CURSOS LIVRES

Tendências em Relações Públicas

SOBRE O CURSO

Este bloco mergulha nas tendências contemporâneas mais influentes no planejamento de relações públicas. As aulas destacam os impactos atuais no desenvolvimento do posicionamento de marca, como a ascensão da inteligência artificial, as demandas por inovação e a atuação em mercados especializados. Este bloco discute como essa dinâmica desafia os profissionais de comunicação corporativa a desenvolverem novas competências e a atuarem de maneira ética e responsável. 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional.

  • carga horária total: 12h

  • 4
    DIAS

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

6, 13 E 27 DE NOVEMBRO E 4 DE DEZEMBRO DE 2024
Quarta-feira das 19:00 às 22:00
FALTAM 22 DIAS
PARA O CURSO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

Aula 9ÉTICA: reflexões sobre literacia em relações públicas e atuação profissional responsável 

Professora Else Lemos

Resumo

O conceito de literacia em relações públicas está relacionado às aplicações do termo literate (letrado, instruído). Diz respeito àqueles que são conhecedores e conscientes das mensagens, ações e intenções de relações públicas, e que podem usar essas habilidades para seu próprio autodesenvolvimento e participação ativa na sociedade. 

Esta aula discute a natureza invisível de relações públicas, a ubiquidade da influência nos tempos contemporâneos e a importância da literacia em relações públicas, a começar das pessoas que atuam ou pretendem atuar nesse campo profissional. 

Objetivos

  • Conhecer o conceito de literacia em relações públicas. 
  • Refletir sobre a responsabilidade crítica e ética de relações públicas em relação à formação das opiniões, tanto do ponto de vista prático quanto disciplinar.

Benefícios

  • Avaliar repercussões e efeitos das atividades de relações públicas e gerenciamento de imagem pública no campo social e cultural.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre atuação profissional e ética no campo das relações públicas e da comunicação corporativa.

 

Aula 10 – INOVAÇÃO: posicionamento de marca para empresas de tecnologia e startups

Professoras Catarina Cicarelli e Daniela Bertocchi

Resumo

No ambiente dinâmico e altamente competitivo das startups, onde a inovação é constante e os recursos são frequentemente limitados, a capacidade de comunicar de maneira clara, eficiente e persuasiva pode ser a diferença crucial entre o sucesso e o fracasso. Nesse contexto, o profissional de comunicação corporativa deve estar sempre atento e receptivo a novas técnicas e estratégias que possam ser aplicadas para otimizar os resultados comunicacionais e fortalecer a imagem da empresa. Nesta sessão, dedicaremos nossa atenção à análise e discussão de algumas dessas novas práticas, com um enfoque especial em estudos de caso que ilustram sua aplicação prática e os resultados alcançados. Os estudos de caso proporcionarão uma visão aprofundada sobre como diferentes startups têm utilizado estratégias de comunicação com os públicos para superar desafios, maximizar oportunidades e alcançar uma posição destacada no mercado.

Objetivos

  • Fornecer um panorama aos profissionais de RP sobre o estado da arte sobre comunicação para startups
  • Explorar as novas estratégias de RP atualmente aplicadas para empresas inovadoras

Benefícios

  • Entender as diferenças e complexidades das relações públicas no contexto tecnológico e de startups.
  • Familiarizar-se com abordagens contemporâneas e a implementação de práticas inovadoras que se alinhem com as tendências emergentes do mercado e as especificidades do setor tecnológico. 

 

Aula 11 – NOVAS COMPETÊNCIAS em comunicação: IA, relações públicas e comunicação corporativa

Professores Eduardo Vasques e Daniela Bertocchi

Resumo

Segundo o estudo “Humans still needed” (J. Valin, CIPR, 2018), a IA trouxe impactos relevantes sobre as atividades de comunicação corporativa e relações públicas, o que provoca duas reações principais: negação e tecnopânico. Já o Global Alliance Global Body of Knowledge (GBOK) framework descreve mais de 50 habilidades de relações públicas que a IA tende a substituir. Porém, ressalta que traços humanos fundamentais como empatia, confiança e capacidade para construir relacionamentos não podem ser automatizados. Esta aula contextualiza as discussões mais recentes sobre a presença da IA no dia a dia dos profissionais de comunicação corporativa e relações públicas.

Objetivos

  • Abordar a IA e seus impactos sobre as atividades de comunicação corporativa.
  • Identificar competências e habilidades necessárias aos profissionais que atuam em comunicação corporativa e relações públicas

Benefícios

  • Conhecer o cenário de expansão dos usos de IA no campo de comunicação corporativa e relações públicas.
  • Avaliar estratégias de autodesenvolvimento no âmbito da IA aplicada às atividades de comunicação corporativa e relações públicas.

 

Aula 12 – Seminário: Apresentação de Estudos de Caso

Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi

Resumo

Ao final do curso, as pessoas participantes apresentarão, individualmente ou em grupo, algum estudo de caso de sua preferência. O objetivo é permitir que demonstrem a aplicação prática de teorias e conceitos aprendidos durante o curso, desenvolvam habilidades de análise crítica e fortaleçam suas capacidades de comunicação.

 Objetivos

  • Demonstrar a aplicação de teorias e conceitos de comunicação corporativa e relações públicas trabalhados ao longo do curso em contextos reais.
  • Fomentar o engajamento crítico com casos reais e promover a reflexão sobre práticas de mercado.

Benefícios

  • Verificação de aprendizagem por meio de aplicação de conhecimentos a situações concretas
  • Compartilhamento de experiências

 

PROFESSORES

Daniela Bertocchi

Daniela Bertocchi

Jornalista com mais de 20 anos de experiência e passagens por empresas como Editora Abril, Nubank, 99 e Alice. É membro do Ipsos Reputation Council Member. Atua como Diretora de Comunicação da Afya. Doutora em Comunicação pela USP. Mestre em Jornalismo pela Universidade do Minho, Portugal. Autora do livro “Dos Dados aos Formatos: a construção de narrativas no jornalismo digital” (2016).
Else Lemos

Else Lemos

Consultora para projetos educacionais e de comunicação voltados ao desenvolvimento humano e organizacional. Psicóloga, relações-públicas e doutora em Ciências, com estágio pós-doutoral realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional (Cecorp). Atua como docente em cursos de graduação, pós-graduação e em facilitações, treinamentos e palestras nos campos de comunicação e relações humanas.
Eduardo Vasques

Eduardo Vasques

Jornalista, pós-graduado em Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos da Condição Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador convidado do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da UFSCar e pós-graduando em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela PUC-RS. Trabalha há mais de 20 anos com planejamento estratégico, marketing digital e comunicação corporativa. Atuou com marcas como Accor, Ambev, Bayer CropScience, Bradesco, Secom Federal, Abitrigo, CAOA, Nestlé, Mobil, Oracle, Onofre, Localiza Rent a Car / Localiza Seminovos, Sesc São São Paulo, O Boticário, Cyrela Brazil Realty / Living Construtora, BB Seguro Auto, CAIXA, Suvinil, Pão de Açúcar, SAP e outras. Atualmente é gerente de planejamento da Oliver Latin América, desenvolvendo projetos para o Itaú-Unibanco.
Catarina Cicarelli

Catarina Cicarelli

Fundadora e CEO da Beet, Catarina Cicarelli trabalha há mais de 15 anos com comunicação - sendo os últimos 7 dentro do universo de startups. Jornalista de formação, foi a primeira pessoa de comunicação do Nubank, trouxe a Wise (ex-TransferWise) para a América Latina, construiu a comunicação da fintech Quanto e, mais recentemente, contribuiu para a definição da comunicação do Open Finance no Brasil.
6, 13 E 27 DE NOVEMBRO E 4 DE DEZEMBRO DE 2024
Quarta-feira das 19:00 às 22:00
FALTAM 22 DIAS
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INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 1.465,00R$ 2.200,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

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Os encontros serão online, através do ZOOM.
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