BLOG DA ESCOLA

Bem-vindos ao blog da Escola Aberje: vamos falar dos principais desafios da comunicação empresarial atuais?

Blog Escola 1

Criamos este espaço com a proposta de compartilhar um pouco do conhecimento relacionado à comunicação empresarial gerado nas nossas salas de aula (virtuais ou presenciais). Como espaço colaborativo, a ideia é publicarmos artigos dos próprios instrutores, cada um com sua especialidade, bem como textos de alunos, ex-alunos e convidados. Dessa forma, vamos promover uma conversa ampla com vocês sobre os temas de comunicação corporativa presentes em nossos cursos, como planejamento de comunicação interna, gestão de crises, relações institucionais e governamentais, storytelling, liderança e desenvolvimento pessoal.

Mais de 50 anos de tradição em cursos de comunicação empresarial

Para quem não conhece, a Escola Aberje de Comunicação “nasceu” oficialmente em 2018, como uma marca independente, mas já com 50 anos de história e tradição, uma vez que a Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, desde sua fundação, em 1967, já atuava com treinamento e capacitação dos profissionais do setor

A Escola oferta cursos livres de curta duração até cursos completos, nos mais variados temas, como comunicação interna, análise de dados e mensuração em comunicação, diversidade e inclusão, comunicação digital, sustentabilidade e ESG, gestão de crises e planejamento, entre outras disciplinas. Também temos uma pós-graduação em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI), o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial.

Um dos nossos principais destaques é a modalidade de cursos In Company. Nela, desenhamos e customizamos workshops específicos a partir dos desafios e necessidades da empresa. Já atendemos clientes dos mais variados setores, como LATAM Airlines, Bayer, Sabesp, Scania, Warner Bros, Ypê, entre outras.

Expedição Amazônia: conhecer para comunicar

Em 2023, lançamos uma iniciativa que foi um sucesso e já confirmamos uma segunda edição neste ano de 2024 (em julho): a Expedição Amazônia: conhecer para comunicar. Trata-se de uma iniciativa diferenciada para quem trabalha com comunicação ambiental, comunicação sustentável e temas ligados a ESG.

Em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE), a Expedição leva profissionais de comunicação para a região, em uma jornada imersiva sobre sustentabilidade, pessoas, biodiversidade, cultura, ciência e saberes tradicionais. No projeto, os participantes têm contato com instituições de ensino e pesquisa, museus, agentes culturais, comunidades tradicionais e comunicadores locais. Eu estive lá e posso dizer: foi uma experiência transformadora! Tem uma matéria no portal Aberje que conta em detalhes como foi a primeira edição e, quem sabe, não temos expedicionários para compartilhar suas experiências também.

Cases, tendências e técnicas inovadoras para profissionais de comunicação

Sabemos que, cada vez mais, o profissional de comunicação – do analista ao vice-presidente – é demandado para atividades de grande complexidade. Desde produção de conteúdo e gestão de canais, até gestão de crises, passando por uma infinidade de atividades, como análise de dados, gestão de redes sociais, SEO, ESG, diversidade e inclusão, sustentabilidade, além das disciplinas tradicionais da comunicação corporativa, como comunicação interna, relacionamento com imprensa, com comunidades, sociedade, governos e poder público, e organização de eventos… Ufa, são muitos desafios!

Aqui no blog vamos trazer dicas práticas e insights para cada uma dessas áreas. Como mensurar resultados de comunicação? Quais os tipos de crise e qual o papel da comunicação? Como começar para ser uma empresa mais inclusiva? Quais as melhores práticas de relações institucionais e governamentais?

Nos acompanhe por aqui, pois a jornada será repleta de novidades e conhecimentos! Qualquer dúvida, sugestão ou questão, escreva para cursos@aberje.com.br.

COMENTÁRIOS: