CONFIRMADO
CURSO COMPLETO EM COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E ESG
SOBRE O CURSO
O campo da sustentabilidade é multitemático e abrange diferentes áreas do conhecimento e da prática organizacional e institucional. Neste curso, voltado a profissionais de comunicação, apresentamos um panorama sobre as questões de sustentabilidade e ESG e seu avanço nas agendas corporativas. As aulas, ministradas por especialistas, trazem informações e interpretações sobre tendências e práticas de gestão da sustentabilidade e ESG, bem como fundamentos e desafios da comunicação nesse contexto.
O curso tem 56 horas, e as aulas são transmitidas ao vivo. São quatro módulos e quinze temas: panorama dos desafios em sustentabilidade; tendências em sustentabilidade e ESG; pressupostos para a governança – standards, frameworks e ratings; diagnóstico e planejamento para a sustentabilidade e ESG; liderança para a sustentabilidade e cultura organizacional; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); respostas emergenciais em situações de desastre; relatórios de sustentabilidade; práticas e posicionamentos sustentáveis; combate à desinformação e ao negacionismo; políticas públicas e desenvolvimento sustentável de comunidades; espectro híbrido; gestão da diversidade na perspectiva ESG; economia de baixo carbono e enfrentamento à crise climática; economia circular.
É possível adquirir o programa completo, como também escolher apenas módulos específicos, ou ainda, participar de aulas avulsas.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais da área de comunicação
56
HORAS4
MódulosAULAS
ONLINE
VIA ZOOM
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.
PROGRAMAÇÃO
Módulo 1: CONFIRMADO
Sustentabilidade e ESG: contextualização e fundamentos30 de julho e 1, 6 e 8 de agosto de 2024 total 8 horas
AULA 1: Panorama dos desafios que o mundo enfrenta e a abordagem da sustentabilidade nas agendas corporativas
30 de julho e 01 de agosto de 2024 Natalia de Campos Tamura - Apresentar panoramas cruciais para aprofundar a temática da Sustentabilidade;
- Discutir as principais problemáticas mundiais que levaram à pauta de sustentabilidade como agenda corporativa;
- Analisar as diferenças entre a conceituação dos termos Sustentabilidade e ESG.
AULA 2: Evolução dos conceitos, tendências e movimentos do mundo em sustentabilidade
06 e 08 de agosto de 2024 Sonia Consiglio - Capacitar no entendimento macro da agenda de sustentabilidade.
- Municiar sobre as principais informações a respeito das tendências e movimentos mundiais e como os variados stakeholders estão vendo e agindo nesse contexto.
- Despertar e reflexão e olhar crítico sobre o significado da adoção dessa agenda.
Módulo 2: CONFIRMADO
Planejamento Estratégico de Sustentabilidade: diagnóstico e diretrizes para implementação13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto e 3 de setembro de 2024 Total 14 horas
AULA 3: Pressupostos para a governança: standards, frameworks e ratings relacionados à sustentabilidade
13 e 15 de agosto de 2024 Danilo Gurdos - Apresentar a diferença entre standards, frameworks e ratings;
- Abordar os principais objetivos dos standards, frameworks e ratings apresentados no curso.
AULA 4: Diagnóstico, temas materiais e bases para o planejamento estratégico ESG
20 e 22 de agosto de 2024 Mariana Malufe Spignardi - Capacitar os participantes a gerenciar processos de diagnóstico e identificação de temas materiais das empresas;
- Apresentar aos participantes a Matriz de Materialidade e outros processos de escuta ativa;
- Ampliar a capacidade de analisar criticamente iniciativas, peças de comunicação e estratégias de sustentabilidade.
AULA 5: Liderança para sustentabilidade e cultura organizacional
27 e 29 de agosto de 2024 Karla de Melo Compreender a importância da liderança para a promoção da sustentabilidade e desenvolvimento de uma cultura organizacional;
Conhecer conceitos e competências necessárias para implementar uma gestão com foco em sustentabilidade, valor compartilhado e gestão da reputação;
Refletir sobre o papel da liderança na construção de um futuro sustentável e na promoção de valores éticos e responsáveis.
AULA 6: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
03 de setembro de 2024 Giovana de Souza - Promover conhecimento sobre a agenda 2030 e seu processo de funcionamento sistêmico.
- Contribuir para um engajamento real e articulado entre governo, sociedade civil e empresas no âmbito da sustentabilidade das organizações.
