CURSO COMPLETO EM TENDÊNCIAS E PRÁTICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MARCA

SOBRE O CURSO

As práticas de relacionamento entre organizações, públicos e mídias passaram por grandes transformações nos últimos anos. Diante de um cenário complexo marcado pela  proliferação de fake news, crescimento da polarização de discursos em plataformas sociais, vazamento de dados e avanço da inteligência artificial, os profissionais das áreas de comunicação e relações públicas se veem diante do desafio de construir posicionamentos públicos que defendam os interesses das companhias e simultaneamente sejam sustentáveis e responsáveis, alinhados às expectativas da sociedade. Este curso explora os fundamentos para a construção de estratégias de posicionamento institucional e de marca, planejamento de conteúdo e práticas para gerenciar tópicos sensíveis que afetam a imagem e a reputação organizacional. 

Tendo como ponto de partida a integração entre as áreas de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing e outras tantas atividades que apoiam o planejamento de comunicação, a articulação estratégica para construção de posicionamento e imagem pública requer sensibilidade, compromisso ético e responsabilidade por parte das pessoas à frente desses processos em empresas de diferentes setores, segmentos e portes.

O curso completo em “Tendências e Práticas de Relações Públicas para a Construção de Posicionamento de Marca” explora estratégias e técnicas contemporâneas de relacionamento entre organizações, públicos e a sociedade, assumindo-as como experiência mediada por múltiplos atores, dos tradicionais veículos de imprensa às grandes plataformas digitais e aos influenciadores digitais. 

O planejamento estratégico da comunicação corporativa voltado à imagem pública das organizações se sustenta em decisões e ações estruturadas, mas lida também com os efeitos das ações não planejadas, imprevisíveis. Nosso programa introduz os fundamentos do planejamento integrado de campanhas de relações públicas e outras ações de comunicação corporativa, percorrendo as etapas que norteiam o plano de trabalho: pesquisa, diagnóstico, definição de objetivos, públicos prioritários, estratégias, táticas, implementação e avaliação. Abordam-se demandas contemporâneas como influência digital, passando pela mensuração das ações planejadas até o impacto da inteligência artificial no campo das relações com públicos estratégicos. O programa também apresenta estratégias de visibilidade, interação e relações com a mídia no cenário da imprensa nacional e internacional.

Palestrantes e profissionais especialistas em cada um dos temas que compõem o percurso deste curso, atuantes nas áreas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e comunicação corporativa, compartilham conceitos, práticas e estudos de caso.

Nota: o curso não enfoca a comunicação interna, pois a Aberje oferece um curso completo sobre o tema. 

 

DE 11 DE SETEMBRO A 04 DE DEZEMBRO DE 2024
Horário das 19:00 às 22:00 - Quarta-feira

A QUEM SE DESTINA

Este curso é destinado a profissionais de relações públicas e comunicação corporativa .

  • 36
    Horas

  • 3
    Módulos

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

DE 11 DE SETEMBRO A 04 DE DEZEMBRO DE 2024
Horário das 19:00 às 22:00 - Quarta-feira

PROGRAMAÇÃO

  • MÓDULO 1:

    Primeiros passos para a construção de posicionamentos estratégicos

  • 11, 18 E 25 DE SETEMBRO DE 2024
  • Carga horária total deste módulo: 9h
 
  • Daniela Bertocchi, Else Lemos e Paula Rothman
  • Aula 1 – AMBIENTE contemporâneo de relações públicas: tendências e desafios para as organizações

    Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi

    Resumo

    Relações públicas é uma atividade consolidada no ambiente comunicativo contemporâneo, e seu fortalecimento ao longo dos últimos anos resulta da profissionalização e da expansão da indústria de relações públicas em todo o mundo. Esse crescimento, não apenas quantitativo, mas também qualitativo, foi impulsionado pelas novas lógicas digitais e midiáticas, as quais impuseram uma transformação radical no padrão tradicional de difusão informacional. Neste encontro, estarão em pauta seis dimensões do ambiente contemporâneo de relações públicas: histórica, político-econômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional. 

    Objetivos

    • Discutir as características e implicações do ambiente contemporâneo de relações públicas.
    • Identificar impactos produzidos pela transformação radical nos modos de interação e difusão informacional nas últimas décadas.

    Benefícios

    • Reconhecer a abrangência da atividade de relações públicas nos contextos global e brasileiro
    • Avaliar criticamente os desafios e oportunidades para a atuação estratégica em relações públicas.

     

    Aula 2 – Construindo a NARRATIVA: como definir e consolidar posicionamentos que apoiam os negócios

    Professora Daniela Bertocchi

    Resumo

    A construção da narrativa desempenha um papel crucial no campo das relações públicas. Envolve o desenvolvimento de um posicionamento coeso, ético e convincente que encapsula a identidade, os valores e os objetivos de uma organização. Uma narrativa bem construída ajuda a definir e comunicar a identidade de uma marca, fornecendo uma mensagem clara e consistente que ressoa com o público-alvo e distingue a marca dos concorrentes. As narrativas simplificam informações complexas, tornando-as mais acessíveis. Além disso, controlar a narrativa ajuda a moldar a percepção pública e é essencial na gestão da reputação durante crises. Uma narrativa forte fortalece relações com as partes interessadas ao comunicar claramente a missão e os valores da organização, gerando confiança e orientando decisões estratégicas.

    Objetivos

    • Explorar o processo de construção de posicionamento e narrativa com foco no apoio aos negócios e objetivos organizacionais.
    • Abordar as etapas de estruturação narrativa: pesquisa, diagnóstico, definição de posicionamento e mensagens-chave, objetivos, públicos prioritários, estratégias, táticas, implementação, mensuração e avaliação. 

    Benefícios

    • Conhecer o passo a passo do planejamento de comunicação com foco no gerenciamento da imagem pública de organizações, da pesquisa à elaboração de planos de ação e avaliação de resultados. 
    • Compreender dinâmicas que influenciam o diagnóstico e a elaboração de planos de comunicação ajustados aos objetivos de negócios.

     

    Aula 3 – INTEGRAÇÃO: como executar campanhas de comunicação – conteúdo e social media

    Professoras Daniela Bertocchi e Paula Rothman

    Resumo

    Campanhas de comunicação são um trabalho criativo e de execução vigorosa, dinâmica e temporalmente definida. Podem ser direcionadas a públicos específicos ou à sociedade, e atendem às mais distintas finalidades comunicativas, como informar, conscientizar, esclarecer, engajar, gerar conhecimento e levar à tomada de decisão e ação. São parte fundamental de programas planejados de relações públicas e comunicação corporativa, mas também podem ser necessárias em virtude de situações imprevistas e especiais que demandam ação intensa de comunicação institucional.

    Esta aula discute a complexidade das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas no cenário comunicacional contemporâneo, bem como a crescente necessidade de planejamento e produção de conteúdo com base em autenticidade, relevância, consistência e compromisso social e ambiental, integrando objetivos institucionais e mercadológicos.

    Objetivos

    • Apresentar os processos de construção e realização de campanhas de comunicação corporativa e relações públicas.
    • Abordar a influência das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas na construção da imagem corporativa, na realização de objetivos de negócios e na formação de opinião.

    Benefícios

    • Identificar oportunidades para a realização de campanhas de comunicação alinhadas às expectativas de construção da imagem corporativa, realização de objetivos de negócios e formação de opinião.
    • Avaliar benefícios, limites e desafios éticos das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas.
  • MÓDULO 2:

    Práticas de Gerenciamento da Comunicação

  • 02, 09, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2024
  • Carga horária total deste módulo: 15h
 
  • Bianca Marder Dreyer, Daniela Bertocchi, Carolina Cardoso, Fernanda Brunsizian, Angela Dwyer e Eduardo Vasques
  • Aula 4 – RELACIONAMENTO e níveis de interação: informação, comunicação, participação e construção de vínculos

    Professora Bianca Dreyer

    Resumo

    O relacionamento é uma consequência da relação estabelecida entre atores sociais, como é o caso de organizações e públicos. Para haver relacionamento, é necessário existir identificação, que se constitui por meio de semelhança e conteúdo.

    Nesta aula, os conceitos de relação, relacionamento e interação são o ponto de partida para o plano de ação de relações públicas.

    Objetivos

    • Esclarecer conceitos e práticas de gerenciamento do relacionamento com públicos.
    • Apresentar a metodologia da relação de relações públicas (MRRP) e suas aplicações práticas no planejamento de estratégias de relacionamento com públicos.

    Benefícios

    • Identificar oportunidades de construção de relacionamento contínuo e consistente com públicos estratégicos. 
    • Aplicar uma metodologia de diagnóstico e plano de ação da relação de relações públicas.

     

    Aula 5 – INFLUÊNCIA DIGITAL: oportunidades e desafios da cocriação entre marcas e criadores de conteúdo

    Professora Carolina Cardoso

    Resumo

    Os influenciadores digitais são criadores de conteúdo que, por meio da autenticidade e conhecimento em áreas específicas, constroem relacionamento mais engajado e próximo com sua audiência (Ipsos, 2024). Para isso, atuam em conjunto com as marcas em diferentes plataformas e mídias, e sua influência varia em função de fatores diversos, como popularidade, reputação e autoridade, entre outros.

    Esta aula apresenta os fundamentos para o diagnóstico e definição de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.

    Objetivos

    • Apresentar o cenário atual da influência digital e oportunidades e desafios dessa atividade para a gestão de marcas.
    • Identificar fatores de influência que orientam o diagnóstico e o plano de ação no estabelecimento de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.

    Benefícios

    • Compreender a integração entre as ações de influência digital e o planejamento global de comunicação e posicionamento de marca corporativa e de produtos.
    • Conhecer práticas de gerenciamento de crises ligadas a influenciadores digitais.

     

    Aula 6 – REPUTAÇÃO: como gerenciar tópicos sensíveis em situações de crise de imagem

    Professores Angela Dwyer e Eduardo Vasques

    Resumo

    A reputação é um ativo intangível de grande valor tanto para indivíduos quanto para organizações. Em situações de crise de imagem, a gestão de tópicos sensíveis é essencial para mitigar danos e preservar a confiança do público. Na contemporaneidade, com o aumento de múltiplas crises nas redes sociais e a proliferação de fake news e crescimento da inteligência artificial, a gestão eficaz da reputação requer das empresas uma abordagem mais robusta e complexa. Esse gerenciamento de imagem deve ser executado com um nível de sofisticação elevado, destacando-se pela transparência, comunicação clara, empatia e ação rápida. Adotar essas práticas é crucial para assegurar a integridade e a confiança em tempos de adversidade.

    Objetivos

    • Compreender o que constitui uma crise reputacional na atualidade, analisando casos reais de gerenciamento de crises.
    • Reconhecer o ciclo de vida de uma crise: identificação, preparação, resposta, recuperação e aprendizado.

    Benefícios

    • Proporcionar uma compreensão das estratégias e práticas essenciais para lidar eficazmente com crises organizacionais.
    • Explorar o desenvolvimento de planos de crise.

     

    Aula 7 –  ANÁLISE DE DADOS: tendências em avaliação de resultados para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa

    Professoras Daniela Bertocchi e Fernanda Brunsizian

    Resumo

    Com a ascensão dos serviços de inteligência de mídia, as áreas de comunicação corporativa têm à sua disposição muitas possibilidades de mensuração dos resultados produzidos por conteúdos impressos, online, de broadcasting, de mídias sociais, de influenciadores digitais. A união entre uso de plataformas tecnológicas e o trabalho de analistas experientes constrói um cenário cada vez mais favorável ao gerenciamento de imagem e reputação em tempo real. Esta aula apresenta tendências e práticas já em curso no campo da mensuração mediada por algoritmos e plataformas, sem prescindir da atuação estratégica dos profissionais de comunicação, que passam a atuar, cada vez mais, como analistas de cenário.

