CURSOS LIVRES

Cultura organizacional como chave para uma comunicação interna eficaz

SOBRE O CURSO

A busca pela comunicação eficaz é um dos objetivos mais desejados e pedidos pelos e para os que atuam na comunicação interna. Não é raro observarmos as seguintes perguntas no dia a dia desses profissionais: Como fazer com que o funcionário se interesse pelas notícias corporativas? Como competir com outras fontes de informação? Como verificar se a mensagem foi assimilada corretamente e que atitudes ela ajudou a promover? Como usar a comunicação para fortalecer o employer branding e gerar valor para a organização?
Todos esses questionamentos – que já faziam parte do cotidiano de um mundo globalizado e de suas empresas em rede – passaram a fazer ainda mais sentido em situações adversas e de crises, como a que passamos atualmente com a pandemia do Coronavírus e a consequente mudança das relações de trabalho e de percepção do mundo causadas por ela.
A eficácia do processo comunicacional está em conhecer profundamente a audiência para assim conseguir oferecer as melhores ferramentas e montar as estratégias mais assertivas dentro da comunicação.
É nesse contexto que a Cultura Organizacional se torna uma grande amiga para a comunicação eficaz. Ao conhecer os sistemas de crenças, valores e propósito de um grupo, torna-se muito mais fácil montar comunicações que chamem a atenção, sejam mais bem assimiladas e fortaleçam os comportamentos e atitudes esperadas pela liderança para aqueles que fazem parte da empresa.
É num ciclo, que também usa a Teoria dos Públicos, de Fábio França, e o Planejamento Estratégico, que a comunicação reforça a cultura desejada e minimiza a diferença entre ela e percebida.
É trabalhando a Cultura Organizacional que construiremos a base para a Comunicação Organizacional Eficaz.

Criar proposta para empresa