Módulo 3: CONFIRMADO
Desafios e oportunidades de comunicação em Sustentabilidade e ESG05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de setembro e 01 de outubro de 2024 Total 16 horas
AULA 7: Respostas emergenciais em situações de desastres
05 de setembro de 2024 Ligia Sato Compartilhar experiências e aprendizados aplicáveis a pessoas e organizações no âmbito das respostas emergenciais em situação de desastres.
Discutir o papel da comunicação corporativa e das áreas de sustentabilidade empresarial em situações de desastres.
AULA 8: Relatórios de Sustentabilidade
10, 12, 17 e 19 de setembro de 2024 Juliane Duarte e Jose Augusto Lobato - Analisar o amadurecimento das práticas de relato da sustentabilidade no Brasil e no mundo, com foco no desenvolvimento de metodologias, diretrizes e frameworks que asseguram sua qualidade, confiabilidade e precisão técnica.
- Discutir as etapas de construção de um relatório, desde o processo de definição de temas relevantes até a captura de dados, apuração, edição e publicação em múltiplas plataformas.
- Conhecer os fundamentos e diferenças entre índices, normas e frameworks adotados em relatórios, bem como seus benefícios em termos de foco, linguagem e priorização temática de acordo com a demanda dos públicos de relacionamento.
- Entender a aplicação das metodologias de relato em empresas de diferentes setores de atuação, portes e nacionalidades, em linha com seus objetivos estratégicos.
- Relacionar a prática de comunicação de desempenho à construção de reputação e ao desenvolvimento de vantagens competitivas para os negócios.
AULA 9: Desafios, impactos e oportunidades na comunicação de práticas e posicionamentos sustentáveis
24 e 26 de setembro de 2024 Natalia de Campos Tamura - Discutir o que configura a prática de greenwashing;
- Analisar alguns casos de empresas que foram acusadas de uma narrativa falseada em relação à sustentabilidade;
- Debater as nuances de uma comunicação sobre sustentabilidade que não se sustenta, dos produtos ao posicionamento corporativo;
- Vislumbrar oportunidades de uma comunicação potencial para a temática.
AULA 10: O papel das organizações e da mídia no combate à desinformação e ao negacionismo sobre sustentabilidade
1 de outubro de 2024 Matthew Shirts Preparar o profissional de sustentabilidade e/ou comunicação para atuar em meio às guerras atuais de ESG e enfrentar a desinformação.
Módulo 4: CONFIRMADO
Sustentabilidade: temas emergentes03, 08, 10, 15, 17, 22, 24, 29 e 31 de outubro de 2024 Total 18 horas
AULA 11: Políticas públicas e desenvolvimento sustentável de comunidades – invisibilidades e resistências
03 de outubro de 2024 Valcleia Solidade AULA 12: Espectro híbrido: dos negócios convencionais aos empreendimentos socioambientais de impacto e regenerativos
08 e 10 de outubro de 2024 Cassio Aoqui - Apresentar espectro de hibridismo (S.K. Alter) e tipos organizacionais no campo da mudança social (OSC, negócios de impacto, empresas socialmente responsáveis, empresas tradicionais);
- Discutir abordagens fronteiriças no campo organizacional (coletivos não institucionalizados, negócios regenerativos);
- Conectar essas tipologias com temas emergentes como ESG, ISP (investimento social privado), investimento de impacto + venture philanthropy, filantropia para justiça social, entre outros;
- Ilustrar a complexidade de agentes que formam esse intrincado ecossistema.
AULA 13: Gestão da Diversidade na Perspectiva ESG
15 e 17 de outubro de 2024 Reinaldo Bulgarelli - Oferecer condições de aprimoramento ou de implantações de programas de DE&I com maior consistência e efetividade.
- Ampliar condições aos participantes de integrar e contribuir nos sistemas de governança dos programas.
AULA 14: Economia de baixo carbono e enfrentamento à crise climática
22 e 24 de outubro de 2024 Beatriz Ferrari - Apresentar os principais conceitos associados à economia de baixo carbono, sua importância e seu papel na mitigação das mudanças climáticas;
- Compreender as causas e os impactos esperados das mudanças climáticas e do papel crítico da transição para uma economia de baixo carbono;
- Explorar as diferentes políticas e instrumentos que podem ser utilizados para apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, incluindo imposto sobre o carbono, subsídios e outros mecanismos financeiros;
- Promover a capacidade de avaliação do impacto das iniciativas e estratégias da economia de baixo carbono e desenvolver suas próprias ideias para mitigar a mudança climática.
