CURSOS LIVRES

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E CONTROVÉRSIAS – A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODENDO ESTAR PRESENTE EM (QUASE) TUDO

SOBRE O CURSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, essa aula do Programa Completo em Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias traz grandes discussões sobre o impacto da inteligência artificial para a comunicação estratégica.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 3
    HORAS

  • 1
    DIA

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

09 DE AGOSTO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

A Inteligência Artificial (IA) tem sido usada em uma grande variedade de atividades humanas, desde o processamento de dados, apoio ao desenvolvimento de produtos, serviços e processos e apoio a pesquisas, até o subsídio para a tomada de decisões. Vem ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano. Os impactos da IA na sociedade humana são complexos e podem ser positivos ou negativos.

Como uma importante reflexão, a IA tem permeado diversos espaços da nossa vida em sociedade de forma acelerada, o que traz avanços mas, ao mesmo tempo, nos coloca uma série de desafios. Temos que buscar tirar proveito do uso consciente das ferramentas e dos projetos com inteligência artificial em várias atividades do dia a dia, incluindo o ambiente de trabalho, pois é notório que o progresso tecnológico é um caminho natural, incontrolável e sem volta.

Dentre vários, alguns impactos positivos dizem respeito a:

  • Aumento da produtividade e redução de custos:a IA pode automatizar tarefas que atualmente são realizadas por humanos, o que pode aumentar a produtividade e reduzir custos.
  • Melhoria da qualidade de vida:a IA pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas; por exemplo, fornecendo assistência médica personalizada e diagnósticos médicos, ou criando novos produtos e serviços.
  • Solução de problemas:a IA pode ser usada para resolver problemas complexos que são difíceis ou impossíveis de serem resolvidos por humanos, como, por exemplo, no desenvolvimento de novas tecnologias ou em estudos voltados ao combate às mudanças climáticas.
  • Avanços tecnológicos: a IA pode ser utilizada como alavanca para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de processos tecnológicos.

 

Alguns dos impactos negativos incluem:

  • Perda ou obsolescência de empregos:a IA pode levar à perda e/ou à obsolescência de empregos, pois automatiza ou otimiza tarefas que atualmente são realizadas por humanos.
  • Aumento da desigualdade:a IA pode aumentar a desigualdade, pois os seus podem não ser distribuídos ou alcançados de forma equitativa.
  • Riscos éticos: a IA pode ser usada para fins maliciosos ou belicosos, como, por exemplo, para gerar fake news, desenvolver armas autônomas ou ser direcionada para “controlar pessoas”.

PROFESSORES

Paulo Nassar

Paulo Nassar

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola. Fez pós-doutorado pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN – ECA/USP). Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da ECA-USP (entre 04/2009 - 06/2015), é autor de “A comunicação da pequena empresa”, “O que é comunicação empresarial”, “Tudo é comunicação”, “Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações” e “Comunicação todo dia”. Organizou diversas obras e publicou mais de duzentos ensaios, artigos e capítulos de livros. É diretor-presidente da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. É também idealizador e criador do Brazilian Corporate Communications Day e da BR.PR magazine (a primeira revista global da comunicação empresarial brasileira) além de ser diretor editorial da revista Comunicação Empresarial. Ganhou em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime Achievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.
Carlos Parente

Carlos Parente

Diretor da Midfield Consulting com sólido histórico de experiência em Marketing , Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais. Professor, há 20 anos, de Marketing e Comunicação Empresarial nos cursos de pós-graduação de faculdades de em SP (FGV; Escola Aberje de Comunicação). Atuou em empresas nacionais e multinacionais como Unibanco, ABN AMRO REAL, Avon, Alpargatas e Braskem participando e liderando importantes processos de transformação e comunicação estratégica. Vivenciou ainda a experiência internacional e atuação como Consultor. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou, em 2007, o livro de Comunicação Empresarial - "Obrigado, Van Gogh", pela Editora Peirópolis e em 2012 “Comunicação Além do Briefing”, pela Editora Lazuli. Como especialista em Relações Institucionais, escreve, dá aulas e palestras sobre o tema.
Lucas Reis

Lucas Reis

Lucas Reis é CEO da Zygon AdTech e mentor do Founders Institute. PhD em Comunicação com pesquisa sobre Big Data na detecção de opinião pública, professor do IAB Brasil, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, e alumni do programa Scale Up Endeavor.
09 DE AGOSTO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 500,00R$ 750,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

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INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).