CURSOS LIVRES

Comunicação para Sustentabilidade: a estratégia ESG como alicerce de reputação forte

SOBRE O CURSO

Por que a comunicação da sustentabilidade é estratégica para os negócios?  A Sustentabilidade e reputação possuem uma interlocução estratégica muito forte, pois partem de uma essência comum: entender as demandas e expectativas dos seus públicos estratégicos.
Iniciamos 2020 com o CEO da BlackRock, Larry Fink cobrando (novamente) mudanças estruturais nas finanças, inserindo a sustentabilidade como balizadora de investimentos, para melhorar resultados a longo prazo em processos de tomada de decisão nos negócios. Empresas que não conseguem provar seu propósito, o quanto geram de valor para a sociedade, e o quanto são merecedoras de lucro admirável perderiam e perderão investidores, clientes e reputação. Nesse contexto, passa a ser essencial, desafiando a comunicação e o diálogo com os stakeholders estarem coerentes com a tomada de decisão dos líderes das empresas.
Muitas empresas estão preocupadas em alinhar a sustentabilidade ao seu negócio ou construí-lo a partir dela. Se antes práticas de governança (G) com foco na saúde financeira da empresa eram mais valorizadas, da última década para cá, vimos a influência da parte ambiental e social (ES) aumentar consi-deravelmente não apenas nos relatórios, mas nas rotinas empresariais. E neste sentido, a pressão por parte dos investidores em relação a excelência do termo ESG colabora para alavancar negócios sólidos e testar sua adaptabilidade à Agenda 2030. Sob este prisma a gestão da reputação.

Criar proposta para empresa