CURSOS LIVRES

A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS E COMPLEXIDADES

SOBRE O CURSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, essa aula de abertura do Programa Completo em Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias traz grandes nomes da comunicação, para refletirmos sobre o papel do comunicador frente aos cenários complexos e controversos que já vivemos e os que ainda estão por vir nos próximos anos.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 3
    HORAS

  • 1
    DIA

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

28 DE JUNHO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PROGRAMAÇÃO

  • Um mundo de controvérsias e complexidades
  • Principais desafios no horizonte: 2024, 2025…
  • Análise de ameaças, riscos, vulnerabilidades e possibilidades de progressos e desenvolvimento.
  • Geração de novos conhecimentos: as interfaces entre os diferentes campos do conhecimento podem levar ao surgimento de novos saberes, que não seriam possíveis sem a colaboração entre especialistas de diferentes áreas.
  • Solução de problemas complexos: Os problemas complexos do mundo moderno exigem abordagens inovadoras e interdisciplinares.
  • Criação de novas narrativas da comunicação – adequadas aos novos contextos – para gerar novas oportunidades de negócios, empregos e desenvolvimentos.
  • A importância da Comunicação Estratégica nesse contexto.

PROFESSORES

Paulo Nassar

Paulo Nassar

Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018). É Conselheiro da Cinemateca Brasileira, do IEB USP (Instituto de Estudos Brasileiros).
Carlos Parente

Carlos Parente

Diretor da Midfield Consulting com sólido histórico de experiência em Marketing , Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais. Professor, há 20 anos, de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação de faculdades de em SP (FGV; Escola Aberje de Comunicação). Atuou em empresas nacionais e multinacionais como Unibanco, ABN AMRO REAL, Avon, Alpargatas e Braskem participando e liderando importantes processos de transformação e comunicação estratégica. Vivenciou ainda a experiência internacional e atuação como Consultor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou, em 2007, o livro de Comunicação Empresarial - "Obrigado, Van Gogh", pela Editora Peirópolis e em 2012 “Comunicação Além do Briefing”, pela Editora Lazuli. Como especialista em Relações Institucionais, escreve, dá aulas e palestras sobre o tema.
Vania Bueno

Vania Bueno

Vania Bueno é comunicadora, palestrante, professora e consultora em comunicação na governança, desenvolvimento humano e organizacional. É jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial e mestrado em Organizational Development and Positive Change pela Case Western Reserve. Tem formação complementar em metodologias de Diálogo, Transformação de Conflitos, Inteligência Emocional, Práticas Colaborativas, Ética Aplicada, Terapia Narrativa, Formação para Conselheiros (IBGC). Atua como facilitadora e mentora para indivíduos, grupos e organizações. É professora nos cursos de pós-graduação ECA/USP, ESALQ/USP, MBA EACH/USP, UFSCar, MBA Aberje e do Centro de Educação Albert Einstein. Instrutora no curso para conselheiros do IBGC - Instituto Bras. de Governança Corporativa, no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros na FDC e membro voluntária do Conselho da Presidência da Pathfinder International. Empreendedora no setor de comunicação por 40 anos atendendo organizações de diferentes setores e portes. Participou como co-autora ou com capítulos específicos das seguintes publicações: Thamisa – Dinâmicas Humanas no Conselho (IBGC), Comunicação Organizacional Estratégica (ed. Summus), Colaboração e Diálogo (ed. CRV) e A Prática da Sustentabilidade (IBGC). TEDx speaker.
Nelson Silveira

Nelson Silveira

Executivo com mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa, atuando como C-Level em empresas de grande porte na América do Sul e Europa, e vivência de 11 anos em Jornalismo em grandes mídias como Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Atuou como diretor de Comunicação da GM por 13 anos e é membro do Conselho Consultivo da Aberje.
28 DE JUNHO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 500,00R$ 750,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).