CURSOS LIVRES

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “ÁGUA”

SOBRE O CURSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, essa aula de abertura do Programa Completo em Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias traz grandes gestores de comunicação ligados ao elemento “água”, para para aprendermos através de suas experiências, as estratégias de comunicação desenvolvidas para ampliar os negócios, na medida em que conseguem analisar os novos cenários, lidar com as controvérsias, relacionar-se com públicos estratégicos, mensurar seus resultados e comunicar valores reais fundamentados na confiança, na segurança, na solidariedade, no humanismo e na proteção ao meio ambiente. Através de exemplos vividos por eles, também poderemos compreender como mitigar riscos e possíveis crises com a opinião pública, como ser estratégicos na gestão da reputação, da sustentabilidade e da diversidade, conquistando credibilidade e licença social para operar, garantindo não apenas a sobrevivência organizacional, mas também, a real diferença da organização para o mundo.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 3
    HORAS

  • 1
    DIA

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

12 DE JULHO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PROGRAMAÇÃO

  • Grandes gestores ligados ao “elemento água” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como boas práticas de governança corporativa em um contexto que exige a garantia da disponibilidade de água potável para todos, a qualidade da água e o uso consciente sobre esse recurso. Além dessas discussões, há também questões mais específicas, sobre o uso de tecnologias limpas e a utilização de água para a geração de energia. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

Inspirados em aspectos simbólicos da água, os temas a seguir apoiarão diálogo e reflexão a cerca dos desafios de comunicação estratégica e gestão de controvérsias:
Tema 1: “A água confunde poder e vulnerabilidade”: A partir dos aspectos antagônicos de poder e vulnerabilidade da água, vamos discutir a postura comunicacional do líder que faz a jornada do herói para o anfitrião, trazendo como discussão e reflexão:
▪ A Postura comunicacional da liderança ao anfitriar diálogos como estratégia na gestão de controvérsias (perguntas potentes, escuta empática, o último a falar, vulnerabilidade)
Tema 2: “A água está simbolicamente relacionada às emoções profundas”: a partir da relação da água com emoções profundas, vamos dialogar e refletir como a comunicação se torna mais estratégica a partir da compreensão do impacto das emoções no ambiente organizacional:
▪ A linha do tempo das emoções como elemento que gera autoconsciência emocional e compreensão do impacto das emoções num diálogo/contexto controverso
Tema 3: “A definição de novos rumos para a as questões da água tem na figura do usuário o agente tomador de decisão, promovendo ações reflexivas e críticas”: A partir da necessidade de facilitar ações rumo à gestão proveitosa da água, vamos dialogar sobre o papel da comunicação no cultivo de ambientes seguros que sustentam diálogos ambíguos e controversos:
▪ Como comunicação e segurança psicológica se apoiam mutuamente para que os não-ditos, as entrelinhas, os temas impopulares e o desafio ao status quo possam emergir

PROFESSORES

Cynthia Provedel

Cynthia Provedel

Possui 20 anos de experiência em organizações, nos segmentos farmacêutico, varejo e telecom, liderando temas como Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento Humano. Atualmente, é fundadora da Caminho do Meio, onde atua como Diretora e Consultora em projetos e programas envolvendo Comunicação e Desenvolvimento junto a empresas de grande e médio porte. É também mentora em carreira, tendo apoiado diversos profissionais da área nos últimos anos. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA-USP e graduada em Comunicação Social pela ESPM. Também possui Certificação Internacional em Segurança Psicológica e Especialização em Gestão das Emoções nas Organizações pelo Instituto Albert Einstein (2022). Tem formação de “Mulheres em Conselhos" pela instituição “Legado & Família”. É Professora em programas de pós graduação pela Aberje/FGV e ESPM. Concebeu e publicou – em inglês e português – uma matriz de maturidade em comunicação interna, ferramenta que tem apoiado diversos profissionais e empresas em diagnóstico e planejamento da CI. Também liderou o desenvolvimento do “Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação brasileira” (parceria entre Aberje e o IoIC – Institute of Internal Communication do Reino Unido), publicação que mapeia as principais competências e habilidades do profissional de Comunicação Interna na atualidade. Pela Aberje, recebeu em 2022 o Prêmio “James Heffernan” de Educadora do Ano e, em 2018, foi premiada na categoria “Relacionamento com Público Interno” por case transversal envolvendo Cultura Organizacional e Comunicação Interna. Autora de artigos científicos em Comunicação Interna e em temáticas interdisciplinares e Coautora de 6 livros em comunicação, dentre eles "Emoção e Comunicação - Reflexões para humanização das relações de trabalho", junto com Viviane Mansi.
Fabio Toreta

Fabio Toreta

Fabio Toreta é um profissional com vasta experiência nas áreas de Comunicação e Sustentabilidade, possuindo uma sólida formação acadêmica e uma carreira diversificada. Ele obteve seu mestrado em Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo) e se formou em Economia pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Fabio também possui especializações em Marketing, adquirida na Stanford Graduate School of Business, e em Liderança, obtidas na Harvard Kennedy School, Fundação Dom Cabral e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ao longo de sua carreira, acumulou experiência trabalhando em empresas como Sabesp, Grupo O Povo, Arremate.com e Unibanco. Fabio Toreta foi membro de conselhos deliberativos em instituições relevantes, incluindo ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) e CENP (Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário).
12 DE JULHO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 500,00R$ 750,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).