operacionalização. Avaliação em comunicação.

4) Benefícios para os participantes
Ao participar deste curso, o aluno conhecerá técnicas de planejamento de aplicação prática em comunicação e irá experimentar como utilizá-las. Também serão apresentados exemplos de uso dessas técnicas para melhorar os resultados das instituições.

5) A metodologia aplicada
O curso incluirá indicações de leituras prévias e posteriores sobre metodologia de planejamento e estudos de casos, aula expositiva, exercícios individuais e em grupo.

PROFESSORES

Jorge Antonio Menna Duarte

Jorge Antonio Menna Duarte

Graduado em Jornalismo e Relações Públicas. Doutor e pós-doutorando em Comunicação. Atuou em redações e foi dono de agência de comunicação. Atua com comunicação na área pública desde 1990. É Analista de Comunicação na Embrapa onde foi coordenador de Jornalismo, coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia, gerente de Comunicação Estratégica e assessor da Presidência. Atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2004 a 2012) onde foi Assessor Especial e Diretor de Comunicação Pública. Coordenou dezenas de media trainings, cursos e eventos de comunicação, no Brasil e exterior e deu apoio e consultoria para dezenas de organizações públicas. É professor de pós-graduação em várias universidades e autor de pesquisas, livros, manuais e textos sobre relacionamento com a imprensa, media training e comunicação organizacional, pública e científica. É autor ou organizador de livros como "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação", "Glossário de Comunicação Pública", "A Viagem das Sementes", "Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento" e "No Palácio, com a Imprensa". É diretor de Relações Acadêmicas da ABCPública. Cinco vezes Top Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste eleito por profissionais de Comunicação. Prêmio 'James Heffernan' - Educador do Ano, oferecido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje.
Wilson Bueno

Wilson Bueno

Jornalista, professor sênior da USP, com mestrado e doutorado em Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado. Já orientou 120 dissertações e teses em Comunicação e Jornalismo, tem cerca de 15 livros (impressos e digitais) publicados e atuou como consultor na elaboração de Política de Comunicação Institucional para mais de uma dezena de instituições públicas e privadas (universidades, institutos federais, empresas de pesquisa e privadas).
08 E 15 DE JUNHO DE 2024
sábado 14h às 17h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 880,00R$ 1.320,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou o Programa Completo.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Aviso importante!

A equipe da Aberje nunca entrará em contato não solicitado para pedir informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou redes sociais. Se receber qualquer comunicação suspeita, entre em contato diretamente conosco pelos canais oficiais listados em nosso site.