CURSO COMPLETO
Gestão de Crises nas Organizações
INSCRIÇÕES ABERTAS
- Data: 20 de fevereiro a 13 de maio de 2026
- Aulas às quartas e sextas
- Horário: 09h – 12h
- Carga horária: 60 horas
- Online ao vivo (plataforma Zoom)
- Valor: A partir de R$7.000,00
O que você vai aprender?
O curso capacita profissionais de comunicação a identificar, prevenir e fazer gestão de crises que podem afetar a imagem, a reputação e as operações de uma organização. Ministradas por especialistas que abordam cases reais e com emissão de certificado ao final, as aulas vão se concentrar em planejamento estratégico e tomada de decisões assertivas em cenários de crises, abordando:
- Como antecipar crises;
- Técnicas de comunicação para proteger a reputação das organizações;
- Gestão de crises ligadas a falhas sistêmicas, relacionamento com stakeholders, desastres naturais e problemas financeiros;
- Como lidar com cibersegurança e crises em redes sociais;
- Estratégias para garantir a continuidade do negócio;
- Oficinas práticas com resolução de cases e simulações.
A quem se destina?
Profissionais da área de Comunicação, empresários, estrategistas, consultores e executivos que lidam com gestão de crises na sua organização ou de seus clientes.
PROGRAMA
AULA. 1: Como Surgem As Crises No Contexto das Controvérsias? 20 de fevereiro de 2026Instrutor:
Sabina Deweik
- Desafios e tendências nos próximos anos
- Um mundo de controvérsias e complexidades
- A sociedade vigiada: novas tecnologias, redes sociais e as ameaças reputacionais às organizações
- Análise de ameaças, riscos, vulnerabilidades e possibilidades de crises, inclusive as crises corporativas
- O papel da Comunicação Estratégica nesse contexto.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 2: O Que São Crises Corporativas e Como Fazer A Sua Gestão? 25 e 27 de fevereiro de 2026Instrutor:
Joao Jose Forni
- Conceito, características e natureza das crises
- Reputação e imagem: como a opinião pública percebe as crises
- A origem das crises e as crises mais comuns
- Análise de cases emblemáticos de crise no mundo e no Brasil
- Elementos-chave na gestão de crises
- Medidas de prevenção
- O papel do gestor, do comitê de crise e da comunicação
- Comportamento do público, dos clientes e da mídia durante a crise
- Como as organizações devem se posicionar nas crises
- Auditoria de crises
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 3: Melhores Técnicas e Práticas de Comunicação da Liderança Na Gestão de Crises 4 e 6 de março de 2026Instrutor:
Luiz Alberto de Farias
- Transparência, agilidade, consistência na comunicação em casos de crise
- Porta-vozes: preparação, treinamento e media training.
- Protocolos de respostas
- Como antecipar perguntas difíceis e lidar com pressão jornalística.
- Mapeamento dos públicos estratégicos para a comunicação das lideranças
- Erros mais comuns e como evitá-los.
- Exercício de simulações de preparação de porta vozes (role play – entrevista coletiva sobre pressão)
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 4: O Papel Estratégico da Imprensa Na Gestão de Crises 11 e 13 de março de 2026Instrutor:
Luiz Chinan
- Como a imprensa constrói narrativas e enquadra os fatos.
- Protocolos de comunicação em situações de crises: releases, coletivas, entrevistas e notas oficiais.
- Relação ética e estratégica com jornalistas
- Erros comuns em declarações à imprensa e suas consequências.
- Estratégias de monitoramento de mídia e gestão da narrativa.
- Exercício de simulação de releases em situação de crises
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 5: Comunicação Integrada Na Prevenção e Resposta A Crises 18 e 20 de março de 2026Instrutor:
Else Lemos
- Comunicação integrada: abordagens e estágios evolutivos
- Etapas de planejamento da comunicação integrada: do diagnóstico aos eixos de ação
- Matriz de maturidade da comunicação integrada
- Ação preventiva e responsiva em crises de imagem
- Mind map da comunicação integrada preventiva
- Mind map da comunicação integrada responsiva em situações de crise de imagem
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 6: Inteligência Artificial, Fake News e Gestão de Crises 25 e 27 de março de 2026Instrutor:
Lucas Reis
- O fenômeno da desinformação: fake news, pós-verdade e bolhas informacionais.
- Como a IA potencializa a criação e a disseminação de fake news (deepfakes, bots, automação).
