
Claudia Lemos
Cláudia Lemos atua em comunicação nas organizações desde 1991. Coordenou equipes de portes variados em empresas, instituições públicas e no terceiro setor. Na Procuradoria-Geral da República foi assessora-chefe (2003-2005) e secretária de Comunicação (2013-2014); no Conselho Nacional do Ministério Público foi assessora-chefe de Comunicação (2010-2013); no Supremo Tribunal Federal, gerenciou o projeto de implantação da TV Justiça (2001-2003); na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, foi assessora especial (2003), entre outros trabalhos. É funcionária da Câmara dos Deputados, onde atua na TV Câmara, como editora, e no Centro de Formação (Cefor), como professora e pesquisadora. Jornalista (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em Estudos Literários pela UFMG, foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright (2004). É autora de capítulos de livros técnicos e de artigos publicados em periódicos especializados. Sócia fundadora do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).
Jorge Antonio Menna Duarte
Jornalista, Relações-Públicas, Doutor em Comunicação. Atuou em redações e foi dono de agência de comunicação. Trabalha com comunicação na área pública desde 1990. É gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa. Atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2004 a 2012) onde foi Assessor Especial e Diretor de Comunicação Pública. Coordenou dezenas de media trainings, cursos e eventos de comunicação, no Brasil e exterior e deu apoio e consultoria para dezenas de organizações públicas. É professor de pós-graduação em várias universidades e autor de pesquisas, livros, manuais e textos sobre relacionamento com a imprensa, media training e comunicação organizacional, pública e científica. É organizador dos livros "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação", "Glossário de Comunicação Pública", "Ciência para comunicação, comunicação para ciência". É autor de "A Viagem das Sementes", "Comunicação e Tecnologia na Cadeia Produtiva da Soja em MT", "Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento" e "No Palácio, com a Imprensa". É diretor de Relações Acadêmicas da Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública. Top 5 Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste 2015, 2016 e 2017 eleito por profissionais de Comunicação.
Paulo Nassar
Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola. Fez pós-doutorado pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN – ECA/USP). Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da ECA-USP (entre 04/2009 - 06/2015), é autor de “A comunicação da pequena empresa”, “O que é comunicação empresarial”, “Tudo é comunicação”, “Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações” e “Comunicação todo dia”. Organizou diversas obras e publicou mais de duzentos ensaios, artigos e capítulos de livros. É diretor-presidente da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. É também idealizador e criador do Brazilian Corporate Communications Day e da BR.PR magazine (a primeira revista global da comunicação empresarial brasileira) além de ser diretor editorial da revista Comunicação Empresarial. Ganhou em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime Achievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.