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Tendências e dicas para uma estratégia de conteúdo de SEO eficaz

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    SEO – sigla para Search Engine Optimization –, área que reúne uma série de técnicas para otimização de sites com o objetivo de bem posicioná-los organicamente nos resultados de busca, ganha cada vez maior importância para as empresas. De acordo com a pesquisa The State of Marketing 2024, realizada pela Hubspot, Search Engine Journal, Litmus e Rock Content, o trabalho com SEO foi responsável por colocar sites e blogs entre os principais canais que geraram o maior ROI das empresas em 2023 e a estratégia de conteúdo para SEO está entre os principais desafios dos profissionais que se aventuram nesta seara. 

    Aqui estão algumas dicas essenciais baseadas nas últimas tendências, que você precisa saber para direcionar a sua estratégia de conteúdo de SEO no intuito de fazer o site ou blog da sua empresa ganhar mais visibilidade e atrair mais cliques em Google Search, atualmente, o buscador mais utilizado em diversos países, incluindo o Brasil.

    E-E-A-T como fator de rankeamento

    Em 2019, o Google anunciou que priorizaria nos resultados sites e blogs com conteúdos pautados pela sigla “E-A-T” – Expertise (Especialização), Authoritativeness (Autoridade) e Trust (Confiança). Mas, em 2022, ele divulgou o documento Search Quality Evaluator Guidelines, no qual incluiu um novo “E” à frente dessa sigla, referente a Experience (Experiência). Ele reforça a valorização da experiência do criador do conteúdo com o tema ou objeto sobre o qual ele escreve, forçando cada vez mais a autenticidade e a confiança do que é veiculado na internet. 

    Copywriting de mãos dadas com SEO

    Com o anúncio de seu novo algoritmo em 2022, chamado Helpful Content System, o Google estimula as empresas a trazerem cada vez mais o público para o centro da sua estratégia de conteúdo. Isto significa que não basta publicar um texto inédito e embasado por dados e especialistas, relacionado à área de atuação da empresa, com o emprego de uma série de palavras-chaves utilizadas pelos usuários nas buscas. É preciso ir além e elaborar este texto considerando o quê, deste conteúdo, terá valor efetivo para quem ela quer que o leia. E, com isso, as técnicas de copywriting começam a se tornar imprescindíveis num trabalho de SEO.  Portanto, esqueça o tom relatorial e mostre o benefício daquilo que você apresenta para o público, ou melhor, a dor que você resolve. Este fator corrobora para maior autenticidade dos textos.

    Conteúdo YMYL foca em confiança e empatia

    O Google denominou YMYL (“Your Money or Your Life”) conteúdos que impactam diretamente na vida das pessoas e da sociedade, sobretudo os relacionados a saúde, bem-estar e finanças. Ciente do impacto que estes temas podem causar, de forma geral, o buscador passou a valorizar páginas com esse tipo de conteúdo sensível de acordo com a legitimidade das fontes, seja por meio de credenciais autênticas de autores que comprovem ser aquela uma área de conhecimento na qual são especialistas, da confiabilidade das instituições mencionadas e de documentos citados, com destaque para a importância de artigos científicos. Por isso, quanto mais sensível o tema e menos embasado for o conteúdo, menor as chances de ele estar entre os primeiros resultados de busca. 

    Inteligência Artificial a favor, mas com componente humano

    Ferramentas de Inteligência Artificial, como ChatGPT e Perplexity, têm se tornado fortes aliadas para a criação de textos que contemplam palavras-chaves estratégicas. Muitos especialistas se dedicam a mapear os principais prompts para chegar a conteúdos que permitam manter a frequência de publicações, garantindo maior agilidade e produtividade. No entanto, não podemos apenas confiar nas máquinas, é preciso trazer o olhar humano para cada texto, lembrando que o Google exige autenticidade, portanto, ineditismo, e que outro concorrente dedicado a SEO pode estar usando o mesmo prompt que você, uma vez que, sendo do mesmo segmento de mercado, ele pode também estar perseguindo a mesma palavra-chave. 

    Publique e apareça em outros canais

    Não basta apenas publicar textos inéditos em canais próprios, mas é importante que a empresa apareça em outros canais do mesmo segmento que são confiáveis e renomados, preferencialmente, aqueles nas quais é possível inserir links que direcionam tráfego para o site ou blog próprio. Daí a importância de um trabalho realizado em conjunto com a área de imprensa e relações públicas. 

    Curso de SEO na Escola Aberje

    O conteúdo é um pilar importante de SEO que profissionais de comunicação precisam cada vez mais dominar. Mas um bom posicionamento em resultados orgânicos de busca requer também o entendimento da interface do conteúdo com outros pilares estratégicos, sobretudo experiência do usuário e tecnologia. O curso de SEO da Escola Aberje foi pensado em trazer o que existe de mais atual em estratégia de conteúdo sem perder de vista outros pilares importantes que contribuam para o bom posicionamento de sites e blogs em Google Search. Nele é possível desmistificar a complexidade do trabalho de SEO e aprender técnicas que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia.

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