Você sabe a diferença entre Comunicação Estratégica e Estratégia de Comunicação?

Comunicacao estrategica

A comunicação estratégica e a estratégia de comunicação são conceitos essenciais e interconectados no campo da comunicação organizacional. Apesar de frequentemente usados de forma intercambiável, é útil diferenciá-los para compreender melhor seu potencial e aplicação.

O que é Comunicação Estratégica?

A comunicação estratégica refere-se ao uso consciente e intencional da comunicação para alcançar objetivos relacionados à missão, visão e metas organizacionais. Isso envolve a necessidade de saber quais são os objetivos, os públicos-alvo e o contexto ao comunicar, compreendendo tanto o ambiente interno quanto externo da organização e como a comunicação pode impactar os envolvidos. A intencionalidade implica em ter um propósito claro e definido, como informar, mobilizar, persuadir, engajar ou influenciar.

A Importância da Comunicação Estratégica

Essencialmente, a comunicação estratégica é um processo contínuo e integrado que permeia todas as atividades da organização. Deve ser tratada como um elemento constitutivo e vital para o sucesso organizacional. Nesse contexto, a comunicação não é apenas um meio de transmitir informações, mas um componente central na construção, manutenção e funcionamento eficaz da organização. Sua gestão eficaz contribui significativamente para organizar e mitigar as disfunções típicas da comunicação, como ruído e distorção, falta de clareza e precisão, sobrecarga de informação, desinformação, fragmentação, problemas de feedback, comunicação predominantemente descendente, falta de transparência e diálogo, falta de alinhamento e falta de escuta ativa. Essas disfunções são tão comuns quanto complexas e desafiadoras de gerenciar. Portanto, uma boa gestão da comunicação estratégica não  apenas tem o potencial de reduzir essas disfunções, mas também de promover, em consequência, a vitalidade e o sucesso organizacional.

Assim, parte-se do pressuposto que a comunicação eficaz é imprescindível para a coesão e eficiência organizacional, sendo um fator determinante para a sua sustentabilidade e crescimento. E é assumida como componente indispensável para as organizações, não apenas sustentando a imagem e reputação, mas também contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.

O que é Estratégia de Comunicação?

Por outro lado, a estratégia de comunicação é um componente da comunicação estratégica. Consiste no caminho escolhido para alcançar os objetivos definidos a partir do diagnóstico, precedendo o planejamento de ações específicas de comunicação destinadas a alcançar objetivos particulares. Enquanto a comunicação estratégica abrange a gestão dos processos a partir de uma visão ampla e integrada da comunicação dentro da organização, a estratégia de comunicação foca na definição das opções para implementar essa visão​​.

Desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz envolve várias etapas críticas, como a realização de um diagnóstico, a definição clara dos objetivos de comunicação, o desenvolvimento de um plano de ação detalhado e a implementação, monitoramento e avaliação das ações comunicacionais. Estratégia é o caminho, enquanto planejamento é o detalhamento de como percorrê-lo​​.

Conexão entre Comunicação Estratégica e Estratégia de Comunicação

A conexão entre comunicação estratégica e estratégia de comunicação é fundamental. A comunicação estratégica estabelece os objetivos gerais e os alinhamentos necessários para todas as ações comunicacionais, garantindo que todas as iniciativas estejam coesas e direcionadas para os mesmos fins. Inclui os princípios gerais que guiam todas as atividades de comunicação, enquanto a estratégia de comunicação é o rumo de ação concreto aplicado em iniciativas específicas​​.

Gestão da Comunicação em um Ambiente Complexo

A comunicação não é apenas uma ferramenta para disseminar informações, mas um componente estratégico que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma organização a partir de sua gestão consistente. A capacidade de se comunicar eficazmente com públicos internos e externos é um diferencial competitivo que pode levar a melhores resultados, melhor interação com as partes interessadas, satisfação dos clientes e uma cultura organizacional mais forte e coesa​​.

A gestão da comunicação acontece em um ambiente cada vez mais complicado e instável, que muda o tempo todo. Esse ambiente é cheio de incertezas e turbulências, o que exige uma abordagem estratégica para navegar de maneira eficaz. Há pressão crescente por transparência e responsabilidade social, com stakeholders e a sociedade em geral querendo mais informações sobre as práticas e impactos das organizações. Para sobreviver e prosperar, as empresas precisam ser adaptáveis e resilientes, capazes de responder rapidamente às mudanças e se recuperar de adversidades. Por isso, é essencial considerar seriamente o papel e responsabilidade da comunicação.

A comunicação estratégica é um pilar fundamental para o sucesso organizacional, oferecendo uma base sólida para atingir os objetivos e cumprir a missão da organização. Investir em uma comunicação estratégica e em estratégias de comunicação de qualidade pode transformar a relação da organização com o mundo ao seu redor, ou seja, ser decisiva para a sustentabilidade e o seu crescimento.

No site da ABCPública está à disposição um livro em que essas ideias são desenvolvidas.

Estrategia aplicada a comunicacao segunda edicao 18-09-20.indd (abcpublica.org.br).