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PR 2.0: Quais as Estratégias para Construção e Gestão de Reputação Digital?

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    No cenário atual, a presença digital das organizações é um dos fatores mais relevantes na construção e gestão de sua reputação. A evolução do ecossistema de mídia, com o surgimento das redes sociais e outros canais digitais, trouxe consigo uma complexidade inédita, criou a disciplina das Relações Públicas Digitais (ou PR 2.0) e propiciou uma série de oportunidades para empresas que sabem navegar nesse novo contexto. Nunca construir uma reputação digital foi tão importante. 

    Para melhor entendermos como o ambiente digital influencia na confiança das pessoas nas marcas, vale citar a pesquisa Edelman Trust Barometer 2024, que revela que 67% dos consumidores confiam mais nas marcas que possuem uma presença digital consistente e coerente em diversas plataformas. Entendido que os canais digitais contribuem para a reputação das empresas, vamos entender como usá-los de maneira estratégica.

    A Importância das Relações Públicas Digitais

    As Relações Públicas Digitais  envolvem uma série de práticas que visam construir, através dos meios digitais, uma narrativa coesa e autêntica, fortalecendo a imagem da marca e promovendo um relacionamento contínuo e significativo com os diversos stakeholders. Entre as principais práticas estão: 

    • Brand publishers e Branded content: no mundo digital, todos são veículos, e cada marca deve entender isso, pensando em como atrair a atenção do seu público e mantê-lo engajado. 
    • Narrativas Transmídia: a criação de conteúdos que se espalham por diversas plataformas – como podcasts, vídeos curtos, stories e artigos – é fundamental para fluir entre os canais digitais, ocupando os espaços necessários para consolidar um posicionamento na mente do público.  
    • Ativação de Influenciadores: a criatividade e a audiência estão dispersasna rede. Por isso, é adequado envolver influenciadores na cocriação ou na distribuição de mensagens para aumentar o seu impacto junto aos stakeholders.  
    • Engajamento do Público Interno: cada colaborador é um potencial embaixador da marca. Saber incluí-los na comunicação é uma forma inteligente de ativar disseminadores engajados no ambiente digital.  
    • Mídia Paga: o ambiente digital oferece formas extremamente segmentadas e poderosas para alcançar públicos específicos ou gerais. Se o PR 2.0 fomenta a mídia espontânea, usa estrategicamente as mídias próprias precisa ativar a mídia paga para atingir sua plenitude.

    Construindo Reputação Digital 

    A construção de reputação digital requer uma abordagem estratégica e integrada. Algumas recomendações práticas incluem: 

    1. Consistência de Mensagem: manter uma comunicação coerente e alinhada aos valores da marca em todos os canais digitais. 
    2. Autenticidade: criar conteúdos autênticos que consigam se destacar do fluxo infinito de informação disponível online.  
    3. Engajamento Proativo: mais do que nunca, o ambiente digital é o espaço para uma comunicação empática, em que importa mais o que os outros querem saber, do que o que nós queremos falar. Por isso, interagir com o público (através de comentários, republicações etc.) é essencial. 
    4. Monitoramento e Análise: o mundo online é pródigo em dados sobre desempenho. Isso permite a realização de uma atuação de PR permanentemente otimizada à luz da repercussão das ações anteriores. 

    No contexto das relações públicas digitais, o desafio está em entender e utilizar as múltiplas plataformas e ferramentas disponíveis para construir uma reputação sólida e de confiança. A transformação digital trouxe novas dinâmicas, mas também inúmeras oportunidades para marcas que sabem se adaptar e inovar. 

    Para aqueles interessados em se aprofundar no tema e entender como aplicar essas práticas de forma estratégica e eficaz, o Curso Completo em Gestão da Comunicação Digital da Escola Aberje oferece módulos específicos, como o de Relações Públicas Digitais. Esta é uma oportunidade para profissionais que desejam não apenas acompanhar, mas liderar as mudanças no cenário da comunicação digital. 

    Fontes: 

      • Edelman. (2024). Trust Barometer Report. 
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