CURSOS LIVRES

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “FOGO”

SOBRE O CURSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, essa aula do Programa Completo em Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias traz grandes gestores de comunicação ligados ao elemento “fogo”, para para aprendermos através de suas experiências, as estratégias de comunicação desenvolvidas para ampliar os negócios, na medida em que conseguem analisar os novos cenários, lidar com as controvérsias, relacionar-se com públicos estratégicos, mensurar seus resultados e comunicar valores reais fundamentados na confiança, na segurança, na solidariedade, no humanismo e na proteção ao meio ambiente. Através de exemplos vividos por eles, também poderemos compreender como mitigar riscos e possíveis crises com a opinião pública, como ser estratégicos na gestão da reputação, da sustentabilidade e da diversidade, conquistando credibilidade e licença social para operar, garantindo não apenas a sobrevivência organizacional, mas também, a real diferença da organização para o mundo.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 3
    HORAS

  • 1
    DIA

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

19 DE JULHO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PROGRAMAÇÃO

  • Grandes gestores ligados ao “elemento fogo” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à governança corporativa, ética e compliance, monitoramento de riscos, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no contexto que se exige a segurança e a prevenção contra incêndios. Há discussões sobre a eficiência energética, o uso de tecnologias limpas e a utilização do fogo de forma adequada nos processos industriais de transformação de matérias-primas, mas também o cuidado para evitar a poluição do ar, a degradação do solo, os incêndios criminosos e a perda de biodiversidade. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

Os temas a seguir apoiarão diálogo e reflexão acerca dos desafios de comunicação estratégica e gestão de controvérsias:

Tema 1: “O fogo como elemento de proteção e agregação”: Vamos explorar como a comunicação estratégica pode proteger a integridade da marca e agregar valor, tal como o fogo protege e reúne. Discutiremos exemplos de práticas que consideram contexto, estratégia e expectativa dos interlocutores e fortaleçam a coesão interna da organização e de seus relacionamentos com partes interessadas.
Tema 2: “O fogo em descontrole: rupturas e desconstruções” – Analisaremos os riscos de uma comunicação mal gerida e suas consequências devastadoras para a reputação corporativa. Serão apresentados casos de crises de imagem, focando em reflexões para melhor gestão de riscos (abordagem preventiva), um melhor controle e agilidade nas respostas (durante crises) e o aprendizado no pós-crise.
Tema 3: “O fogo moldando novas formas de ser e agir em sociedade” – Refletiremos sobre como a comunicação estratégica pode transformar contextos e relacionamentos organizacionais, influenciando e/ou incorporando mudanças e tendências sociais. Discutiremos exemplos de iniciativas bem-sucedidas que, ao promover mais “calor” e proximidade entre pessoas e marcas, moldaram novas percepções e comportamentos, criaram ações memoráveis, facilitaram transformações e potencializaram reputações e resultados.

PROFESSORES

Rozalia Del Gaudio

Rozalia Del Gaudio

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, mestre em Administração de Empresas e graduada em Comunicação Social/Jornalismo, pela UFMG. Executiva com ampla experiência nos setores industrial, de varejo e serviços, liderando projetos transformadores de Comunicação e Sustentabilidade, em empresas como Vale, Votorantim, C&A e McDonald´s. Co-autora do livro “Sem Megafone, com Smartphone, práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, professora no MBA de Gestão da Comunicação Empresarial da ABERJE/FGV e do programa de Gestão Estratégica em Comunicação Corporativa e Relações Públicas - GESTCORP ECA/USP. Fotógrafa por paixão.
Pedro Torres

Pedro Torres

Pedro Torres é Líder Global de Comunicação e Marca Corporativa da Gerdau, responsável pelos processos de comunicação da empresa nos 10 países de atuação da maior empresa produtora de aço do Brasil. Com ampla experiência na área de comunicação corporativa de empresas de grande porte, Pedro iniciou a carreira em agências de comunicação, passando depois por Sadia (atual BRF) e pelas áreas de comunicação e relações institucionais de Fibria Celulose e Suzano. Na Fibria, liderou a implementação de projetos como o Nossa Casa tem Fibria, A Floresta sob um Novo Prisma e Histórias de valor Fibria, que foram premiados nacionalmente pelo Prêmio Aberje e chegaram à final do Prêmios Fundacom, iniciativa que promove a comunicação no mundo que fala português e espanhol. Jornalista for formação, tem especialização em Gestão Sustentável pela Fundação Dom Cabral, em Relações Governamentais pelo Insper e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
19 DE JULHO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 500,00R$ 750,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).