PROGRAMAÇÃO
Aula 1 – AMBIENTE contemporâneo de relações públicas: tendências e desafios para as organizações
Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi
Resumo
Relações públicas é uma atividade consolidada no ambiente comunicativo contemporâneo, e seu fortalecimento ao longo dos últimos anos resulta da profissionalização e da expansão da indústria de relações públicas em todo o mundo. Esse crescimento, não apenas quantitativo, mas também qualitativo, foi impulsionado pelas novas lógicas digitais e midiáticas, as quais impuseram uma transformação radical no padrão tradicional de difusão informacional. Neste encontro, estarão em pauta seis dimensões do ambiente contemporâneo de relações públicas: histórica, político-econômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional.
Objetivos
- Discutir as características e implicações do ambiente contemporâneo de relações públicas.
- Identificar impactos produzidos pela transformação radical nos modos de interação e difusão informacional nas últimas décadas.
Benefícios
- Reconhecer a abrangência da atividade de relações públicas nos contextos global e brasileiro
- Avaliar criticamente os desafios e oportunidades para a atuação estratégica em relações públicas.
Aula 2 – Construindo a NARRATIVA: como definir e consolidar posicionamentos que apoiam os negócios
Professora Daniela Bertocchi
Resumo
A construção da narrativa desempenha um papel crucial no campo das relações públicas. Envolve o desenvolvimento de um posicionamento coeso, ético e convincente que encapsula a identidade, os valores e os objetivos de uma organização. Uma narrativa bem construída ajuda a definir e comunicar a identidade de uma marca, fornecendo uma mensagem clara e consistente que ressoa com o público-alvo e distingue a marca dos concorrentes. As narrativas simplificam informações complexas, tornando-as mais acessíveis. Além disso, controlar a narrativa ajuda a moldar a percepção pública e é essencial na gestão da reputação durante crises. Uma narrativa forte fortalece relações com as partes interessadas ao comunicar claramente a missão e os valores da organização, gerando confiança e orientando decisões estratégicas.
Objetivos
- Explorar o processo de construção de posicionamento e narrativa com foco no apoio aos negócios e objetivos organizacionais.
- Abordar as etapas de estruturação narrativa: pesquisa, diagnóstico, definição de posicionamento e mensagens-chave, objetivos, públicos prioritários, estratégias, táticas, implementação, mensuração e avaliação.
Benefícios
- Conhecer o passo a passo do planejamento de comunicação com foco no gerenciamento da imagem pública de organizações, da pesquisa à elaboração de planos de ação e avaliação de resultados.
- Compreender dinâmicas que influenciam o diagnóstico e a elaboração de planos de comunicação ajustados aos objetivos de negócios.
Aula 3 – INTEGRAÇÃO: como executar campanhas de comunicação – conteúdo e social media
Professoras Daniela Bertocchi e Paula Rothman
Resumo
Campanhas de comunicação são um trabalho criativo e de execução vigorosa, dinâmica e temporalmente definida. Podem ser direcionadas a públicos específicos ou à sociedade, e atendem às mais distintas finalidades comunicativas, como informar, conscientizar, esclarecer, engajar, gerar conhecimento e levar à tomada de decisão e ação. São parte fundamental de programas planejados de relações públicas e comunicação corporativa, mas também podem ser necessárias em virtude de situações imprevistas e especiais que demandam ação intensa de comunicação institucional.
Esta aula discute a complexidade das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas no cenário comunicacional contemporâneo, bem como a crescente necessidade de planejamento e produção de conteúdo com base em autenticidade, relevância, consistência e compromisso social e ambiental, integrando objetivos institucionais e mercadológicos.
Objetivos
- Apresentar os processos de construção e realização de campanhas de comunicação corporativa e relações públicas.
- Abordar a influência das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas na construção da imagem corporativa, na realização de objetivos de negócios e na formação de opinião.
Benefícios
- Identificar oportunidades para a realização de campanhas de comunicação alinhadas às expectativas de construção da imagem corporativa, realização de objetivos de negócios e formação de opinião.
- Avaliar benefícios, limites e desafios éticos das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas.