CURSO COMPLETO EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE CONTROVÉRSIAS

SOBRE O CURSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, esse curso traz grandes gestores de comunicação, de diversos setores, que representam os diferentes elementos constitutivos do universo: o ar, a água, a terra, o fogo e a linguagem, para aprendermos através de suas experiências, as estratégias de comunicação desenvolvidas para ampliar os negócios, na medida em que conseguem analisar os novos cenários, lidar com as controvérsias, relacionar-se com públicos estratégicos, mensurar seus resultados e comunicar valores reais fundamentados na confiança, na segurança, na solidariedade, no humanismo e na proteção ao meio ambiente. Através de exemplos vividos por eles, também poderemos compreender como mitigar riscos e possíveis crises com a opinião pública, como ser estratégicos na gestão da reputação, da sustentabilidade e da diversidade, conquistando credibilidade e licença social para operar, garantindo não apenas a sobrevivência organizacional, mas também, a real diferença da organização para o mundo.

DE 28 DE JUNHO A 16 DE AGOSTO DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente e estratégica.

  • 24
    Horas

  • 8
    AULAS

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

DE 28 DE JUNHO A 16 DE AGOSTO DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

PROGRAMAÇÃO

  • Aula 1:

    A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS E COMPLEXIDADES

  • 28 DE JUNHO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Paulo Nassar, Carlos Parente, Vania Bueno e Nelson Silveira
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Um mundo de controvérsias e complexidades
    • Principais desafios no horizonte: 2024, 2025…
    • Análise de ameaças, riscos, vulnerabilidades e possibilidades de progressos e desenvolvimento.
    • Geração de novos conhecimentos: as interfaces entre os diferentes campos do conhecimento podem levar ao surgimento de novos saberes, que não seriam possíveis sem a colaboração entre especialistas de diferentes áreas.
    • Solução de problemas complexos: Os problemas complexos do mundo moderno exigem abordagens inovadoras e interdisciplinares.
    • Criação de novas narrativas da comunicação – adequadas aos novos contextos – para gerar novas oportunidades de negócios, empregos e desenvolvimentos.
    • A importância da Comunicação Estratégica nesse contexto.
  • Aula 2:

    COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “AR”

  • 5 DE JULHO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Luiz Alberto de Farias e Ligia Sato
  • Grandes gestores ligados ao “elemento ar” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à governança corporativa, ética e compliance, monitoramento de riscos, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no contexto de mudanças climáticas, que afetam, inclusive, a qualidade do ar. Em um contexto em que se é exigida a redução das emissões de gases poluentes, a melhoria dos sistemas de transportes aéreos, a busca por fontes de energia renováveis e o uso de tecnologias limpas, como essas organizações estão trabalhando sua comunicação? Além dessas discussões, há também questões mais específicas, como as relacionadas à segurança aérea, à comunicação por satélites e ao uso do ar para fins recreativos. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

  • Aula 3:

    COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “ÁGUA”

  • 12 DE JULHO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Cynthia Provedel e Fabio Toreta
  • Grandes gestores ligados ao “elemento água” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como boas práticas de governança corporativa em um contexto que exige a garantia da disponibilidade de água potável para todos, a qualidade da água e o uso consciente sobre esse recurso. Além dessas discussões, há também questões mais específicas, sobre o uso de tecnologias limpas e a utilização de água para a geração de energia. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

  • Aula 4:

    COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “FOGO”

  • 19 DE JULHO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Rozalia Del Gaudio e Pedro Torres
  • Grandes gestores ligados ao “elemento fogo” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à governança corporativa, ética e compliance, monitoramento de riscos, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no contexto que se exige a segurança e a prevenção contra incêndios. Há discussões sobre a eficiência energética, o uso de tecnologias limpas e a utilização do fogo de forma adequada nos processos industriais de transformação de matérias-primas, mas também o cuidado para evitar a poluição do ar, a degradação do solo, os incêndios criminosos e a perda de biodiversidade. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

  • Aula 5:

    COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “TERRA”

  • 26 DE JULHO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Paulo Henrique Leal Soares e Juliana Lopes
    • Grandes gestores ligados ao “elemento terra” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como boas práticas de governança corporativa em um contexto que exige segurança alimentar, a melhoria da produtividade agrícola, a conservação da biodiversidade, e o uso consciente sobre esse recurso. Além disso, a hipervigilância sobre à extração vegetal e mineral, à construção civil, ao setor agropecuário e à silvicultura. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?
  • Aula 6:

    COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “LINGUAGEM”

  • 2 DE AGOSTO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Paulo Nassar, Carlos Parente e Vivian Cristina Rio Stella
  • A linguagem é uma parte primordial da vivência e da experiência humanas. Ela nos permite conectar-nos uns com os outros, aprender e se desenvolver. Temos que, permanentemente, buscar garantir que a linguagem seja usada de forma a promover: entendimento; comunicação; a compreensão e o respeito mútuo; e a troca de conhecimentos e experiências. Alguns pontos em destaque:

    • A evolução da linguagem: a linguagem é uma ferramenta “viva”, que está em constante evolução. Ela muda e/ou se adapta de acordo com as necessidades, as demandas e os interesses das pessoas que a utilizam. Nesse contexto, a evolução dos signos linguísticos é um processo natural e necessário.
    • O uso da linguagem na comunicação: a linguagem é usada em uma variedade de contextos no campo da comunicação, como na comunicação pessoal, na comunicação profissional, na comunicação intercultural e na comunicação mediada por tecnologias. O uso eficaz da linguagem é fundamental para o sucesso em qualquer contexto de comunicação.
    • O impacto da linguagem na vida das pessoas: a linguagem tem um impacto significativo na vida das pessoas, pois constrói pontes e conexões entre as pessoas, possibilita interações e apoia o desenvolvimento do ser humano. Mas também pode ser usada para espalhar o ódio e a violência, assim como para, em processos de comunicação, gerar “fake news”. Tudo pode variar conforme a narrativa associada ou desenvolvida. Assim, é importante usar a linguagem de forma responsável e ética.
    • A linguagem como ritual para a produção de uma narrativa: nesse caso, é importante levar em conta a escolha da linguagem, com apoio de processos e recursos que possam dar coerência e consistência à estrutura da narrativa criada ou desenvolvida.

     

  • Aula 7:

    COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E CONTROVÉRSIAS – A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODENDO ESTAR PRESENTE EM (QUASE) TUDO

  • 09 DE AGOSTO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Paulo Nassar, Carlos Parente e Lucas Reis
  • A Inteligência Artificial (IA) tem sido usada em uma grande variedade de atividades humanas, desde o processamento de dados, apoio ao desenvolvimento de produtos, serviços e processos e apoio a pesquisas, até o subsídio para a tomada de decisões. Vem ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano. Os impactos da IA na sociedade humana são complexos e podem ser positivos ou negativos.

    Como uma importante reflexão, a IA tem permeado diversos espaços da nossa vida em sociedade de forma acelerada, o que traz avanços mas, ao mesmo tempo, nos coloca uma série de desafios. Temos que buscar tirar proveito do uso consciente das ferramentas e dos projetos com inteligência artificial em várias atividades do dia a dia, incluindo o ambiente de trabalho, pois é notório que o progresso tecnológico é um caminho natural, incontrolável e sem volta.

    Dentre vários, alguns impactos positivos dizem respeito a:

    • Aumento da produtividade e redução de custos:a IA pode automatizar tarefas que atualmente são realizadas por humanos, o que pode aumentar a produtividade e reduzir custos.
    • Melhoria da qualidade de vida:a IA pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas; por exemplo, fornecendo assistência médica personalizada e diagnósticos médicos, ou criando novos produtos e serviços.
    • Solução de problemas:a IA pode ser usada para resolver problemas complexos que são difíceis ou impossíveis de serem resolvidos por humanos, como, por exemplo, no desenvolvimento de novas tecnologias ou em estudos voltados ao combate às mudanças climáticas.
    • Avanços tecnológicos: a IA pode ser utilizada como alavanca para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de processos tecnológicos.

    Alguns dos impactos negativos incluem:

    • Perda ou obsolescência de empregos:a IA pode levar à perda e/ou à obsolescência de empregos, pois automatiza ou otimiza tarefas que atualmente são realizadas por humanos.
    • Aumento da desigualdade: a IA pode aumentar a desigualdade, pois os seus podem não ser distribuídos ou alcançados de forma equitativa.
    • Riscos éticos: a IA pode ser usada para fins maliciosos ou belicosos, como, por exemplo, para gerar fake news, desenvolver armas autônomas ou ser direcionada para “controlar pessoas”.
  • Aula 8:

    PALESTRAS E DEBATES SOBRE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM UM CONTEXTO DE CONTROVÉRSIAS

  • 16 DE AGOSTO DE 2024
  • 3 HORAS
 
  • Marcos Troyjo, Paulo Nassar e Carlos Parente
  •  

    • Desafios e boas práticas.
    • Alinhamento dos temas discutidos com as estratégias de negócios.
    • Os impactos e as implicações na vida cotidiana e na evolução da sociedade.
    • Novas narrativas, novos desenvolvimentos e perspectivas.
DE 28 DE JUNHO A 16 DE AGOSTO DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

INVESTIMENTO TOTAL

 

Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.

VALORESASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
PROGRAMA COMPLETOR$ 4.000,00R$ 6.000,00
COM DESCONTOR$ 3.500,00R$ 5.250,00

MÓDULOS AVULSOS

Caso tenha interesse em cursar algum módulo separadamente.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As informações abaixo são referentes somente aos cursos online: Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

APOIO

CONTATO

Secretaria de cursos (livres, avançados) da Escola Aberje de Comunicação
(11) 5627-9090 Ramal 844 ou 837 – cursos@aberje.com.br

Secretaria MBA Aberje
(11) 5627-9090 Ramal 844 – mba@aberje.com.br

Coordenação FGV – Prof. Leonardo Foletto: leonardo.foletto@fgv.br

Comercial:
(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Horário de atendimento: segunda a sexta das 9h às 18h