CURSO COMPLETOTENDÊNCIAS E PRÁTICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
PARA A CONSTRUÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MARCA

Aprenda a construir posicionamentos públicos sustentáveis, responsáveis e que defendam os interesses das companhias

  • Data: 11/09/2024 – 04/12/2024
  • Horário: 19h às 22h
  • Carga horária: 36 horas
  • Online ao vivo (plataforma Zoom)
  • Valor: A partir de R$ 4.400,00

O que você vai aprender?

As práticas de relacionamento entre organizações, públicos e mídias passaram por grandes transformações nos últimos anos. Diante de um cenário complexo marcado pela  proliferação de fake news, crescimento da polarização de discursos em plataformas sociais, vazamento de dados e avanço da inteligência artificial, os profissionais das áreas de comunicação e relações públicas se veem diante do desafio de construir posicionamentos públicos que defendam os interesses das companhias e simultaneamente sejam sustentáveis e responsáveis, alinhados às expectativas da sociedade. Este curso explora os fundamentos para a construção de estratégias de posicionamento institucional e de marca, planejamento de conteúdo e práticas para gerenciar tópicos sensíveis que afetam a imagem e a reputação organizacional. 

Tendo como ponto de partida a integração entre as áreas de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing e outras tantas atividades que apoiam o planejamento de comunicação, a articulação estratégica para construção de posicionamento e imagem pública requer sensibilidade, compromisso ético e responsabilidade por parte das pessoas à frente desses processos em empresas de diferentes setores, segmentos e portes.

O curso completo em “Tendências e Práticas de Relações Públicas para a Construção de Posicionamento de Marca” explora estratégias e técnicas contemporâneas de relacionamento entre organizações, públicos e a sociedade, assumindo-as como experiência mediada por múltiplos atores, dos tradicionais veículos de imprensa às grandes plataformas digitais e aos influenciadores digitais. 

O planejamento estratégico da comunicação corporativa voltado à imagem pública das organizações se sustenta em decisões e ações estruturadas, mas lida também com os efeitos das ações não planejadas, imprevisíveis. Nosso programa introduz os fundamentos do planejamento integrado de campanhas de relações públicas e outras ações de comunicação corporativa, percorrendo as etapas que norteiam o plano de trabalho: pesquisa, diagnóstico, definição de objetivos, públicos prioritários, estratégias, táticas, implementação e avaliação. Abordam-se demandas contemporâneas como influência digital, passando pela mensuração das ações planejadas até o impacto da inteligência artificial no campo das relações com públicos estratégicos. O programa também apresenta estratégias de visibilidade, interação e relações com a mídia no cenário da imprensa nacional e internacional.

Palestrantes e profissionais especialistas em cada um dos temas que compõem o percurso deste curso, atuantes nas áreas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e comunicação corporativa, compartilham conceitos, práticas e estudos de caso.

Nota: o curso não enfoca a comunicação interna, pois a Aberje oferece um curso completo sobre o tema. 

Este curso é destinado a profissionais de relações públicas e comunicação corporativa .

PROGRAMA

AULA 1: Primeiros Passos Para A Construção de Posicionamentos Estratégicos 11, 18 E 25 DE SETEMBRO DE 2024 Daniela Bertocchi, Else Lemos, Paula Rothman
Saiba mais +-

Este módulo explora como tem se dado a profissionalização e a expansão global da indústria de relações públicas, agora impulsionada pelas novas lógicas digitais e midiáticas que transformaram radicalmente o padrão tradicional de disseminação de informações. As aulas oferecem um guia completo, desde os primeiros passos para desenvolver um posicionamento coeso e ético até a criação de uma narrativa alinhada à identidade, valores e objetivos de negócios, cobrindo todo o processo do diagnóstico à estruturação de mensagens-chave de alto impacto comunicacional.

Aula avulsa disponível, clique aqui
AULA 2: Práticas de Gerenciamento da Comunicação 02, 09, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2024 Bianca Marder Dreyer, Daniela Bertocchi, Carolina Cardoso, Fernanda Brunsizian, Angela Dwyer, Eduardo Vasques
Saiba mais +-

Neste bloco temático, são apresentadas as práticas essenciais para consolidar o posicionamento de marcas corporativas, estabelecendo conexões estratégicas entre relações públicas, jornalismo e marketing. As aulas abordam as etapas de um plano de ação eficaz para criar diversos níveis de interação e relacionamento com os públicos, destacando tanto as potencialidades quanto os desafios no desenvolvimento de estratégias de influência digital e presença na mídia. Além disso, abordam as bases fundamentais para o monitoramento contínuo de tópicos sensíveis em situações de crise de imagem e a análise de dados para uma tomada de decisão informada e ágil.

Aula avulsa disponível, clique aqui
AULA 3: Tendências Em Relações Públicas 6, 13 E 27 DE NOVEMBRO E 4 DE DEZEMBRO DE 2024 Daniela Bertocchi, Else Lemos, Eduardo Vasques, Catarina Cicarelli
Saiba mais +-

Este bloco mergulha nas tendências contemporâneas mais influentes no planejamento de relações públicas. As aulas destacam os impactos atuais no desenvolvimento do posicionamento de marca, como a ascensão da inteligência artificial, as demandas por inovação e a atuação em mercados especializados. Este bloco discute como essa dinâmica desafia os profissionais de comunicação corporativa a desenvolverem novas competências e a atuarem de maneira ética e responsável. 

Aula avulsa disponível, clique aqui

Certificado valorizado no mercado

Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitida por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$4.000,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$6.000,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta

você economiza muito comprando o programa completo com os 3 módulos do curso.

Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.