PROGRAMAÇÃO
Exploraremos o universo das principais inteligências artificiais generativas disponíveis atualmente, como ChatGPT, Midjorney, entre outras ferramentas interessantes, que potencializam e auxiliam no processo criativo de comunicação e marketing.
- Introdução a Inteligência Artificial – e a desmistificação do conceito
- Machine learning (Do Deep Mind ao Chat GPT) – Breve histórico para mostrar como chegamos a essas novas tecnologias
- AI em todo lugar ao mesmo tempo – Mostrando diversas aplicações de AI, inclusive em programas e ferramentas que o grupo já talvez utilize, mas sem necessariamente estar ciente disso. É o momento “Wow, não sabia que isso poderia ser feito com AI”
- Language Models e OpenAI – principalmente focando no ChatGPT, começando por um breve histórico e mostrando a sua evolução. Momento de mostrar como ele funciona, dar dicas e apontar boas práticas, formas de problem solving para diferentes situações aplicáveis à comunicação da empresa, ensinar sobre o que tende a funcionar bem e o que ainda precisa melhorar do modelo, além de demonstrar a diferença entre o GPT 3.5 e o GPT 4
- Momento prático Language Models – Momento de exercícios práticos com um approach real-world scenario, ou seja, podemos criar desafios para copy de post de social media, textos para e-mail mkt, textos para comunicados internos, roteiros de vídeo institucional, entre outras aplicações, a ser alinhada conforme a principal utilização da turma
- Midjourney – Momento para explorar a capacidade visual de AI generativa em uma das principais ferramentas. Após um brevíssimo histórico, será mostrado o processo de uso, como funciona troubleshooting, além de exemplos de boas práticas. Também serão mostradas outras ferramentas cujo foco é imagem, como Dall-e, Stable diffusion, entre outras
- Momento prático Midjourney – Explorar exercícios práticos com Midjourney. Ex: Criar uma imagem para acompanhar o copy ou email marketing anteriormente gerado
- A arte do prompt – Tendo já tocado nesse assunto nos diferentes modelos de AI, esse momento traz especificamente a questão de prompts, dando dicas práticas, fornecendo modelos para servir como base e apontando as diferenças entre GPT e Midjourney no que diz respeito à criação de prompts
- Sprint final – Tendo já passado pelos pontos principais de AI generativo, a proposta aqui é finalizar o treinamento com um sprint criativo que utilize o máximo possível das ferramentas exploradas no curso para uma campanha que possa possivelmente ser utilizada pela turma. Por isso, o briefing e direcional do sprint se darão a partir de necessidades específicas e reais do dia a dia dos participantes.