CURSO COMPLETO EM COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E ESG

SOBRE O CURSO

O campo da sustentabilidade é multitemático e abrange diferentes áreas do conhecimento e da prática organizacional e institucional. Neste curso, voltado a profissionais de comunicação, apresentamos um panorama sobre as questões de sustentabilidade e ESG e seu avanço nas agendas corporativas. As aulas, ministradas por especialistas, trazem informações e interpretações sobre tendências e práticas de gestão da sustentabilidade e ESG, bem como fundamentos e desafios da comunicação nesse contexto.

O curso tem 56 horas, e as aulas são transmitidas ao vivo. São quatro módulos e quinze temas: panorama dos desafios em sustentabilidade; tendências em sustentabilidade e ESG; pressupostos para a governança – standards, frameworks e ratings; diagnóstico e planejamento para a sustentabilidade e ESG; liderança para a sustentabilidade e cultura organizacional; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); respostas emergenciais em situações de desastre; relatórios de sustentabilidade; práticas e posicionamentos sustentáveis; combate à desinformação e ao negacionismo; políticas públicas e desenvolvimento sustentável de comunidades; espectro híbrido; gestão da diversidade na perspectiva ESG; economia de baixo carbono e enfrentamento à crise climática; economia circular.

É possível adquirir o programa completo, como também escolher apenas módulos específicos, ou ainda, participar de aulas avulsas.

DE 30 DE JULHO A 31 DE OUTUBRO DE 2024
19H00 ÀS 21H00

A QUEM SE DESTINA

Profissionais da área de comunicação

  • 56
    HORAS

  • 4
    Módulos

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

DE 30 DE JULHO A 31 DE OUTUBRO DE 2024
19H00 ÀS 21H00

PROGRAMAÇÃO

  • Módulo 1:

    Sustentabilidade e ESG: contextualização e fundamentos

  • 30 de julho e 1, 6 e 8 de agosto de 2024
  • total 8 horas
 
  • AULA 1:

    Panorama dos desafios que o mundo enfrenta e a abordagem da sustentabilidade nas agendas corporativas

  • 30 de julho e 01 de agosto de 2024
  • Natalia de Campos Tamura
    • Apresentar panoramas cruciais para aprofundar a temática da Sustentabilidade;
    • Discutir as principais problemáticas mundiais que levaram à pauta de sustentabilidade como agenda corporativa;
    • Analisar as diferenças entre a conceituação dos termos Sustentabilidade e ESG.
  • AULA 2:

    Evolução dos conceitos, tendências e movimentos do mundo em sustentabilidade

  • 06 e 08 de agosto de 2024
  • Sonia Consiglio
    • Capacitar no entendimento macro da agenda de sustentabilidade.
    • Municiar sobre as principais informações a respeito das tendências e movimentos mundiais e como os variados stakeholders estão vendo e agindo nesse contexto.
    • Despertar e reflexão e olhar crítico sobre o significado da adoção dessa agenda.
  • Módulo 2:

    Planejamento Estratégico de Sustentabilidade: diagnóstico e diretrizes para implementação

  • 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto e 3 de setembro de 2024
  • Total 14 horas
 
  • AULA 3:

    Pressupostos para a governança: standards, frameworks e ratings relacionados à sustentabilidade

  • 13 e 15 de agosto de 2024
  • Danilo Gurdos
    •  Apresentar a diferença entre standards, frameworks e ratings;
    •  Abordar os principais objetivos dos standards, frameworks e ratings apresentados no curso.
  • AULA 4:

    Diagnóstico, temas materiais e bases para o planejamento estratégico ESG

  • 20 e 22 de agosto de 2024
  • Mariana Malufe Spignardi
    • Capacitar os participantes a gerenciar processos de diagnóstico e identificação de temas materiais das empresas;
    • Apresentar aos participantes a Matriz de Materialidade e outros processos de escuta ativa;
    • Ampliar a capacidade de analisar criticamente iniciativas, peças de comunicação e estratégias de sustentabilidade.
  • AULA 5:

    Liderança para sustentabilidade e cultura organizacional

  • 27 e 29 de agosto de 2024
  • Karla de Melo
  • Compreender a importância da liderança para a promoção da sustentabilidade e desenvolvimento de uma cultura organizacional;

    Conhecer conceitos e competências necessárias para implementar uma gestão com foco em sustentabilidade, valor compartilhado e gestão da reputação;

    Refletir sobre o papel da liderança na construção de um futuro sustentável e na promoção de valores éticos e responsáveis.

  • AULA 6:

    Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • 03 de setembro de 2024
  • Giovana de Souza
    • Promover conhecimento sobre a agenda 2030 e seu processo de funcionamento sistêmico.
    • Contribuir para um engajamento real e articulado entre governo, sociedade civil e empresas no âmbito da sustentabilidade das organizações. 
  • Módulo 3:

    Desafios e oportunidades de comunicação em Sustentabilidade e ESG

  • 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de setembro e 01 de outubro de 2024
  • Total 16 horas
 
  • AULA 7:

    Respostas emergenciais em situações de desastres

  • 05 de setembro de 2024
  • AULA 8:

