CONFIRMADO

É cada vez mais patente o papel estratégico da Comunicação para as organizações. O investimento na construção de relacionamentos que gerem valor para todos os stakeholders, identificando necessidades, riscos e gaps, e trabalhando para mitigá-los, é algo que as grandes empresas já incorporaram às suas agendas, premidas pelas exigências a cada dia maiores de investidores, consumidores e da sociedade.

Por um lado, o novo cenário representa uma oportunidade sem precedentes para uma abordagem mais estratégica da Comunicação nas organizações. Assim como o crescente protagonismo das temáticas ESG (do inglês environment, social and governance), a recente crise provocada pela pandemia do coronavírus aprofundou tanto os desafios quanto as oportunidades. Artigo publicado pela consultoria Korn Ferry em 2020, “Chief Communication Officers – The Pandemic´s New Leaders” destaca vantagens competitivas dos profissionais de Comunicação diante das habilidades que o cenário atual exige das lideranças: agilidade, pensamento estratégico, gerenciamento de riscos, visão holística e relacionamento com stakeholders.

Por outro lado, ocupar efetivamente esse espaço estratégico ainda não é a realidade de boa parte dos profissionais de Comunicação, sobretudo porque isso depende de um entendimento da alta administração das empresas a respeito do valor que a Comunicação pode agregar aos resultados. Nas empresas em que board e C-level reconhecem a importância de uma atuação estratégica da Comunicação, o profissional tem um caminho pavimentado para alcançar melhores resultados. Quando não há esse reconhecimento a priori, no entanto, o primeiro passo deve ser construí-lo.

Da mesma forma que a Comunicação Integrada deve ser utilizar de todas as ferramentas do mix de comunicação para gerar valor no relacionamento com os diferentes públicos, a construção de uma área de Comunicação estratégica passa pela geração de valor no relacionamento com as demais áreas da empresa – ou seja, deve acontecer de dentro para fora. O profissional de Comunicação do presente e do futuro precisa desenvolver capacidade analítica, fortalecer habilidades e aplicar ferramentas que possibilitem a construção desses relacionamentos. O caminho para a Comunicação estratégica passa, necessariamente, por suas interfaces. 

Profissionais e/ou futuros profissionais de comunicação

PROGRAMA

OBJETIVOS DO CURSO

  • Promover a reflexão a respeito do papel estratégico da Comunicação no cenário atual – atuação dos líderes e abordagem da área na condução de seus objetivos e no estabelecimento de indicadores e metas;
  • Contextualizar a Comunicação como processo do qual a divulgação é apenas uma das etapas, aprofundando o entendimento dos demais blocos estratégicos;
  • Orientar a análise do ambiente interno para identificação das interfaces estratégicas para a Comunicação;
  • Identificar oportunidades de fortalecimento da atuação estratégica por meio da governança – plano estratégico, comitês, normativos.
  • Promover a reflexão sobre o papel e as habilidades requeridas do líder de Comunicação com atuação estratégica.

TÓPICOS ABORDADOS

  • Apresentação e aprofundamento do Global PR & Communication Model 2021 e seus cinco blocos estratégicos;
  • Plano Estratégico de Comunicação Integrada;
  • Boas práticas na construção de valor nas interfaces com Gestão de Pessoas, Conformidade, Relações com Comunidades, Relações com Fornecedores, Relações com Investidores e Sustentabilidade;
  • Papel dos temas transversais sob gestão da Comunicação – à luz de Reputação e Direitos Humanos;
  • Governança da Comunicação Estratégica – comitês e normativos;
  • O papel do líder de Comunicação e o papel da Comunicação para a liderança: conceitos de liderança nível 5, liderança evolutiva, organização sem medo.

PROFESSORES

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$875,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$1.312,50
  • EMPRESAS

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