CURSO COMPLETO EM GESTÃO DE CRISES

SOBRE O CURSO

Falar sobre gestão de crises, no momento em que vivemos, se tornou crucial. Num mundo em constante transformação e efervescência, o gerenciamento de crises é fundamental para qualquer organização, independentemente do porte, da importância ou do setor em que atua. Tudo muda muito rapidamente e, a cada dia, novas ameaças e vulnerabilidades são detectadas e constituem aspectos que podem ocasionar ou contribuir para uma crise. Qualquer negócio pode estar sujeito a enfrentar imprevistos, problemas de operação ou conflitos, que se não forem bem administrados podem causar danos, às vezes irreversíveis. Ter uma gestão de crises adequada é a melhor maneira de enfrentar essas questões e mitigar consequências e impactos.

Entendemos crise como qualquer acontecimento, fato ou evento que altere a normalidade de funcionamento de uma organização, gerando assim riscos, efeitos, impactos, inseguranças ou prejuízos ao negócio. Isso envolve, entre outros fatores: falhas estruturais, sistêmicas ou do negócio; problemas em produtos ou serviços; quebras em relacionamento com consumidores, fornecedores e parceiros; questões financeiras; investimentos errôneos; episódios de corrupção; golpes, sabotagens e roubos; desastres ou fenômenos naturais; acidentes; impactos socioambientais relevantes; estratégias equivocadas de se comunicar com o público, com os clientes ou com outros públicos entre outros; redes sociais; cibersegurança; problemas pessoais de dirigentes ou outros integrantes da organização; e outras complicações e obstáculos que podem fazer a organização passar a ser vista negativamente e afetar de forma profunda a sua imagem, a sua reputação, as suas operações e os seus negócios.

As crises podem acontecer quando menos se espera e é preciso saber lidar com esses momentos. Não podemos ficar, continuamente, “apagando incêndios”. A melhor forma para conseguir sair ileso diante de uma crise é antecipá-la, ou seja, saber exatamente como contorná-la no momento em que acontecer. Lidar com uma crise de forma assertiva é um desafio para qualquer negócio, pois muitas vezes pode estar em jogo a própria sobrevivência e continuidade do negócio, da organização ou da entidade.

DE 28 DE FEVEREIRO A 17 DE ABRIL DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente na gestão de riscos e crises.

  • 42
    Horas

  • 7
    AULAS

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

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A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

DE 28 DE FEVEREIRO A 17 DE ABRIL DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

PROGRAMAÇÃO

  • Aula 1:

    INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE CRISES

  • 28 de fevereiro e 1 de março de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:

      • Desafios das agendas 2024/2025
      • Conceitos, fundamentos e práticas.
      • Análise de ameaças, riscos e vulnerabilidades.
      • Diagnóstico, gestão e lições aprendidas.
      • Evolução do processo de crise.
      • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 2:

    NOVAS COMPETÊNCIAS E ATUAÇÃO ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE CRISES

  • 6 e 13 de março de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Erica Ruiz e Paulo Roberto Pepe
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Novas competências necessárias.
    • Desenvolvimento do profissional.
    • Identificação e priorização de temas estratégicos.
    • Mapas de riscos.
    • Monitoramento e mitigação.
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 3:

    OS DIVERSOS TIPOS DE CRISE

  • 15 e 20 de março de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Eduardo Prestes
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Características das crises e ações estratégicas.
    • Crises institucionais e de imagem corporativa.
    • Crises de segurança cibernética.
    • Crises industriais/operacionais.
    • Crises sociais.
    • Crises sanitárias.
    • Crises e eventos climáticos.
    • Construção da “Licença Social para Operar”.
    • Apresentação de casos reais
  • Aula 4:

    MELHORES TÉCNICAS E PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DAS CRISES

  • 22 e 27 de março de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Eduardo Prestes, Luiz Alberto de Farias e Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Gestão de conflitos.
    • Gerenciamento de uma crise no dia a dia.
    • Alicerces e construção de um plano de prevenção.
    • Definição da “agenda estratégica”.
    • “Regras de Ouro”.
    • Formação de porta-vozes.
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 5:

    O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICACAO NO GERENCIAMENTO DE CRISES I

  • 29 de março e 3 de abril de março de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Daniela Penna, Andre Vieira e Viviane Mansi
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Ferramentas estratégicas de comunicação.
    • Importância da comunicação integrada.
    • Consistência entre mensagens e atos.
    • Identificação e mapa de stakeholders.
    • Entendimento, atuação e gestão nas redes sociais.
    • Construção e monitoramento do processo.
    • Pós-crise.
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 6:

    O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE CRISES II

  • 5 e 10 de abril de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Luiz Chinan
  • PROGRAMAÇÃO:

    • As ameaças e vulnerabilidades com os novos desenvolvimentos tecnológicos.
    • Os variados impactos e as portas abertas pela Inteligência Artificial. Solução ou crise da humanidade?
    • “Transparência radical”: viável ou utopia?
    • Regulação da Internet.
    • Combate efetivo às fake news.
    • Desestimular e contribuir para a desmonetização de discursos de ódio.
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 7:

    PALESTRAS E DEBATES SOBRE GESTÃO DE CRISE COM CONVIDADOS ESPECIAIS

  • 12 e 17 de abril de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Joao Jose Forni e José Mauro Teixeira
  • PROGRAMAÇÃO:

    Palestras e debates com representantes dos principais players – academia, empresas e entidades/associações, para troca de experiências e discussões de casos reais.

    Temas:

    • Desafios e boas práticas.
    • Alinhamento com as estratégias de negócios.
    • Novas narrativas e mídias sociais.
    • Gerenciamento da imagem e da reputação no dia a dia.
    • Prevenção e gestão de crises.
DE 28 DE FEVEREIRO A 17 DE ABRIL DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

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  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.

VALORESASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
PROGRAMA COMPLETOR$ 7.760,00R$ 11.640,00
COM DESCONTOR$ 5.000,00R$ 6.800,00

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