    Relatórios de Sustentabilidade

  • 10, 12, 17 e 19 de setembro de 2024
  • Juliane Duarte e Jose Augusto Lobato
    • Analisar o amadurecimento das práticas de relato da sustentabilidade no Brasil e no mundo, com foco no desenvolvimento de metodologias, diretrizes e frameworks que asseguram sua qualidade, confiabilidade e precisão técnica.
    • Discutir as etapas de construção de um relatório, desde o processo de definição de temas relevantes até a captura de dados, apuração, edição e publicação em múltiplas plataformas.
    • Conhecer os fundamentos e diferenças entre índices, normas e frameworks adotados em relatórios, bem como seus benefícios em termos de foco, linguagem e priorização temática de acordo com a demanda dos públicos de relacionamento.
    • Entender a aplicação das metodologias de relato em empresas de diferentes setores de atuação, portes e nacionalidades, em linha com seus objetivos estratégicos.
    • Relacionar a prática de comunicação de desempenho à construção de reputação e ao desenvolvimento de vantagens competitivas para os negócios.
  • AULA 9:

    Desafios, impactos e oportunidades na comunicação de práticas e posicionamentos sustentáveis

  • 24 e 26 de setembro de 2024
  • Natalia de Campos Tamura
    • Discutir o que configura a prática de greenwashing;
    • Analisar alguns casos de empresas que foram acusadas de uma narrativa falseada em relação à sustentabilidade;
    • Debater as nuances de uma comunicação sobre sustentabilidade que não se sustenta, dos produtos ao posicionamento corporativo;
    • Vislumbrar oportunidades de uma comunicação potencial para a temática.
  • AULA 10:

    O papel das organizações e da mídia no combate à desinformação e ao negacionismo sobre sustentabilidade

  • 1 de outubro de 2024
  • Matthew Shirts
  • Preparar o profissional de sustentabilidade e/ou comunicação para atuar em meio às guerras atuais de ESG e enfrentar a desinformação. 

  • Módulo 4:

    Sustentabilidade: temas emergentes

  • 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de outubro de 2024
  • Total 18 horas
 
  • AULA 11:

    Políticas públicas e desenvolvimento sustentável de comunidades – invisibilidades e resistências

  • 03 de outubro de 2024
  • AULA 12:

    Espectro híbrido: dos negócios convencionais aos empreendimentos socioambientais de impacto e regenerativos

  • 08 e 10 de outubro de 2024
  • Cassio Aoqui
    • Apresentar espectro de hibridismo (S.K. Alter) e tipos organizacionais no campo da mudança social (OSC, negócios de impacto, empresas socialmente responsáveis, empresas tradicionais);
    • Discutir abordagens fronteiriças no campo organizacional (coletivos não institucionalizados, negócios regenerativos);
    • Conectar essas tipologias com temas emergentes como ESG, ISP (investimento social privado), investimento de impacto + venture philanthropy, filantropia para justiça social, entre outros;
    • Ilustrar a complexidade de agentes que formam esse intrincado ecossistema. 
  • AULA 13:

    Gestão da Diversidade na Perspectiva ESG

  • 15 e 17 de outubro de 2024
  • Reinaldo Bulgarelli
    • Oferecer condições de aprimoramento ou de implantações de programas de DE&I com maior consistência e efetividade.
    • Ampliar condições aos participantes de integrar e contribuir nos sistemas de governança dos programas.
  • AULA 14:

    Economia de baixo carbono e enfrentamento à crise climática

  • 22 e 24 de outubro de 2024
  • Beatriz Ferrari
    • Apresentar os principais conceitos associados à economia de baixo carbono, sua importância e seu papel na mitigação das mudanças climáticas;
    • Compreender as causas e os impactos esperados das mudanças climáticas e do papel crítico da transição para uma economia de baixo carbono;
    • Explorar as diferentes políticas e instrumentos que podem ser utilizados para apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, incluindo imposto sobre o carbono, subsídios e outros mecanismos financeiros;
    • Promover a capacidade de avaliação do impacto das iniciativas e estratégias da economia de baixo carbono e desenvolver suas próprias ideias para mitigar a mudança climática.
  • AULA 15:

    Economia circular: origem, motivações, modelos e oportunidades

  • 29 e 31 de outubro de 2024
  • Sonia Karin Chapman
    • Esclarecer conceitos e indicar práticas concretas, individuais e empresariais.
    • Debater implicações nas decisões de consumo, inovação e engajamento.
    • Refletir sobre oportunidades de ação e diferenciação.
DE 30 DE JULHO A 31 DE OUTUBRO DE 2024
19H00 ÀS 21H00

INVESTIMENTO TOTAL

você economiza 30% comprando o programa completo com os 4 módulos do curso.

Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.

VALORESASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
PROGRAMA COMPLETOR$ 9.900,00R$ 13.200,00
COM DESCONTOR$ 6.950,00R$ 9.500,00

MÓDULOS AVULSOS

Caso tenha interesse em cursar algum módulo separadamente.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As informações abaixo são referentes somente aos cursos online: Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

CONTATO

Secretaria de cursos (livres, avançados) da Escola Aberje de Comunicação
(11) 5627-9090 Ramal 844 ou 837 – cursos@aberje.com.br

Secretaria MBA Aberje
(11) 5627-9090 Ramal 844 – mba@aberje.com.br

Coordenação FGV – Prof. Leonardo Foletto: leonardo.foletto@fgv.br

Comercial:
(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Horário de atendimento: segunda a sexta das 9h às 18h