As 4 habilidades exigidas de um comunicador hoje (IA já é uma delas)

IA perguntas

As 4 habilidades exigidas de um comunicador hoje (IA já é uma delas) 

A função de comunicador sempre exigiu uma combinação delicada entre visão generalista e especializações pontuais. A amplitude de temas e a multiplicidade de públicos com os quais o profissional interage tornam impossível atuar com profundidade sem isso. No entanto, o cenário atual — marcado pela aceleração tecnológica, pela fragmentação dos canais e pela crescente pressão por resultados — isso ganho novos contornos, com algumas habilidades já sendo ecisivas para sustentar relevância no dia a dia corporativo. 

Hoje, destaco quatro competências fundamentais: 

  1. Decisão com base em dados

As organizações, e a comunicação dentro delas, tornaram-se profundamente metrificadas. Não basta narrar histórias: é necessário traduzir dados em insights acionáveis, construir diagnósticos que sustentem estratégias, apresentar soluções que se conectem a métricas de desempenho e provar resultados com números. A capacidade de tomar decisões baseadas em evidências é o que confere peso político e relevância corporativa ao comunicador. 

  1. PR 2.0

O campo das relações públicas deixou de estar restrito a jornalistas e formadores de opinião tradicionais. Hoje, o profissional de comunicação deve dialogar em ecossistemas plurais, que incluem influenciadores digitais, podcasters, youtubers e gestores de comunidades. Além disso, os canais proprietários das organizações precisam ser tratados como veículos estratégicos, demandando linguagem própria, consistência editorial e visão de construção de audiências. 

  1. Gestão de crise

A circulação de informações no ambiente digital é instantânea e, muitas vezes, incontrolável. Isso faz com que crises reputacionais possam surgir com frequência maior e intensidade ampliada. Nesse contexto, a habilidade de gerir crises se torna cada vez mais obrigatória. Significa monitorar cenários, antecipar riscos e estruturar protocolos de resposta que preservem confiança e credibilidade. 

  1. Inteligência Artificial

A IA Generativa representa uma mudança estrutural na forma de planejar e executar a comunicação. Do levantamento de informações à elaboração de planejamentos; da concepção de estratégias à criação de conteúdos; da análise de resultados à projeção de desempenho e relatoria — a IA já se tornou uma extensão indispensável da prática profissional. Usada de forma crítica e estratégica, ela amplia a inteligência humana e libera tempo para o que realmente importa: pensar e decidir com clareza. 

Para auxiliar profissionais a desenvolverem habilidades como essa, a Aberje oferece o Curso Completo em Gestão da Comunicação Digital, que começa na próxima semana. As aulas são feitas trazendo as principais questões do ambiente digital, com suas soluções e ferramentas, aplicadas à Comunicação Corporativa. Caso ainda não conheça este curso, clique aqui para conhecer. 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *