CURSOS LIVRES

COMO CONSTRUIR, ANALISAR E APRESENTAR INDICADORES E ÍNDICES

SOBRE O CURSO

Nas Ciências Sociais aplicadas é frequente o uso de instrumentos para a mensuração de fenômenos sociais. Em diversas disciplinas desse campo, como em Comunicação, pode-se recorrer a recursos estatísticos, mediados por métodos histórico-sociológicos, para a interpretação dos fenômenos sociais que ocorrem na sociedade, de forma geral, ou no ambiente empresarial. O aperfeiçoamento do uso de indicadores e índices, são resultados de um longo esforço multidisciplinar de interpretação da realidade, que parte da análise para a construção de sínteses. Esse esforço busca, assim, alcançar uma maior capacidade de intervenção na realidade geral da qual se partiu. Para a área da Comunicação, o uso de indicadores tem crescido cada vez mais em importância. Indicadores são hoje instrumentos potentes para a identificação e interpretação dos fenômenos envolvidos nos processos, e ações de Comunicação Empresarial. Os índices permitem, ainda, a sumarização de fenômenos complexos, facilitando a sua interpretação, e o acompanhamento do seu desempenho no decorrer do tempo. Na contemporaneidade, se exige do Comunicador habilidades na gestão dos processos que comanda ou desempenha. Para isso, o domínio da construção de indicadores e índices, e a capacidade de apresentar dados sistematizados, são vantagens efetivas que contribuem para o sucesso de carreiras e empresas. Por fim, esses conhecimentos se integram à demanda atual das empresas pela tomada de decisões, cada vez mais, baseadas em dados.

Criar proposta para empresa