AULA 15: Economia circular: origem, motivações, modelos e oportunidades
29 e 31 de outubro de 2024 Sonia Karin Chapman - Esclarecer conceitos e indicar práticas concretas, individuais e empresariais.
- Debater implicações nas decisões de consumo, inovação e engajamento.
- Refletir sobre oportunidades de ação e diferenciação.
PROFESSORES
Curadoras do Programa: Professoras Me. Mariana Spignardi e Dra. Natália Tamura / Coordenação: Professora Dra. Else Lemos
Veja o curriculo
Else Lemos Veja o curriculo
Natalia de Campos Tamura Veja o curriculo
Mariana Malufe Spignardi Veja o curriculo
Sonia Consiglio Veja o curriculo
Danilo Gurdos Veja o curriculo
Giovana de Souza Veja o curriculo
Karla de Melo Veja o curriculo
Matthew Shirts Veja o curriculo
Juliane Duarte Veja o curriculo
Jose Augusto Lobato Veja o curriculo
Cassio Aoqui Veja o curriculo
Ligia Sato Veja o curriculo
Reinaldo Bulgarelli Veja o curriculo
Beatriz Ferrari Veja o curriculo
Sonia Karin Chapman
INVESTIMENTO TOTAL
você economiza 30% comprando o programa completo com os 4 módulos do curso.
Formas de Pagamento:
- Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
- Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
- Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
- Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.
VALORES | ASSOCIADO | NÃO-ASSOCIADO |
PROGRAMA COMPLETO | R$ 9.900,00 | R$ 13.200,00 |
COM DESCONTO | R$ 6.950,00 | R$ 9.500,00 |
MÓDULOS AVULSOS
Caso tenha interesse em cursar algum módulo separadamente.
Sustentabilidade e ESG: contextualização e fundamentos
Módulo: 1 INVESTIMENTO MÓDULO
ASSOCIADO: R$ 1.800,00
NÃO ASSOCIADO: R$ 2.400,00
COMPRE A AULA AVULSA
Planejamento Estratégico de Sustentabilidade: diagnóstico e diretrizes para implementação
Módulo: 2 INVESTIMENTO MÓDULO
ASSOCIADO: R$ 2.700,00
NÃO ASSOCIADO: R$ 3.600,00
COMPRE A AULA AVULSA
AULA 3:Pressupostos para a governança: standards, frameworks e ratings relacionados à sustentabilidade AULA 4:Diagnóstico, temas materiais e bases para o planejamento estratégico ESG AULA 5:Liderança para sustentabilidade e cultura organizacional AULA 6:Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Desafios e oportunidades de comunicação em Sustentabilidade e ESG
Módulo: 3 INVESTIMENTO MÓDULO
ASSOCIADO: R$ 2.700,00
NÃO ASSOCIADO: R$ 3.600,00
COMPRE A AULA AVULSA
AULA 7:Respostas emergenciais em situações de desastres AULA 8:Relatórios de Sustentabilidade AULA 9:Desafios, impactos e oportunidades na comunicação de práticas e posicionamentos sustentáveis AULA 10:O papel das organizações e da mídia no combate à desinformação e ao negacionismo sobre sustentabilidade Sustentabilidade: temas emergentes
Módulo: 4 INVESTIMENTO MÓDULO
ASSOCIADO: R$ 2.700,00
NÃO ASSOCIADO: R$ 3.600,00
COMPRE A AULA AVULSA
AULA 11:Políticas públicas e desenvolvimento sustentável de comunidades – invisibilidades e resistências AULA 12:Espectro híbrido: dos negócios convencionais aos empreendimentos socioambientais de impacto e regenerativos AULA 13:Gestão da Diversidade na Perspectiva ESG AULA 14:Economia de baixo carbono e enfrentamento à crise climática AULA 15:Economia circular: origem, motivações, modelos e oportunidades
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.
SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA
Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
As informações abaixo são referentes somente aos cursos online: Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download
CONTATO
Secretaria de cursos (livres, avançados) da Escola Aberje de Comunicação
(11) 5627-9090 Ramal 844 ou 837 – cursos@aberje.com.br
Secretaria MBA Aberje
(11) 5627-9090 Ramal 844 – mba@aberje.com.br
Coordenação FGV – Prof. Leonardo Foletto: leonardo.foletto@fgv.br
Comercial:
(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br
Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br
Horário de atendimento: segunda a sexta das 9h às 18h