Práticas de Gerenciamento da Comunicação
SOBRE O CURSO
Neste bloco temático, são apresentadas as práticas essenciais para consolidar o posicionamento de marcas corporativas, estabelecendo conexões estratégicas entre relações públicas, jornalismo e marketing. As aulas abordam as etapas de um plano de ação eficaz para criar diversos níveis de interação e relacionamento com os públicos, destacando tanto as potencialidades quanto os desafios no desenvolvimento de estratégias de influência digital e presença na mídia. Além disso, abordam as bases fundamentais para o monitoramento contínuo de tópicos sensíveis em situações de crise de imagem e a análise de dados para uma tomada de decisão informada e ágil.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de relações públicas e comunicação organizacional.
carga horária total: 15h
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DIASAULA ONLINE
VIA ZOOM
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A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.
Programação
Aula 4 – RELACIONAMENTO e níveis de interação: informação, comunicação, participação e construção de vínculos
Professora Bianca Dreyer
Resumo
O relacionamento é uma consequência da relação estabelecida entre atores sociais, como é o caso de organizações e públicos. Para haver relacionamento, é necessário existir identificação, que se constitui por meio de semelhança e conteúdo.
Nesta aula, os conceitos de relação, relacionamento e interação são o ponto de partida para o plano de ação de relações públicas.
Objetivos
- Esclarecer conceitos e práticas de gerenciamento do relacionamento com públicos.
- Apresentar a metodologia da relação de relações públicas (MRRP) e suas aplicações práticas no planejamento de estratégias de relacionamento com públicos.
Benefícios
- Identificar oportunidades de construção de relacionamento contínuo e consistente com públicos estratégicos.
- Aplicar uma metodologia de diagnóstico e plano de ação da relação de relações públicas.
Aula 5 – INFLUÊNCIA DIGITAL: oportunidades e desafios da cocriação entre marcas e criadores de conteúdo
Professora Carolina Cardoso
Resumo
Os influenciadores digitais são criadores de conteúdo que, por meio da autenticidade e conhecimento em áreas específicas, constroem relacionamento mais engajado e próximo com sua audiência (Ipsos, 2024). Para isso, atuam em conjunto com as marcas em diferentes plataformas e mídias, e sua influência varia em função de fatores diversos, como popularidade, reputação e autoridade, entre outros.
Esta aula apresenta os fundamentos para o diagnóstico e definição de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.
Objetivos
- Apresentar o cenário atual da influência digital e oportunidades e desafios dessa atividade para a gestão de marcas.
- Identificar fatores de influência que orientam o diagnóstico e o plano de ação no estabelecimento de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.
Benefícios
- Compreender a integração entre as ações de influência digital e o planejamento global de comunicação e posicionamento de marca corporativa e de produtos.
- Conhecer práticas de gerenciamento de crises ligadas a influenciadores digitais.
Aula 6 – REPUTAÇÃO: como gerenciar tópicos sensíveis em situações de crise de imagem
Professores Angela Dwyer e Eduardo Vasques
Resumo
A reputação é um ativo intangível de grande valor tanto para indivíduos quanto para organizações. Em situações de crise de imagem, a gestão de tópicos sensíveis é essencial para mitigar danos e preservar a confiança do público. Na contemporaneidade, com o aumento de múltiplas crises nas redes sociais e a proliferação de fake news e crescimento da inteligência artificial, a gestão eficaz da reputação requer das empresas uma abordagem mais robusta e complexa. Esse gerenciamento de imagem deve ser executado com um nível de sofisticação elevado, destacando-se pela transparência, comunicação clara, empatia e ação rápida. Adotar essas práticas é crucial para assegurar a integridade e a confiança em tempos de adversidade.
Objetivos
- Compreender o que constitui uma crise reputacional na atualidade, analisando casos reais de gerenciamento de crises.
- Reconhecer o ciclo de vida de uma crise: identificação, preparação, resposta, recuperação e aprendizado.
Benefícios
- Proporcionar uma compreensão das estratégias e práticas essenciais para lidar eficazmente com crises organizacionais.
- Explorar o desenvolvimento de planos de crise.
Aula 7 – ANÁLISE DE DADOS: tendências em avaliação de resultados para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa
Professoras Daniela Bertocchi e Fernanda Brunsizian
Resumo
Com a ascensão dos serviços de inteligência de mídia, as áreas de comunicação corporativa têm à sua disposição muitas possibilidades de mensuração dos resultados produzidos por conteúdos impressos, online, de broadcasting, de mídias sociais, de influenciadores digitais. A união entre uso de plataformas tecnológicas e o trabalho de analistas experientes constrói um cenário cada vez mais favorável ao gerenciamento de imagem e reputação em tempo real. Esta aula apresenta tendências e práticas já em curso no campo da mensuração mediada por algoritmos e plataformas, sem prescindir da atuação estratégica dos profissionais de comunicação, que passam a atuar, cada vez mais, como analistas de cenário.
Objetivos
- Discutir o cenário contemporâneo de mensuração de resultados e sua relevância para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa.
- Apresentar tendências globais em gerenciamento de imagem e reputação corporativa com base em objetivos, métricas e indicadores.
Benefícios
- Conhecer práticas de mensuração de resultados em comunicação.
- Identificar sinergias entre práticas de mensuração de resultados em comunicação disponíveis e as necessidades de cada organização e contexto de planejamento.
Aula 8 – MÍDIA: mapeando oportunidades no ambiente midiático local, regional, nacional e internacional
Resumo
Nesta sessão, discutiremos o funcionamento e as dinâmicas da mídia em diversas escalas geográficas, abrangendo desde as especificidades da mídia local até as complexidades da mídia internacional, passando pelos contextos regional e nacional. Utilizaremos uma abordagem integrada de teoria e prática, complementada por estudos de caso, com o objetivo de identificar e analisar os desafios e as oportunidades inerentes aos projetos de relações públicas em cada um desses contextos. Além disso, examinaremos o impacto das novas tecnologias e das plataformas de comunicação já consagradas e emergentes na comunicação contemporânea, destacando a importância da ética e da responsabilidade no exercício profissional da comunicação. Com tal abordagem abrangente, buscaremos uma compreensão profunda das estratégias necessárias para navegar e prosperar no dinâmico cenário midiático global, equipando os participantes com as ferramentas essenciais para implementar práticas de comunicação eficazes e responsáveis.
Objetivos
- Compreender o funcionamento e a dinâmica do ambiente midiático em diferentes escalas geográficas.
- Analisar e identificar oportunidades de atuação na mídia local, regional, nacional e internacional.
Benefícios
- Desenvolver habilidades para criar e implementar estratégias de comunicação eficazes em diversos contextos midiáticos.
- Dominar o impacto das tecnologias e plataformas emergentes na comunicação.
PROFESSORES
Bianca Marder Dreyer
Daniela Bertocchi
Carolina Cardoso
Fernanda Brunsizian
Angela Dwyer
Eduardo Vasques
FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho
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INFORMAÇÕES ÚTEIS
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Os encontros serão online, através do ZOOM.
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