CURSO COMPLETO

Gestão de Crises nas Organizações

INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 20 de fevereiro a 13 de maio de 2026
  • Aulas às quartas e sextas
  • Horário: 09h – 12h
  • Carga horária: 60 horas
  • Online ao vivo (plataforma Zoom)
  • Valor: A partir de R$7.000,00

O que você vai aprender?

O curso capacita profissionais de comunicação a identificar, prevenir e fazer gestão de crises que podem afetar a imagem, a reputação e as operações de uma organização. Ministradas por especialistas que abordam cases reais e com emissão de certificado ao final, as aulas vão se concentrar em planejamento estratégico e tomada de decisões assertivas em cenários de crises, abordando:

  • Como antecipar crises;
  • Técnicas de comunicação para proteger a reputação das organizações;
  • Gestão de crises ligadas a falhas sistêmicas, relacionamento com stakeholders, desastres naturais e problemas financeiros;
  • Como lidar com cibersegurança e crises em redes sociais;
  • Estratégias para garantir a continuidade do negócio;
  • Oficinas práticas com resolução de cases e simulações.

A quem se destina?

Profissionais da área de Comunicação, empresários, estrategistas, consultores e executivos que lidam com gestão de crises na sua organização ou de seus clientes.

PROGRAMA

AULA. 1: Como Surgem As Crises No Contexto das Controvérsias? 20 de fevereiro de 2026

Instrutor:

Sabina Deweik

  • Desafios e tendências nos próximos anos
  • Um mundo de controvérsias e complexidades
  • A sociedade vigiada: novas tecnologias, redes sociais e as ameaças reputacionais às organizações
  • Análise de ameaças, riscos, vulnerabilidades e possibilidades de crises, inclusive as crises corporativas
  • O papel da Comunicação Estratégica nesse contexto.
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AULA. 2: O Que São Crises Corporativas e Como Fazer A Sua Gestão? 25 e 27 de fevereiro de 2026

Instrutor:

Joao Jose Forni

  • Conceito, características e natureza das crises
  • Reputação e imagem: como a opinião pública percebe as crises
  • A origem das crises e as crises mais comuns
  • Análise de cases emblemáticos de crise no mundo e no Brasil
  • Elementos-chave na gestão de crises
  • Medidas de prevenção
  • O papel do gestor, do comitê de crise e da comunicação
  • Comportamento do público, dos clientes e da mídia durante a crise
  • Como as organizações devem se posicionar nas crises
  • Auditoria de crises
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AULA. 3: Melhores Técnicas e Práticas de Comunicação da Liderança Na Gestão de Crises 4 e 6 de março de 2026

Instrutor:

Luiz Alberto de Farias

  • Transparência, agilidade, consistência na comunicação em casos de crise
  •  Porta-vozes: preparação, treinamento e media training.
  • Protocolos de respostas
  • Como antecipar perguntas difíceis e lidar com pressão jornalística.
  • Mapeamento dos públicos estratégicos para a comunicação das lideranças
  • Erros mais comuns e como evitá-los.
  • Exercício de simulações de preparação de porta vozes (role play – entrevista coletiva sobre pressão)
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AULA. 4: O Papel Estratégico da Imprensa Na Gestão de Crises 11 e 13 de março de 2026

Instrutor:

Luiz Chinan

  • Como a imprensa constrói narrativas e enquadra os fatos.
  • Protocolos de comunicação em situações de crises: releases, coletivas, entrevistas e notas oficiais.
  • Relação ética e estratégica com jornalistas
  • Erros comuns em declarações à imprensa e suas consequências.
  • Estratégias de monitoramento de mídia e gestão da narrativa.
  • Exercício de simulação de releases em situação de crises
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AULA. 5: Comunicação Integrada Na Prevenção e Resposta A Crises 18 e 20 de março de 2026

Instrutor:

Else Lemos

  • Comunicação integrada: abordagens e estágios evolutivos
  • Etapas de planejamento da comunicação integrada: do diagnóstico aos eixos de ação
  • Matriz de maturidade da comunicação integrada
  • Ação preventiva e responsiva em crises de imagem
  • Mind map da comunicação integrada preventiva
  • Mind map da comunicação integrada responsiva em situações de crise de imagem
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AULA. 6: Inteligência Artificial, Fake News e Gestão de Crises 25 e 27 de março de 2026

Instrutor:

