PROGRAMAÇÃO
1) Introdução sobre a importância do tema
Na maioria das organizações públicas, o planejamento estratégico foi incorporado aos métodos, ou pelo menos ao discurso sobre gestão. Apesar disso, as equipes de comunicação têm dificuldade em extrair resultados da nova cultura, seja porque os profissionais da área vêem os instrumentos de planejamento como burocráticos e incompatíveis com o ritmo das demandas da área, seja porque esses métodos são de fato pouco adaptados à comunicação. Entretanto a exigência cada vez maior de resultados, a restrição de recursos e o ambiente de profundas mudanças na comunicação e na política impõem a necessidade de avaliar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. É para isso que o curso pretende contribuir, apresentando recursos de planejamento formatados de maneira que seja viável sua aplicação no setor público brasileiro.
2) Objetivos do curso
1- Sensibilizar os alunos para o conceitos e prática de Comunicação Pública;
2- Familiarizar os alunos com o conceito e a operacionalização de estratégias em comunicação;
3- Capacitar os alunos a empregar metodologias simplificadas de planejamento em comunicação pública.
3) Programa do curso
Comunicação Pública: conceitos, evolução, práticas. Comunicação Estratégica: Definições e Operacionalização. Estratégia em Comunicação: Conceitos, o profissional estrategista, prática em estratégia, usos e casos. Planejamento em Comunicação.
4) Benefícios para os participantes
Ao participar deste curso, o aluno conhecerá técnicas de planejamento de aplicação prática em comunicação e irá experimentar como utilizá-las. Também serão apresentados exemplos de uso dessas técnicas para melhorar os resultados das instituições.
5) A metodologia aplicada
O curso incluirá indicações de leituras prévias e posteriores sobre metodologia de planejamento e estudos de casos, aula expositiva, exercícios individuais e em grupo.