CURSO COMPLETO EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS

SOBRE O CURSO

O curso completo em Relações Institucionais e Governamentais – online, é destinado aos profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente nos Poderes Executivo e Legislativo. Empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que atuam nas áreas de Relações Governamentais, com Comunidades, áreas de Regulatórios, Legal e Jurídico, Compliance e de Meio Ambiente. (Carga Horária Total 48 Horas). Você poderá adquirir o curso completo ou somente a aula específica.

DE 16 DE OUTUBRO A 13 DE DEZEMBRO DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais e governamentais, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente nos Poderes Executivo e Legislativo.

  • 48
    Horas

  • 8
    AULAS

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

DE 16 DE OUTUBRO A 13 DE DEZEMBRO DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

PROGRAMAÇÃO

  • Aula 1:

    Introdução e Fundamentos de Rigov

  • 16 e 18 de outubro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Leonardo Barreto e Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:

      • Cenários 2024/25 econômico, social e político;
      • Análise e risco político;
      • O governo brasileiro: estrutura e atuação;
      • Atuação: Senado Câmara Federal;
      • Assembleias Legislativas: Câmaras de Vereadores;
      • Administração Pública: A Administração Direta e Indireta;
      • Impacto das eleições municipais

      Apresentação e discussão de casos reais.

  • Aula 2:

    NOVAS COMPETÊNCIAS E ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DE RIGOV

  • 23 e 25 de outubro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Erica Ruiz e Creomar de Souza
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Novas competências para profissionais de RIG;
    • Identificação e priorização de temas estratégicos;
    • Gerenciamento de issues management;
    • Defesa dos interesses legítimos;
    • Identificação de temas que podem gerar conflitos;
    • Monitoramento & Mitigação;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 3:

    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E REGULATÓRIOS DE RIGOV

  • 30 de outubro e 1 de novembro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Diogo Souto e Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Características e Funções regulatórias;
    • Agências Reguladoras: Estrutura Organizacional, Papel e natureza jurídica;
    • Grupos de interesse, grupos de influência, status regulamentação do lobby;
    • Sistemas de representação de interesses: pluralismo e corporativismo;
    • Ética e boas práticas;
    • Regulação da relação público privada;
    • Construção da Licença Social para atuar;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 4:

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DE RIGOV

  • 6 e 8 de novembro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Andrea Gozetto, Elisa Prado e Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Lobby e Advocacy: alinhamento conceitual;
    • Poder e influência: alianças, associações de classe, influencers etc;
    • Interlocutores: identificação de players potenciais, técnicas de abordagem, “figuras difíceis-sensíveis”;
    • Pontos-chave na abordagem, técnicas de apresentação, papers;
    • Definição da “agenda estratégica”;
    • Alinhamento interno com executivos e sua participação, gerenciamento de expectativas; alinhamento de mensagens -position papers;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 5:

    ÉTICA E COMPLIANCE NO DIA A DIA DO PROFISSIONAL DE RIGOV

  • 13 e 22 de novembro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Agatha Camargo, Vania Bueno e Flavia Bachmann
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Alinhamento conceitual: ética, moral, dilemas;
    • Processo: prevenir, detectar e remediar;
    • Análises de Risco; Registros, Evidências e Monitoramento;
    • Sinergia do Compliance com Relações Institucionais e Governamentais;
    • FCPA, Convenções Internacionais da ONU e da OCDE;
    • A Lei Anticorrupção e os reflexos na atividade de Relações Institucionais e Governamentais;
    • Legitimidade – pleito, interlocutor e processo;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 6:

    O PAPEL ESTRATÉGICO DA COMUNICACAO NA ATUAÇÃO DE RIGOV

  • 27 e 29 de novembro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Suelma Rosa dos Santos, Junia Nogueira de Sa e Malu Weber
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Ritual de elaboração de uma Narrativa;
    • Ferramentas estratégicas de comunicação;
    • Importância da Comunicação Integrada;
    • Consistência entre mensagens e atos;
    • Entendimento e atuação nas mídias sociais;
    • Construção e monitoramento da Imagem;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 7:

    ADVOCACY E LOBBY NAS REDES SOCIAIS

  • 04 e 06 de dezembro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Renard Aron, Neivia Justa e Carlos Parente
  • PROGRAMAÇÃO:

    • Riscos e desafios das redes sociais;
    • Representação Institucional;
    • Gerenciar relacionamentos estratégicos com: Governo, ambiente de negócios, Grupos de Influência e Cadeia de Valor (clientes, fornecedores etc);
    • Estruturação de Fluxos e Processos de monitoramento;
    • Mobilização da opinião pública pelas mídias sociais;
    • Grassroots e as mobilizações socais;
    • Apresentação e discussão de casos reais.
  • Aula 8:

    PALESTRAS E DEBATES DE RIGOV COM CONVIDADOS ESPECIAIS

  • 11 e 13 de dezembro de 2024
  • 6 HORAS
 
  • Paulo Nassar, Cristiano Noronha, Antonio Marcos Umbelino Lobo, Roberta Lippi, Ignacio Garcia Zoppi e Nelson Silveira
  • Palestras e debates com os principais players: profissional de RIGOV, Agente Público, Consultor, Compliance e Imprensa para troca de experiências e discussões de cases reais.

    Temas:

    • Desafios para a boa prática de relações governamentais no Brasil;
    • Alinhamento da estratégia de relações governamentais e da estratégia de negócios;
    • Novas narrativas nas relações público x privado;
    • Gerenciando a imagem e reputação no dia a dia;
    • Desafios e possíveis cenários do processo eleitoral.
DE 16 DE OUTUBRO A 13 DE DEZEMBRO DE 2024
HORÁRIO 9H ÀS 12H

INVESTIMENTO TOTAL

você economiza mais de 30% comprando o programa completo com as 8 aulas do curso.

Formas de Pagamento:

  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.

VALORESASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
PROGRAMA COMPLETOR$ 7.760,00R$ 11.640,00
COM DESCONTOR$ 5.000,00R$ 6.800,00

MÓDULOS AVULSOS

Caso tenha interesse em cursar algum módulo separadamente.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As informações abaixo são referentes somente aos cursos online: Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

APOIO

CONTATO

Secretaria de cursos (livres, avançados) da Escola Aberje de Comunicação
(11) 5627-9090 Ramal 844 ou 837 – cursos@aberje.com.br

Secretaria MBA Aberje
(11) 5627-9090 Ramal 844 – mba@aberje.com.br

Coordenação FGV – Prof. Leonardo Foletto: leonardo.foletto@fgv.br

Comercial:
(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Horário de atendimento: segunda a sexta das 9h às 18h