As mudanças climáticas representam um risco sistêmico para a sociedade e o sistema econômico global. Diante da emergência climática, a transição para uma economia de baixo carbono representa tanto uma necessidade para evitar os impactos associados aos eventos climáticos extremos quanto uma oportunidade econômica a ser explorada por diversos setores econômicos. Este curso apresentará um panorama dos desafios e oportunidades associados à economia de baixo carbono, assim como seu papel essencial no combate às mudanças climáticas.
Curso destinado a profissionais que trabalham com as questões de Sustentabilidade/ESG em suas organizações ou que almejam trabalhar ou se aprofundar na temática.
PROGRAMA
Objetivos do curso
- Apresentar os principais conceitos associados à economia de baixo carbono, sua importância e seu papel na mitigação das mudanças climáticas;
- Compreender as causas e os impactos esperados das mudanças climáticas e do papel crítico da transição para uma economia de baixo carbono;
- Explorar as diferentes políticas e instrumentos que podem ser utilizados para apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, incluindo imposto sobre o carbono, subsídios e outros mecanismos financeiros;
- Promover a capacidade de avaliação do impacto das iniciativas e estratégias da economia de baixo carbono e desenvolver suas próprias ideias para mitigar a mudança climática.
Benefícios para os participantes
Ao final do curso, o/a participante poderá:
- Explicar a emergência climática e os principais riscos associados à economia.
- Acompanhar discussões sobre potenciais soluções e desafios para a transição para uma economia de baixo carbono, incluindo redução da pegada de carbono, eficiência energética e precificação de carbono.
- Entender o contexto regulatório brasileiro para promoção da gestão de riscos climáticos e ação climática no setor financeiro.
Metodologia
Exposição dialogada e dinâmicas em grupo.
CADASTRE-SE PARA RECEBER OS PRÓXIMOS CURSOS, LANÇAMENTOS E NOVIDADES