- O impacto das fake news na opinião pública e nas crises reputacionais
- Como usar a IA para auxiliar na gestão de crises?
- Ferramentas de detecção e monitoramento baseadas em IA.
- Exercícios de simulação (como monitorar e como formular respostas em caso de fake news?)
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 7: A Gestão de Crises Corporativas Na Comunicação Interna 8 e 10 de abril de 2026Instrutor:
Cynthia Provedel
- Quando a comunicação interna falha: impactos e riscos.
- Tipos comuns de crises no ambiente corporativo, incluindo crises interpessoais e crises individuais
- Diferença entre conflito, crise, ruído e controvérsia.
- Como surgem os boatos, espalham-se e afetam o engajamento.
- Como identificar sinais de insatisfação, resistências e ruídos.
- Técnicas de escuta ativa e de feedbacks.
- Como comunicar decisões difíceis: mudanças estruturais, cortes, fusões e novas metas sem que surjam crises internas
- Comunicação de temas delicados: assédio, inclusão, política institucional.
- Gestão de boatos, especulações e “rádio-corredor”.
- Como criar uma cultura de transparência e confiança.
- Análise de caso real
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 8: Gestão de Crises Nos Temas Esg No Contexto das Controvérsias 15 e 17 de abril de 2026Instrutor:
BRUNA RIBEIRO
- Por que ESG pode gerar controvérsias?
- Tensões entre discurso e prática: risco de greenwashing, social washing e outros
- Como identificar áreas de maior vulnerabilidade dentro do E, S e G
- Casos reais de controvérsias ESG e suas consequências
- Tom de voz, linguagem inclusiva e acessível
- Alinhamento entre áreas: comunicação, sustentabilidade, compliance, jurídico
- Políticas internas e protocolos de resposta a controvérsias
- Como se posicionar diante de polêmicas ambientais, sociais ou de governança
- Diálogo com comunidades, colaboradores, investidores e ONGs
- Exercício de simulação: Como se posicionar diante de polêmicas ambientais, sociais ou de governança
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 9: O Papel Estratégico da Comunicação Digital Na Gestão de Crises 22 e 24 de abril de 2026Instrutor:
Rosangela Florczak
- Transformações no jornalismo: da mídia tradicional ao jornalismo digital em tempo real.
- Crises e viralização de críticas nas redes sociais
- Ferramentas de social listening e análise de sentimento.
- Mapeamento de públicos digitais e comunidades de interesse.
- Protocolos de detecção precoce de sinais de crise no ambiente digital
- Boas práticas em prevenção e mitigação online.
- Uso estratégico das redes sociais em crises.
- Gestão de influenciadores e creators durante crises.
- Casos de sucesso e fracasso em respostas digitais.
- Simulação de crise digital em redes sociais (viralização de crítica) com role play: elaboração de postagens e respostas em tempo real.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 10: Oficina Prática: Como A Comunicação Pode Ser Utilizada Estrategicamente Na Gestão de Crises Corporativas? 6 e 8 de maio de 2026Instrutor:
Vivian Rio Stella
- O papel da linguagem na criação e resolução de conflitos
- Comunicação como estratégia de posicionamento, não apenas de informação
- Intenção comunicativa x percepção do público
- Framing: como o enquadramento muda tudo
- Escolhas linguísticas: tom, vocabulário, metáforas e apelos emocionais
- O poder das entrelinhas: o que é dito, o que é omitido, o que é insinuado
- Comunicação performática: quem fala, como fala, onde fala, para quem fala
Análise de discursos reais para verificar: Qual foi a estratégia de linguagem adotada? O discurso foi eficaz? Por quê? Que efeitos linguísticos ajudaram (ou atrapalharam) a gestão da crise?
- Oficina de reescrita estratégica para: redução de tensões, clareza da mensagem, reforço de valores da marca/instituição, estratégia de reposicionamento
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 11: Soluções de Comunicação Em Um Mundo Complexo 13 de maio de 2026Instrutor:
Paulo Nassar
- Soluções de problemas complexos: abordagens inovadoras e interdisciplinares.
- Criação de novas narrativas da comunicação – adequadas aos novos contextos – para gerar novas oportunidades de negócios e licença social para operar
- A importância da Comunicação Estratégica nesse contexto.
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INVESTIMENTO
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ASSOCIADOS
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Formas de Pagamento:
- Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
- Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
- Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
- Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.
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