Lucas Reis

  • O fenômeno da desinformação: fake news, pós-verdade e bolhas informacionais.
  • Como a IA potencializa a criação e a disseminação de fake news (deepfakes, bots, automação).
  • O impacto das fake news na opinião pública e nas crises reputacionais
  • Como usar a IA para auxiliar na gestão de crises?
  • Ferramentas de detecção e monitoramento baseadas em IA.
  • Exercícios de simulação (como monitorar e como formular respostas em caso de fake news?)
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AULA. 7: A Gestão de Crises Corporativas Na Comunicação Interna 8 e 10 de abril de 2026

Instrutor:

Cynthia Provedel

  • Quando a comunicação interna falha: impactos e riscos.
  • Tipos comuns de crises no ambiente corporativo, incluindo crises interpessoais e crises individuais
  • Diferença entre conflito, crise, ruído e controvérsia.
  • Como surgem os boatos, espalham-se e afetam o engajamento.
  • Como identificar sinais de insatisfação, resistências e ruídos.
  • Técnicas de escuta ativa e de feedbacks.
  • Como comunicar decisões difíceis: mudanças estruturais, cortes, fusões e novas metas sem que surjam crises internas
  • Comunicação de temas delicados: assédio, inclusão, política institucional.
  • Gestão de boatos, especulações e “rádio-corredor”.
  • Como criar uma cultura de transparência e confiança.
  • Análise de caso real
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AULA. 8: Gestão de Crises Nos Temas Esg No Contexto das Controvérsias 15 e 17 de abril de 2026

Instrutor:

BRUNA RIBEIRO

  • Por que ESG pode gerar controvérsias?
  • Tensões entre discurso e prática: risco de greenwashing, social washing e outros
  • Como identificar áreas de maior vulnerabilidade dentro do E, S e G
  • Casos reais de controvérsias ESG e suas consequências
  • Tom de voz, linguagem inclusiva e acessível
  • Alinhamento entre áreas: comunicação, sustentabilidade, compliance, jurídico
  • Políticas internas e protocolos de resposta a controvérsias
  • Como se posicionar diante de polêmicas ambientais, sociais ou de governança
  • Diálogo com comunidades, colaboradores, investidores e ONGs
  • Exercício de simulação: Como se posicionar diante de polêmicas ambientais, sociais ou de governança
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AULA. 9: O Papel Estratégico da Comunicação Digital Na Gestão de Crises 22 e 24 de abril de 2026

Instrutor:

Rosangela Florczak

  • Transformações no jornalismo: da mídia tradicional ao jornalismo digital em tempo real.
  • Crises e viralização de críticas nas redes sociais
  • Ferramentas de social listening e análise de sentimento.
  • Mapeamento de públicos digitais e comunidades de interesse.
  • Protocolos de detecção precoce de sinais de crise no ambiente digital
  • Boas práticas em prevenção e mitigação online.
  • Uso estratégico das redes sociais em crises.
  • Gestão de influenciadores e creators durante crises.
  • Casos de sucesso e fracasso em respostas digitais.
  • Simulação de crise digital em redes sociais (viralização de crítica) com role play: elaboração de postagens e respostas em tempo real.
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AULA. 10: Oficina Prática: Como A Comunicação Pode Ser Utilizada Estrategicamente Na Gestão de Crises Corporativas? 6 e 8 de maio de 2026

Instrutor:

Vivian Rio Stella

  • O papel da linguagem na criação e resolução de conflitos
  • Comunicação como estratégia de posicionamento, não apenas de informação
  • Intenção comunicativa x percepção do público
  • Framing: como o enquadramento muda tudo
  • Escolhas linguísticas: tom, vocabulário, metáforas e apelos emocionais
  • O poder das entrelinhas: o que é dito, o que é omitido, o que é insinuado
  • Comunicação performática: quem fala, como fala, onde fala, para quem fala
    Análise de discursos reais para verificar: Qual foi a estratégia de linguagem adotada? O discurso foi eficaz? Por quê? Que efeitos linguísticos ajudaram (ou atrapalharam) a gestão da crise?
  • Oficina de reescrita estratégica para: redução de tensões, clareza da mensagem, reforço de valores da marca/instituição, estratégia de reposicionamento
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AULA. 11: Soluções de Comunicação Em Um Mundo Complexo 13 de maio de 2026

Instrutor:

Paulo Nassar

  • Soluções de problemas complexos: abordagens inovadoras e interdisciplinares.
  • Criação de novas narrativas da comunicação – adequadas aos novos contextos – para gerar novas oportunidades de negócios e licença social para operar
  • A importância da Comunicação Estratégica nesse contexto.
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Certificado valorizado no mercado

Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    por: R$7.000,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    por: R$9.100,00

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Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.