CURSO COMPLETO EM GESTÃO DE CRISES
SOBRE O CURSO
Falar sobre gestão de crises, no momento em que vivemos, se tornou crucial. Num mundo em constante transformação e efervescência, o gerenciamento de crises é fundamental para qualquer organização, independentemente do porte, da importância ou do setor em que atua. Tudo muda muito rapidamente e, a cada dia, novas ameaças e vulnerabilidades são detectadas e constituem aspectos que podem ocasionar ou contribuir para uma crise. Qualquer negócio pode estar sujeito a enfrentar imprevistos, problemas de operação ou conflitos, que se não forem bem administrados podem causar danos, às vezes irreversíveis. Ter uma gestão de crises adequada é a melhor maneira de enfrentar essas questões e mitigar consequências e impactos.
Entendemos crise como qualquer acontecimento, fato ou evento que altere a normalidade de funcionamento de uma organização, gerando assim riscos, efeitos, impactos, inseguranças ou prejuízos ao negócio. Isso envolve, entre outros fatores: falhas estruturais, sistêmicas ou do negócio; problemas em produtos ou serviços; quebras em relacionamento com consumidores, fornecedores e parceiros; questões financeiras; investimentos errôneos; episódios de corrupção; golpes, sabotagens e roubos; desastres ou fenômenos naturais; acidentes; impactos socioambientais relevantes; estratégias equivocadas de se comunicar com o público, com os clientes ou com outros públicos entre outros; redes sociais; cibersegurança; problemas pessoais de dirigentes ou outros integrantes da organização; e outras complicações e obstáculos que podem fazer a organização passar a ser vista negativamente e afetar de forma profunda a sua imagem, a sua reputação, as suas operações e os seus negócios.
As crises podem acontecer quando menos se espera e é preciso saber lidar com esses momentos. Não podemos ficar, continuamente, “apagando incêndios”. A melhor forma para conseguir sair ileso diante de uma crise é antecipá-la, ou seja, saber exatamente como contorná-la no momento em que acontecer. Lidar com uma crise de forma assertiva é um desafio para qualquer negócio, pois muitas vezes pode estar em jogo a própria sobrevivência e continuidade do negócio, da organização ou da entidade.