    Objetivos

    • Discutir o cenário contemporâneo de mensuração de resultados e sua relevância para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa.
    • Apresentar tendências globais em gerenciamento de imagem e reputação corporativa com base em objetivos, métricas e indicadores.

    Benefícios

    • Conhecer práticas de mensuração de resultados em comunicação.
    • Identificar sinergias entre práticas de mensuração de resultados em comunicação disponíveis e as necessidades de cada organização e contexto de planejamento.

     

    Aula 8 – MÍDIA: mapeando oportunidades no ambiente midiático local, regional, nacional e internacional

    Resumo

    Nesta sessão, discutiremos o funcionamento e as dinâmicas da mídia em diversas escalas geográficas, abrangendo desde as especificidades da mídia local até as complexidades da mídia internacional, passando pelos contextos regional e nacional. Utilizaremos uma abordagem integrada de teoria e prática, complementada por estudos de caso, com o objetivo de identificar e analisar os desafios e as oportunidades inerentes aos projetos de relações públicas em cada um desses contextos. Além disso, examinaremos o impacto das novas tecnologias e das plataformas de comunicação já consagradas e emergentes na comunicação contemporânea, destacando a importância da ética e da responsabilidade no exercício profissional da comunicação. Com tal abordagem abrangente, buscaremos uma compreensão profunda das estratégias necessárias para navegar e prosperar no dinâmico cenário midiático global, equipando os participantes com as ferramentas essenciais para implementar práticas de comunicação eficazes e responsáveis.

    Objetivos

    • Compreender o funcionamento e a dinâmica do ambiente midiático em diferentes escalas geográficas.
    • Analisar e identificar oportunidades de atuação na mídia local, regional, nacional e internacional.

    Benefícios

    • Desenvolver habilidades para criar e implementar estratégias de comunicação eficazes em diversos contextos midiáticos.
    • Dominar o impacto das tecnologias e plataformas emergentes na comunicação.
  • MÓDULO 3:

    Tendências em Relações Públicas

  • 6, 13 E 27 DE NOVEMBRO E 4 DE DEZEMBRO DE 2024
  • Carga horária total deste módulo: 12h
 
  • Daniela Bertocchi, Else Lemos, Eduardo Vasques e Catarina Cicarelli
  • Aula 9ÉTICA: reflexões sobre literacia em relações públicas e atuação profissional responsável 

    Professora Else Lemos

    Resumo

    O conceito de literacia em relações públicas está relacionado às aplicações do termo literate (letrado, instruído). Diz respeito àqueles que são conhecedores e conscientes das mensagens, ações e intenções de relações públicas, e que podem usar essas habilidades para seu próprio autodesenvolvimento e participação ativa na sociedade. 

    Esta aula discute a natureza invisível de relações públicas, a ubiquidade da influência nos tempos contemporâneos e a importância da literacia em relações públicas, a começar das pessoas que atuam ou pretendem atuar nesse campo profissional. 

    Objetivos

    • Conhecer o conceito de literacia em relações públicas. 
    • Refletir sobre a responsabilidade crítica e ética de relações públicas em relação à formação das opiniões, tanto do ponto de vista prático quanto disciplinar.

    Benefícios

    • Avaliar repercussões e efeitos das atividades de relações públicas e gerenciamento de imagem pública no campo social e cultural.
    • Desenvolver pensamento crítico sobre atuação profissional e ética no campo das relações públicas e da comunicação corporativa.

