MBA em Gestão da
Comunicação Empresarial

A CONFIRMAR
  • Data de início: EM BREVE
  • Período: Noturno
  • Horário: Às terças e quintas, das 19h às 22h30 (online), e aos sábados das 09h às 18h (presencial)
  • Carga horária: 432h
  • A partir de 18 X R$ 1.730,00 

    Confira a tabela de preços

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO AQUI

MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV

O MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/FGV é uma grande oportunidade para desenvolver um papel estratégico e atuar na gestão da comunicação com base nas melhores práticas de mercado, gerando impacto nos negócios. O curso prepara alunos para ocupar posições de liderança em comunicação e marketing, com disciplinas que equilibram as áreas de atuação da comunicação corporativa, administração e gestão, e novas tendências e tecnologias.

OBJETIVO DO CURSO

Fruto da parceria firmada entre Aberje e Fundação Getulio Vargas (FGV) In Company, o programa visa ajudar os profissionais a alcançarem posições de liderança nas organizações que atuam, abordando todos os principais desafios que a comunicação empresarial enfrenta no dia a dia, com equilíbrio entre teoria e prática.

Você irá aprender conceitos de estratégia, planejamento e pesquisa. Também irá aprender a gerenciar as principais disciplinas da comunicação, tais como comunicação interna, relacionamento com imprensa, comunicação digital, gerenciamento de crises, branding e marketing, relações institucionais e governamentais, entre outras. Além disso, você também irá conhecer as principais tendências e novas tecnologias na gestão de comunicação, tais como diversidade e inclusão, ESG, storytelling e metodologias ágeis.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais que trabalham em comunicação em empresas, instituições ou órgãos públicos, que almejam cargos de liderança. O curso é pensado para pessoas atuando em qualquer tipo e porte de organização, recomendado especialmente para quem já tem alguma experiência prática em áreas da comunicação corporativa – seja comunicação interna, externa, imprensa, consumidores ou relacionamento com outros públicos – e que buscam alavancar seu trabalho e sua carreira com capacitação em gestão estratégica.

PROGRAMA

Módulo 1

  • Visão estratégica da comunicação empresarial
    • Visão estratégica e geração de valor nas organizações;
    • Conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos);
    • Principais escolas do pensamento estratégico;
    • Planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.

    Professora: Rozália Del Gáudio

  • Opinião pública e relacionamento com a mídia
    • Gestão de riscos de imagem e valorização de reputação como valor agregado;
    • Gerenciamento da comunicação de questões públicas para uma opinião pública favorável;
    • Relacionamento com a mídia para mediar processos de enunciação corporativa.

    Professor: Luiz Chinan

  • Regulação e governança da internet

    Conceitos e mecanismos de governança global da internet; economia política que influencia sua regulação. Valoração e ética dos dados em ambientes digitais. Autorregulação e regulação. Abordagens competitivas e comparativas de regulação. Marco Civil da Internet, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; ações de proteção de imagem no Brasil e no mundo. Tendências de regulação no Brasil e no mundo.

    Professora: Anna Bentes

  • Relações governamentais e institucionais
    • Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas; 
    • Relacionamento com principais stakeholders;
    • Empresas, entidades setoriais, relações  interinstitucionais;
    • Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais.

    Professor: Carlos Parente

  • Diversidade nas organizações
    • Questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências,  entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH;
    • Os impactos sociais de uma comunicação empresarial que contemple a diversidade e a inclusão;
    • Resultados para as organizações, na forma de criatividade, engajamento e inovação.

    Professora: Janaína Gama

  • Comunicação interna
    • Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação  interna nas organizações: planejamento estratégico e seu desdobramento em planos de comunicação interna; 
    • Conhecer o público interno e os principais desafios para  engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações;
    • Interlocutores da comunicação interna: papéis, responsabilidades e desafios; 
    • Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding.

    Professora: Cynthia Provedel

Módulo 2:

  • História, memória e cultura organizacional como narrativas
    • Conceitos de história, memória, ritos e rituais organizacionais;
    • Cultura organizacional e suas narrativas internas e externas;
    • Aspectos antropológicos e comportamentais na cultura organizacional;
    • Gestão de mudança em casos de fusões e aquisições;
    • Gerenciamento da marca e de suas narrativas a partir da gestão da história e memória organizacional.

    Professores: Paulo Nassar e Luiz Alberto de Farias

  • Gestão da comunicação digital
    • Gestão estratégica da comunicação corporativa no contexto digital;
    • Tendências: comunicação digital no contexto contemporâneo, interfaces e tecnologias;
    • Atuação estratégica em ambientes digitais;
    • Mensuração de ações de comunicação digital.

