CURSO COMPLETO
GESTÃO DA REPUTAÇÃO
INSCRIÇÕES ABERTAS
- Data: 27 de maio a 7 de agosto de 2026
- Aulas às quartas e sextas
- Horário: 09h – 12h
- Carga horária: 66 horas
- Aulas online ao vivo (as gravações ficam disponíveis na área do aluno durante o curso)
- Valor: a partir de R$ 7.000,00
Construa uma reputação duradoura para sua organização.
O que você vai aprender?
O curso capacita profissionais a compreenderem a gestão da reputação a partir da dinâmica das organizações com a comunidade, contribuindo para fortalecer sua imagem e permitir com que construam um relacionamento de confiança com seus públicos. Ministradas por especialistas, com emissão de certificado ao final, as aulas abordam as ferramentas necessárias para que as instituições possam estabelecer compromissos com cidadania, transparência e compliance.
- Gestão da reputação;
- Conceito de Licença Social para Operar (LSO);
- Relações de poder entre grupos sociais e stakeholders;
- Cidadania corporativa, transparência e compliance;
- Redução de impactos e negociação de soluções positivas.
A quem se destina?
Profissionais das áreas de Comunicação, Relações Institucionais, empresários, estrategistas, consultores que têm ou almejam alcançar responsabilidades relativas à reputação da sua organização ou de seus clientes.
PROGRAMA
AULA. 1: Desafios 2026 Na Gestão da Reputação 27 e 29 de maio de 2026Instrutor:
Carlos Parente
• O que é reputação e como se forma: entre percepção e coerência.
•O novo cenário reputacional para as organizações
•Tendências sociais e tecnológicas que redefinem a reputação.
•O impacto da IA generativa, deepfakes e desinformação na confiança pública.
•A nova dinâmica entre mídia, sociedade e organizações.
•Da narrativa ao comportamento ético: o fim do “discurso vazio”.
•Gestão de controvérsias e expectativas sociais em tempos de polarização.
•Modelos de governança comunicacional e integração com a estratégia corporativa.
•Como preparar a liderança e as equipes para crises e dilemas éticos.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 2: Principais Desafios da Licença Social Para Operar 3 e 5 de junho de 2026
- Conceitos e práticas.
- Evolução do tema.
- Estratégias de implementação.
- Integração com áreas afins.
- Passos para a construção da Licença Social para Operar.
- Apresentação e discussão de casos reais.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 3: Como Fazer O Planejamento Para A Gestão da Reputação 17 e 19 de junho de 2026• A reputação como capital simbólico e vantagem competitiva.
•Ferramentas de diagnóstico: análise de percepção, mapeamento de stakeholders e auditoria reputacional.
•Identificação de forças, fragilidades e riscos reputacionais.
•Definição de objetivos e metas reputacionais.
•Conexão entre propósito, valores e narrativa corporativa.
•Estratégias de posicionamento e alinhamento interno.
•Matriz de stakeholders e priorização de temas críticos.
•Construção de um mini “plano de gestão da reputação” aplicável à realidade dos participantes.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 4: Relações Públicas Na Gestão da Reputação 24 e 26 de junho de 2026Instrutor:
Else Lemos
• O ambiente contemporâneo das Relações Públicas: desafios éticos, tecnológicos e comunicacionais.
•Repertórios socioculturais, Influência social e reputação: o poder da comunicação na consolidação da imagem pública.
•Planejamento estratégico em Relações Públicas: da centralidade organizacional à orientação para os públicos e a sociedade.
•Casos e práticas de comunicação que influenciam a dinâmica reputacional
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 5: Como Medir A Reputação da Organização? 1 e 3 de julho de 2026Instrutor:
Ricardo Castellani
• Por que medir: de percepção a valor estratégico
•Desafios e riscos da intangibilidade
•Como transformar reputação em indicador de gestão
•Indicadores qualitativos e quantitativos
•Monitoramento de stakeholders e pesquisas de percepção
•Análise de mídia e voz digital
•Modelos de referência (RepTrak, Merco, Pulse)
•Leitura dos dados e identificação de padrões
•Cruzamento com indicadores de negócio e estratégias da organização
•Como comunicar os resultados à liderança
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 6: Employer Branding e O Papel Estratégico da Comunicação Interna No Engajamento 8 e 10 de julho de 2026Instrutor:
Lilian Gaino Dorighello
- Ferramentas estratégicas de comunicação.
- Consistência entre mensagens e atos.
- Informar, formar e engajar para transformar.
- Construção e monitoramento do processo.
- Apresentação e discussão de casos reais.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 7: Relacionamento Com Jornalistas e Influenciadores Na Gestão da Reputação 15 e 17 de julho de 2026Instrutor:
Luiz Chinan
- O papel da assessoria de imprensa na gestão da reputação
- Ibound PR: a fusão entre marketing digital, publicidade e assessoria de imprensa
- O uso sinérgico das mídias proprietárias, sociais, espontâneas e pagas
- Estratégias digitais para atrais jornalistas e influenciadores digitais
- Planejamento de ações de divulgação com o inbound
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 8: Redes Sociais e Ia Na Gestão da Reputação 22 e 24 de julho de 2026
- Fundamentos da gestão contemporânea da reputação
- A nova lógica da influência e da confiança nas rede
- Plataformas e públicos: comportamento, engajamento e comunidades
- Gestão da reputação em ecossistemas digitais
- Posicionamento, propósito e construção de marca na era dos algoritmos
- Ferramentas de IA aplicadas à análise de sentimento e comportamento de stakeholders
- Predição de riscos e gestão de crises com apoio da inteligência artificial
- Boas práticas e estudos de caso: marcas, instituições e lideranças
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 9: O Papel Estratégico de Relações Institucionais e Governamentais Com O Poder Público 29 e 31 de julho de 2026Instrutor:
Ibiapaba Netto
- Conceitos e boas práticas.
- Do’s e Dont’s.
- Construção de narrativas.
- Lobby, advocacy e mobilização.
- Integridade e compliance no processo.
- Apresentação e discussão de casos reais.
Aula avulsa disponível, clique aqui AULA. 10: Atuação Estratégica Na Gestão da Reputação – Edição 4 05 e 07 de agosto de 2026Instrutores:
Elisa Prado, Paulo Marinho
- Novas competências.
- Atuação integrada (ferramentas).
- Identificação e priorização de temas estratégicos convergentes.
- Estratégias de implementação.
- Monitoramento e mitigação.
- Apresentação e discussão de casos reais.
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Certificado valorizado no mercado
Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.
PROFESSORES
Coordenador: Prof. Carlos Parente
INVESTIMENTO
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EMPRESAS
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ASSOCIADOS
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NÃO ASSOCIADOS
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Formas de Pagamento:
- Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
- Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
- Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
- Empenho (aceito somente se for recebido antes do curso) *Emitimos Nota Fiscal. A Aberje está cadastrada no Sicaf.
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