     

    Aula 10 – INOVAÇÃO: posicionamento de marca para empresas de tecnologia e startups

    Professoras Catarina Cicarelli e Daniela Bertocchi

    Resumo

    No ambiente dinâmico e altamente competitivo das startups, onde a inovação é constante e os recursos são frequentemente limitados, a capacidade de comunicar de maneira clara, eficiente e persuasiva pode ser a diferença crucial entre o sucesso e o fracasso. Nesse contexto, o profissional de comunicação corporativa deve estar sempre atento e receptivo a novas técnicas e estratégias que possam ser aplicadas para otimizar os resultados comunicacionais e fortalecer a imagem da empresa. Nesta sessão, dedicaremos nossa atenção à análise e discussão de algumas dessas novas práticas, com um enfoque especial em estudos de caso que ilustram sua aplicação prática e os resultados alcançados. Os estudos de caso proporcionarão uma visão aprofundada sobre como diferentes startups têm utilizado estratégias de comunicação com os públicos para superar desafios, maximizar oportunidades e alcançar uma posição destacada no mercado.

    Objetivos

    • Fornecer um panorama aos profissionais de RP sobre o estado da arte sobre comunicação para startups
    • Explorar as novas estratégias de RP atualmente aplicadas para empresas inovadoras

    Benefícios

    • Entender as diferenças e complexidades das relações públicas no contexto tecnológico e de startups.
    • Familiarizar-se com abordagens contemporâneas e a implementação de práticas inovadoras que se alinhem com as tendências emergentes do mercado e as especificidades do setor tecnológico. 

     

    Aula 11 – NOVAS COMPETÊNCIAS em comunicação: IA, relações públicas e comunicação corporativa

    Professores Eduardo Vasques e Daniela Bertocchi

    Resumo

    Segundo o estudo “Humans still needed” (J. Valin, CIPR, 2018), a IA trouxe impactos relevantes sobre as atividades de comunicação corporativa e relações públicas, o que provoca duas reações principais: negação e tecnopânico. Já o Global Alliance Global Body of Knowledge (GBOK) framework descreve mais de 50 habilidades de relações públicas que a IA tende a substituir. Porém, ressalta que traços humanos fundamentais como empatia, confiança e capacidade para construir relacionamentos não podem ser automatizados. Esta aula contextualiza as discussões mais recentes sobre a presença da IA no dia a dia dos profissionais de comunicação corporativa e relações públicas.

    Objetivos

    • Abordar a IA e seus impactos sobre as atividades de comunicação corporativa.
    • Identificar competências e habilidades necessárias aos profissionais que atuam em comunicação corporativa e relações públicas

    Benefícios

    • Conhecer o cenário de expansão dos usos de IA no campo de comunicação corporativa e relações públicas.
    • Avaliar estratégias de autodesenvolvimento no âmbito da IA aplicada às atividades de comunicação corporativa e relações públicas.

     

    Aula 12 – Seminário: Apresentação de Estudos de Caso

    Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi

    Resumo

    Ao final do curso, as pessoas participantes apresentarão, individualmente ou em grupo, algum estudo de caso de sua preferência. O objetivo é permitir que demonstrem a aplicação prática de teorias e conceitos aprendidos durante o curso, desenvolvam habilidades de análise crítica e fortaleçam suas capacidades de comunicação.

     Objetivos

    • Demonstrar a aplicação de teorias e conceitos de comunicação corporativa e relações públicas trabalhados ao longo do curso em contextos reais.
    • Fomentar o engajamento crítico com casos reais e promover a reflexão sobre práticas de mercado.

    Benefícios

    • Verificação de aprendizagem por meio de aplicação de conhecimentos a situações concretas
    • Compartilhamento de experiências

     

DE 11 DE SETEMBRO A 04 DE DEZEMBRO DE 2024
Quarta-feira Horário das 19:00 às 22:00

INVESTIMENTO TOTAL

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  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.

VALORESASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
PROGRAMA COMPLETOR$ 4.400,00R$ 6.600,00
COM DESCONTOR$ 4.000,00R$ 6.000,00

MÓDULOS AVULSOS

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