CURSO LIVRE

Comunicação Pública na Prática - Seminário de Abertura

Desafios da Comunicação nos Executivos em Anos Eleitorais e Experiências Bem-Sucedidas

  • Data: 16 de maio de 2026
  • Sábado
  • Horário: 14h às 17h
  • Carga horária: 3 horas
  • Aulas online ao vivo  (com gravações disponíveis na área do aluno durante o curso)

Essa Aula faz parte do Programa Avançado em Comunicação Pública – ONLINE, com o objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. O curso avançado possui carga horária total de 60 horas. Você poderá adquirir o programa completo ou somente essa aula específica.

O painel de abertura do curso reunirá cinco secretários estaduais de Comunicação, representando as cinco regiões do país, para um diálogo sobre o papel estratégico da comunicação pública na gestão estadual. O objetivo é oferecer uma visão plural e contemporânea sobre práticas, dilemas e aprendizados que definem a comunicação de governo no Brasil de hoje.

Profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública.

PROGRAMA

  1. Desafios da comunicação nos executivos estaduais
    • Estrutura, prioridades e integração da comunicação com a gestão pública.
    • Relação com públicos diversos: imprensa, servidores e cidadãos.
    • Planejamento, avaliação e resultados: construir valor público da comunicação.
  2. Desafios da comunicação em ano eleitoral
    • Fronteiras entre comunicação pública, institucional e eleitoral.
    • Garantia de transparência, legalidade e ética na divulgação de ações de governo.
    • Estratégias de continuidade e preservação da confiança institucional.
  3. Experiências bem-sucedidas
    • Boas práticas e inovações em comunicação pública nos estados.
    • Integração com a gestão.
    • Casos (p.ex: gestão de crise, suporte a programas de governo, iniciativas como linguagem simples ou modernização institucional).

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$880,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.320,00

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