CURSOS LIVRES

Gestão de mudança

SOBRE O CURSO

Diferentes estudos e pesquisas apontam que entre 45% a 70% das fusões e aquisições não são bem-sucedidas em todo o mundo. Segundo especialistas, a principal causa da destruição de capital seria o deficiente gerenciamento da integração. “A maioria das empresas superestimam sua capacidade e acreditam que a integração transcorre como um negócio normal, mas a fusão de duas culturas empresariais é um outro tipo de desafio”, explica o analista Joachim Spill, da Ernst & Young. Maior que os desafios técnicos, empresas, muitas vezes, são derrubadas pelos desafios comportamentais impostos pela complexidade humana.  Esses impactos podem ser geridos e superados se os líderes compreenderem que a adaptação das pessoas e a criação de uma nova cultura são processos demorados e difíceis. Em muitas aquisições, a tendência tem sido focar nos processos e esquecer as pessoas – e este é um grande risco. 

A comunicação tem um papel central nesse processo se compreendermos que cultura, antes de tudo, é linguagem, é código. Nas fusões, em um primeiro momento, a comunicação deve ter como objetivo informar de maneira abrangente a todos, de forma a minimizar especulações que no dia-a-dia geram insegurança, inquietude e ansiedade.  A presença desses sentimentos alimenta o clima de tensão, medo e desconfiança com impactos indesejados no desempenho dos funcionários.

São os o líderes que disseminam a cultura organizacional. A forma como os líderes exercem seu poder influencia o comportamento das pessoas, criando maior ou menor resistência. Por isso é tão importante preparar as lideranças para que se comuniquem e se comportem de forma adequada. 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais que almejam cargos em comunicação interna

  • 6
    HORAS

  • 2
    DIAS

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

23 e 30 de novembro de 2024
AULAS AOS SÁBADOS 9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

OBJETIVOS

O objetivo geral deste programa é promover a reflexão, o aprendizado e o desenvolvimento de competências de comunicação que transcendam os aspectos técnicos e promocionais. Tem a intenção de intervir sobre a comunicação como uma habilidade humana, que pode ser aplicada de forma efetiva e estratégica para a edificação de relacionamentos e vínculos mais confiáveis, colaborativos e, consequentemente, mais produtivos.

PROGRAMAÇÃO

  • Conteúdos sobre o contexto do mundo – Por que é tão importante pensar em comunicação agora?
  • Como lidar com mudanças?
  • A comunicação comigo, com o outro e com o mundo. Aprender com as relações.
  • Somos todos seres comunicantes – A comunicação como responsabilidade de todos.
  • Comunicação como comportamento – “Tudo o que você faz, ou não faz, diz ao mundo quem você é”.
  • A comunicação como diferencial competitivo para a liderança – pesquisas e referências
  • Prática de diálogo: falar com intenção, ouvir com profundidade
  • O custo da má comunicação

PROFESSORES

Vania Bueno

Vania Bueno

Vania Bueno é comunicadora, palestrante, professora e consultora em comunicação na governança, desenvolvimento humano e organizacional. É jornalista, com pós-graduação em Comunicação Empresarial e mestrado em Organizational Development and Positive Change pela Case Western Reserve. Tem formação complementar em metodologias de Diálogo, Transformação de Conflitos, Inteligência Emocional, Práticas Colaborativas, Ética Aplicada, Terapia Narrativa, Formação para Conselheiros (IBGC). Atua como facilitadora e mentora para indivíduos, grupos e organizações. É professora nos cursos de pós-graduação ECA/USP, ESALQ/USP, MBA EACH/USP, UFSCar, MBA Aberje e do Centro de Educação Albert Einstein. Instrutora no curso para conselheiros do IBGC - Instituto Bras. de Governança Corporativa, no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros na FDC e membro voluntária do Conselho da Presidência da Pathfinder International. Empreendedora no setor de comunicação por 40 anos atendendo organizações de diferentes setores e portes. Participou como co-autora ou com capítulos específicos das seguintes publicações: Thamisa – Dinâmicas Humanas no Conselho (IBGC), Comunicação Organizacional Estratégica (ed. Summus), Colaboração e Diálogo (ed. CRV) e A Prática da Sustentabilidade (IBGC). TEDx speaker.
23 e 30 de novembro de 2024
AULAS AOS SÁBADOS 9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 780,00R$ 1.050,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

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A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

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INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os encontros são em formato online, por meio da plataforma ZOOM. O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets ou celulares. Faça download neste link. https://zoom.us/download