CURSOS LIVRES

CONFIRMADO
Comunicação para Sustentabilidade: a estratégia ESG como alicerce de reputação forte

SOBRE O CURSO

Por que a comunicação da sustentabilidade é estratégica para os negócios?  A Sustentabilidade e reputação possuem uma interlocução estratégica muito forte, pois partem de uma essência comum: entender as demandas e expectativas dos seus públicos estratégicos.
Iniciamos 2020 com o CEO da BlackRock, Larry Fink cobrando (novamente) mudanças estruturais nas finanças, inserindo a sustentabilidade como balizadora de investimentos, para melhorar resultados a longo prazo em processos de tomada de decisão nos negócios. Empresas que não conseguem provar seu propósito, o quanto geram de valor para a sociedade, e o quanto são merecedoras de lucro admirável perderiam e perderão investidores, clientes e reputação. Nesse contexto, passa a ser essencial, desafiando a comunicação e o diálogo com os stakeholders estarem coerentes com a tomada de decisão dos líderes das empresas.
Muitas empresas estão preocupadas em alinhar a sustentabilidade ao seu negócio ou construí-lo a partir dela. Se antes práticas de governança (G) com foco na saúde financeira da empresa eram mais valorizadas, da última década para cá, vimos a influência da parte ambiental e social (ES) aumentar consi-deravelmente não apenas nos relatórios, mas nas rotinas empresariais. E neste sentido, a pressão por parte dos investidores em relação a excelência do termo ESG colabora para alavancar negócios sólidos e testar sua adaptabilidade à Agenda 2030. Sob este prisma a gestão da reputação.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais que atuam em Comunicação, nos níveis de analista, coordenação ou gerencial

  • 08
    HORAS

  • 4 AULAS

  • AULAS

    ONLINE

    VIA ZOOM

18, 19, 20 e 21 de outubro de 2022
das 17h às 19h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OBJETIVOS DO CURSO

  • Aprofundar o conhecimento sobre os desafios da gestão da reputação e da comunicação na perspectiva da nova estratégia ESG;
  • Contribuir para o pensamento disruptivo e inovador dos processos de comunicação para sustentabilidade – eliminar etapas, rever processos, quebrar paradigmas;
  • Redesenhar o propósito da gestão de reputação e comunicação ppara sustentabilidade nas empresas;
  • Estabelecer indicadores sobre o grau de confiança do posicionamento das empresas junto aos seus públicos em longo prazo;
  • Permitir o desenvolvimento e o domínio de uma nova abordagem de relacionamento e comunicação corporativa para uma atuação mais estratégica dos profissionais das áreas de Comunicação e Relações Públicas.

TÓPICOS ABORDADOS

  • Sustentabilidade e Gestão – Os desafios da Gestão da Reputação e da Comunicação para a Sustentabilidade;
  • Os principais objetivos da sustentabilidade até 2030;
  • Três Dimensões da Comunicação da Sustentabilidade”, que são: a Informação, a Mudança e o Processo;
  • Posicionamento estratégico da comunicação na governança corporativa e o valor sustentável gerado ao acionista;
  • Como a sustentabilidade se aplica aos processos de comunicação – coerência entre discurso e prática também da área de Comunicação Corporativa. Ferramentas e processos;
  • Gestão da Reputação, Grau de Confiança, Advocacy e Gestão de Stakeholders para as marcas;
  • Indicadores de resultado da comunicação para sustentabilidade – elaboração de dashboard para governaça corporativa;
  • Gestão de Crise na temática Sustentabilidade – como comunicar riscos e conduzir as narrativas;
  • Comunicar causas e diversidade – como estabelecer escuta ativa e diálogo com stakeholders.

BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES

O curso contribuirá com posicionamentos, melhores práticas de governança, processos estratégicos de comunicação, bem como suas ferramentas e abordagens para implementar um gestão de reputação e comunicação mais estratégica nas empresas. Com isso, os profissionais poderão alinhar discursos e práticas consistentes para um universo de líderes, públicos, partes interessadas ou stakeholders, de uma forma eficiente e engajadora.

A METODOLOGIA APLICADA

A metodologia do curso será baseada em aula expositiva, estudo de casos e dinâmicas. Também haverá empresa convidada para um benchmark prático e construção de dashboard estratégico para a governança da comunicação para a sustentabilidade e gestão da reputação (confiança e advocacy).

PROFESSORES

Karla de Melo

Karla de Melo

Baiana, relações públicas formada na Unifacs (BA) com especialização em Gestão para Sustentabilidade - Dom Cabral (MG), em Gestão da Comunicação Corporativa - PUC (MG), em Comunicação Corporativa internacional - Syracuse University/Aberje (SP), em Transformação Digital pela HSM University, com MBA em Gestão de Negócios e Marketing - ESPM (BA) e vivenciou uma imersão de negócios e inovação no Vale do Silício em 2020 pela StartSe University Com 27 anos no mercado, liderou projetos em diversos estados brasileiros e países em Gestão da Reputação e Stakeholders; Marca; Comunicação Interna; Gerenciamento de Crises; Planejamento Estratégico e Mensuração, Marketing e Transformação Digital. Atuou em grandes empresas nos setores de telefonia, tecnologia, mineração e financeiro, entre elas Vale e Casa da Moeda. Foi gestora de projeto no lançamento da marca Rio Doce Manganês (2003), Vale (2007) e participou do lançamento da nova cédula de R$200 (2020). Atualmente é palestrante e consultora de gestão da reputação, comunicação e sustentabilidade (ESG). Sócia da Diversa Comunicação. Em 2020, foi considerada TOP 10 entre os profissionais de Comunicação Corporativa pela Mega Brasil.
18, 19, 20 e 21 de outubro de 2022
das 17h às 19h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 875,00R$ 1.312,50

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os encontros são em formato online, por meio da plataforma ZOOM. O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets ou celulares. Faça download neste link.