CURSO COMPLETO
COMUNICAÇÃO PÚBLICA
INSCRIÇÕES ABERTAS
- Data: 17 de maio a 01 de novembro de 2025
- Aulas aos sábados
- Horário: 14h – 17h
- Carga horária: 60 horas
- Online ao vivo (plataforma Zoom)
- Valor: A partir de R$ 6.000,00
CONFIRMADO
Inscreva-se para aprimorar a interação do Estado e dos órgãos públicos com a sociedade
O que você vai aprender?
Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) são parceiras nesse programa. Juntas, desenharam um curso focado na ideia de que a comunicação pública atual demanda inovação, estratégia e linguagem simples para a democratização. O curso aborda temas essenciais para profissionais de comunicação, que vão desde a adaptação ao ambiente digital até a gestão de crises. Aprenda a navegar por um cenário em constante transformação por meio de:
- Técnicas de planejamento de comunicação pública;
- Estratégias em relações com a mídia;
- Mensuração de resultados.
A quem se destina?
Profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública.
PROGRAMA
AULA 1: Linguagem Simples Na Comunicação Pública 17 de maio de 2025Instrutores:
Heloísa Fischer, Patricia Roedel, Welkey Costa, Olivia Forat
AULA 2: Estratégia e Planejamento Em Comunicação Pública 24 e 31 de maio de 2025Instrutores:
Aline Castro, Wilson Bueno
Obtenha resultados mais efetivos em comunicação pública por meio de diagnóstico, estratégia e planejamento em um contexto de maior exigência de resultados, restrição de recursos e profundas mudanças na comunicação e na política. Veja exemplos práticos de modelos de diagnóstico rápido em comunicação, concepção de estratégia e modelos de planejamento. Aprenda a metodologia de estratégia em comunicação e como empregar metodologias de diagnóstico e planejamento em comunicação pública.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 3: Comunicação Pública Digital: Gestão, Estratégias e Operacionalização 07 e 14 de junho de 2025Instrutor:
Erica Abe
Estude o universo e a cultura digitais e seu impacto no ambiente da comunicação pública. Entenda o papel de novos profissionais e novos produtos no mercado de trabalho. Desenvolva estratégias para comunicação digital, monitoramento, produção de conteúdo e SAC 2.0. Conheça ferramentas de interação com o cidadão como plataformas, aplicativos, redes sociais etc.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 4: Estratégias Em Relações Com As Mídias: Muito Além de Assessoria de Imprensa 28 de junho e 5 de julho de 2025Instrutor:
Jorge Duarte
Entenda o que é e como elaborar uma estratégia de comunicação, levando em conta as transformações no sistema de informação e a atuação de assessores de imprensa. Estude práticas de atendimento à imprensa e relacionamento com veículos de comunicação e jornalistas. Compreenda o papel, potencial e uso dos instrumentos de relacionamento com a imprensa e aperfeiçoe a relação com jornalistas.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 5: Mensuração da Comunicação Na Área Pública 12 E 19 DE JULHO DE 2025Instrutor:
Marcos Andre Costa
Aprenda a gerenciar pesquisas, contextualizando a mensuração, discutindo metodologias de avaliação e adquirindo senso crítico para construir questionários. Analise a efetividade e o retorno sobre investimento (ROI) de campanhas e projetos, aplicando técnicas de planejamento e coleta de dados específicas para o setor público.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 6: Gestão de Riscos e Crises Em Comunicação: Uma Agenda Permanente 26 DE JULHO E 02 DE AGOSTO DE 2025Instrutor:
Armando Medeiros de Faria
Saiba como identificar riscos, os desdobramentos imediatos de crises e a importância de uma cultura preventiva. Aprenda os instrumentos de gerenciamento, como planos de contingência e as diferentes situações de crise. Ao final, você estará capacitado a enfrentar situações extraordinárias e a desenvolver estratégias de resiliência para lidar com a vulnerabilidade do ambiente político e informacional, incorporando ferramentas modernas de comunicação em situações de crise.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 7: Gestão de Equipes, Estruturas e Processos de Comunicação Pública 16 E 23 DE AGOSTO DE 2025Instrutor:
Vivian Rio Stella
Entenda como liderar, comunicar-se de forma assertiva e gerenciar conflitos por meio de atitudes e habilidades de influência e comunicação. Aprimore sua percepção, empatia e escuta ativa para estabelecer melhores relações interpessoais, gerenciar pessoas e processos e minimizar conflitos, construindo um bom clima organizacional.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 8: Gestão da Comunicação Interna: Informação e Diálogo Com Empregados da Área Pública 30 DE AGOSTO E 06 DE SETEMBRO DE 2025Instrutor:
Carlos Netto
Estude as principais tendências da área de comunicação interna e aprenda a identificar os principais gargalos do setor. Você estará capacitado para buscar alternativas viáveis e contextualizadas para a realidade da área pública e das organizações.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 9: Gestão de Publicidade, Marketing e Patrocínio 13 e 20 de setembro de 2025Instrutor:
Jose Otaviano Pereira
Entenda como brifar, negociar e desenvolver um plano estratégico com ações de publicidade, marketing e patrocínios. Por meio da reflexão sobre o relacionamento entre clientes e fornecedores e sobre os processos envolvidos na gestão de marcas, você irá exercitar o pensamento estratégico e capacitar-se para tomarem decisões assertivas, inclusive para processos de terceirização e gestão de contratos e serviços.Aula avulsa disponível, clique aqui AULA 10: Seminários de Comunicação Pública 25 de outubro e 1 de novembro de 2025Instrutores:
Jorge Duarte, Emiliana Pomarico Ribeiro
Certificado valorizado no mercado
Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.
PROFESSORES
Instrutores atuantes no mercado.
INVESTIMENTO
-
EMPRESAS
Precisa de uma proposta formal
para apresentar à sua empresa?
Baixe um documento com todas as informações do curso
clicando aqui.
-
ASSOCIADOS
-
NÃO ASSOCIADOS
//get_field('infos_abaixo_dos_precos');?>
Formas de Pagamento:
- Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
- Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
- Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
- Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.
CADASTRE-SE PARA RECEBER OS PRÓXIMOS CURSOS, LANÇAMENTOS E NOVIDADES