    Professora: Vivian Fasca

  • Planejamentos tático e estratégico de conteúdo
    • Uso tático e estratégico de conteúdo frente ao planejamento estratégico de comunicação;
    • Etapas do planejamento tático de conteúdo;
    • Etapas do planejamento estratégico de conteúdo;
    • Diferenças e sinergias entre o planejamento tático e o planejamento estratégico de conteúdo.

    Professora: Nara Alves

  • Storytelling: afetividade e humanização nas narrativas organizacionais
    • Reflexões sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais (vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão), apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional; 
    • As novas demandas sociais em termos de viabilização de  espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses.

    Professora Emiliana Pomarico

  • Algoritmos, plataformas e cultura digital
    • Mediação algorítmica na cultura digital.
    • Redes sociais, plataformas digitais e plataformização.
    • Datificação da vida.
    • Modulação algorítmica do comportamento; vigilância e discrminação algorítmica.
    • Sistemas de recomendação por algoritmos; filtros bolhas,
    • Affordances.
    • Colaboração e compartilhamento na rede.
    • Cultura digital e sociabilidade mediada por plataformas.
    • Inteligência Artificial Generativa.
    • Tendências de cultura digital para comunicação empresarial.

    Professor: Leonardo Foletto

  • Comunicação mercadológica e branding
    • Importância da estratégia das marcas e construção de valor social;
    • Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e seus impactos no planejamento de marketing no composto de comunicação integrada;
    • Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding;
    • Comunicação mercadológica, branding e crise representativa.

    Professora: Daniela Senador

Módulo 3:

  • Pesquisa e mensuração de resultados em comunicação
    • Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação;
    • Pesquisa e diagnóstico situacional para o planejamento de comunicação;
    • Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação;
    • Pesquisa: objetivos, etapas, formatos. 

    Professora: Suzel Figueiredo

  • Comunicação em programas de ética e compliance
    • Demandas organizacionais em ética e compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações;
    • Legitimidade e responsabilidade histórica: o Ethics Score da organização;
    • Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação;
    • Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance.

    Professora: Ágatha Paraventi

  • Gerenciamento da comunicação de crises
    • Relevância estratégica da comunicação de crises no cenário contemporâneo de permanente vigilância;
    • Opinião pública, ética empresarial e valores na gestão de crises de reputação;
    • Análise de riscos e gestão de crise;
    • O papel da comunicação no gerenciamento de crises;
    • Plano de gerenciamento da comunicação de crise.

    Professora: Rizzo Miranda

  • Governanças ambiental, social e corporativa (ESG)
    • Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação;
    • Como informar, envolver e sensibilizar stakeholders em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização;
    • Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão de práticas sustentáveis;
    • Relatório de sustentabilidade.

    Professora: Natália Tamura

  • Metodologias de Pesquisa em Comunicação
    • A construção do método na pesquisa.
    • Como fazer um projeto: problema, hipóteses, objetivos, metodologia, procedimentos, referências.
    • Pesquisa em comunicação.
    • Diferentes práticas metodológicas.
    • Métodos Digitais e Métodos Tradicionais.
    • Objetos digitais.
    • Estudos de Plataformização.
    • Pesquisa em comunicação.
    • Diferentes práticas metodológicas.
    • Pesquisa em comunicação.
    • Diferentes práticas metodológicas.

    Professora: Luciana Veiga

  • Seminários Especializados

    Ao todo serão realizados três seminários de forma híbrida, ao final de cada módulo.

    *Os seminários são presenciais, mas pessoas de fora de São Paulo que não puderem estar presentes, terão a opção em acompanhar de forma online.

INVESTIMENTO

ASSOCIADOS

18x R$1.730,00

Total R$31.140,00
À vista R$29.484,00

NÃO ASSOCIADOS

18x R$2.248,00

Total R$40.464,00
À vista R$38.330,00

CERTIFICADO FGV ECMI In Company

Nosso certificado de conclusão do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial é emitido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição líder em educação executiva. A união das duas instituições, FGV e Aberje, é sua garantia de excelência acadêmica com atualização dos principais desafios no mercado de comunicação.

PROCESSO SELETIVO

  • 1Pré-inscrição
  • 2FGV entra em contato
  • 3Envio da ficha de cadastro e CV
  • 4Análise
  • 5Matrícula