PROGRAMAÇÃO
A Inteligência Artificial (IA) tem sido usada em uma grande variedade de atividades humanas, desde o processamento de dados, apoio ao desenvolvimento de produtos, serviços e processos e apoio a pesquisas, até o subsídio para a tomada de decisões. Vem ganhando cada vez mais espaço em nosso cotidiano. Os impactos da IA na sociedade humana são complexos e podem ser positivos ou negativos.
Como uma importante reflexão, a IA tem permeado diversos espaços da nossa vida em sociedade de forma acelerada, o que traz avanços mas, ao mesmo tempo, nos coloca uma série de desafios. Temos que buscar tirar proveito do uso consciente das ferramentas e dos projetos com inteligência artificial em várias atividades do dia a dia, incluindo o ambiente de trabalho, pois é notório que o progresso tecnológico é um caminho natural, incontrolável e sem volta.
Dentre vários, alguns impactos positivos dizem respeito a:
- Aumento da produtividade e redução de custos:a IA pode automatizar tarefas que atualmente são realizadas por humanos, o que pode aumentar a produtividade e reduzir custos.
- Melhoria da qualidade de vida:a IA pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas; por exemplo, fornecendo assistência médica personalizada e diagnósticos médicos, ou criando novos produtos e serviços.
- Solução de problemas:a IA pode ser usada para resolver problemas complexos que são difíceis ou impossíveis de serem resolvidos por humanos, como, por exemplo, no desenvolvimento de novas tecnologias ou em estudos voltados ao combate às mudanças climáticas.
- Avanços tecnológicos: a IA pode ser utilizada como alavanca para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de processos tecnológicos.
Alguns dos impactos negativos incluem:
- Perda ou obsolescência de empregos:a IA pode levar à perda e/ou à obsolescência de empregos, pois automatiza ou otimiza tarefas que atualmente são realizadas por humanos.
- Aumento da desigualdade:a IA pode aumentar a desigualdade, pois os seus podem não ser distribuídos ou alcançados de forma equitativa.
- Riscos éticos: a IA pode ser usada para fins maliciosos ou belicosos, como, por exemplo, para gerar fake news, desenvolver armas autônomas ou ser direcionada para “controlar pessoas”.