CURSO LIVRE

Comunicação corporativa na prática

INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de novembro de 2025
  • Aulas de quarta e sexta
  • Horário: 09h – 11h
  • Carga horária: 16 horas
  • Online
  • Valor: A partir de R$ 1.400,00

Quer ficar por dentro do dia a dia da Comunicação Corporativa e acompanhar os principais desafios e oportunidades da área em uma experiência dentro de uma grande empresa?

Neste curso, você é convidado a viver uma experiência interna a partir das experiências de mais de 20 anos de um grupo de líderes da área de Comunicação do setor de energia. Aqui, eles reúnem as vivências e rotinas que fazem a diferença no desenvolvimento de um trabalho estratégico e integrado, com foco em resultados.

Um olhar 360º da Comunicação Corporativa, a partir de contextos e experiências que atravessaram grandes e profundas transformações organizacionais, a partir de atuação pautada no fortalecimento do relacionamento com os principais stakeholders da companhia.

Transitará ainda nos processos internos, em um mergulho que vai desde o planejamento até a aferição de indicadores e metas em Comunicação Interna, Conteúdo Digital, Gestão de Crise e Reputação, Responsabilidade Social, Direitos Humanos e Relações Institucionais e Governamentais.

O que você vai aprender?

Neste curso, você irá aprender a identificar oportunidades de fortalecimento da atuação estratégica por meio de um planejamento integrado de Comunicação e os pontos críticos para o alinhamento das estratégias de comunicação interna ao discurso empresarial, assegurando consistência e transparência.

Irá compreender os conceitos fundamentais de teoria e prática em relações institucionais e governamentais, bem como a avaliar e gerir os principais riscos reputacionais a partir de uma atuação preventiva, fortalecendo o relacionamento com os stakeholders estratégicos.

Quanto ao planejamento e implementação, o curso fornecerá subsídios para a definição de estratégicas nas redes sociais, considerando os principais públicos de relacionamento e as mensagens-chave, assim como a implementação de estratégias de Responsabilidade Social e respeito aos Direitos Humanos de modo a fortalecer a reputação, a credibilidade e o engajamento com públicos internos e externos.

A quem se destina?

Esse curso se destina aos líderes de Comunicação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, aos profissionais de Comunicação que desejam destacar-se por atuação crítica e estratégica, assim  como é recomendado a estudantes de Comunicação que desejam ter um overview sobre os desafios a atuação nos principais processos da área.

PROGRAMA

Dia 1 – Planejamento Estratégico de Comunicação Integrada

  • Apresentação do curso, dos instrutores e dos participantes
  • Planejamento Estratégico de Comunicação Integrada
  • Debate e espaço para dúvidas

Dia 2 – Gestão de Crise e Reputação

  • Públicos estratégicos – mapeamento, priorização e pontos de atenção
  • Olhar preventivo para gestão de crise
  • Atuação estratégica no relacionamento com stakeholders

Dia 3 – Comunicação Interna

  • Propósito na prática – Traduzindo o discurso corporativo
  • O colaborador como primeiro público estratégico
  • Papel do líder de Comunicação e papel da Comunicação para a liderança

Dia 4 – Relações Institucionais e Governamentais

  • Conceitos fundamentais de relações institucionais e governamentais: diferenciando lobby, RIG e assessoria parlamentar e conhecendo o  público “Governo”
  • Processos essenciais em RIG corporativo: monitoramento e informação, agenda legislativa, análise de impacto de projetos de lei, posicionamento e mobilização parlamentar)
  • Conflito e cooperação: casos práticos de gestão de conflitos e cooperação em relações institucionais e governamentais

Dia 5 – Mídias sociais

  • Etapas do planejamento para mídias sociais
  • Apresentação de cases e boas práticas
  • Exercício de identificação de oportunidades de atuação
  • Debate e espaço para dúvidas

Dia 6 – Responsabilidade Social e Direitos Humanos

  • Evolução da Responsabilidade Social corporativa: da filantropia à atuação estratégica
  • A agenda de Direitos Humanos:
    qual é o papel empresas?
  • Comunicação e impacto social: construindo credibilidade e legitimidade junto a stakeholders
  • Debate e espaço para dúvidas

Dia 7 – Comunicação Integrada na Prática – Cases

  • Comunicação Integrada na Prática – Cases e Debates
  • Encerramento e proposição de exercício para última aula

Dia 8 – Comunicação Integrada na Prática – Exercício

  • Comunicação Integrada na Prática – Exercícios e feedbacks
  • Encerramento e avaliação

 

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$1.400,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.948,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta