EXPEDIÇÃO AMAZÔNIA:
Conhecer para Comunicar
-
PATROCÍNIO
DOS SABERES TRADICIONAIS À CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA –
FORMANDO COMUNICADORES PARA A SUSTENTABILIDADE
28 DE JULHO A 03 DE AGOSTO DE 2024
Sobre a expedição
Vamos conhecer a Amazônia por meio de uma jornada imersiva sobre sustentabilidade abrangendo pessoas, biodiversidade, cultura, ciência e saberes tradicionais.
Nossa aspiração
Pretendemos sensibilizar e qualificar profissionais em comunicação para a sustentabilidade, articulando as vivências da jornada amazônica à atuação profissional em organizações de diferentes segmentos de atuação.
Nossa jornada local será constituída por pessoas que atuam em instituições de ensino e pesquisa, agentes culturais, assim como por líderes comunitários e comunicadores locais. Ao fim da expedição, os participantes – pessoas que atuam nas áreas de comunicação e sustentabilidade – experimentarão crescimento pessoal, acadêmico e profissional.
PRINCIPAIS TEMAS DA JORNADA DO CONHECIMENTO
A ciência no século
21 e seu papel para a
Floresta AmazônicaCenário atual
de pesquisa e
desenvolvimento
na região amazônicaEmpreendedorismo
de base comunitáriaMudanças Climáticas
Agentes institucionais
relevantes para a
conciliação entre
biodiversidade e
tecnologiaBioeconomia e
cadeias produtivas
sustentáveisPanorama
indígena no Alto
Rio NegroComunicação pública,
científica e organizacional
na conscientização sobre
Sustentabilidade
Por que embarcar na Expedição Amazônia?
Para participar de uma imersão de 6 dias, que transformará a sua maneira de ver o mundo e a sua forma de comunicar sobre sustentabilidade.
Porque conhecer a Amazônia é uma experiência transformadora que sensibiliza e instrumentaliza pessoas e organizações para comunicar a sustentabilidade com responsabilidade ética, assertividade e consistência.
Para fazer parte de uma vivência exclusiva baseada em uma jornada de aprendizagem sobre biodiversidade, cultura, ciência, saberes tradicionais e comunicação.
Porque Aberje e Academia Amazônia Ensina são organizações comprometidas com o conhecimento contextualizado e transformador.
PROGRAMAÇÃO
DIA 1 | 28 DE JULHO (domingo) CHEGADA A MANAUS
Chegada e atividade cultural de integração
Jantar de boas-vindas
DIA 2 | 29 DE JULHO (segunda-feira) BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
- Visita ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)
- Ida ao Museu da Amazônia (Musa) e à torre de observação
DIA 3 | 30 DE JULHO (terça-feira) PESQUISA E COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA PARA NEGÓCIOS DE BAIXO IMPACTO
- Evento no Impact Hub com participação do Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (Idesam) e da Secretaria de Estado da Comunicação Social (SECOM-AM)
- Visita ao Mercado Adolfo Lisboa
- Visita ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA)
DIA 4 | 31 DE JULHO (quarta-feira) DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUTENTÁVEL DE COMUNIDADES
- Visita ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT)
- Visita à Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
DIA 5 | 1 DE AGOSTO (quinta-feira) HISTÓRIA E CULTURA AMAZÔNICA
- Visita ao Museu do Seringal
- Visita à Comunidade Indígena Cipiá
- Deslocamento fluvial até a Comunidade do Tumbira
DIA 6 | 2 DE AGOSTO (sexta-feira) IMERSÃO NA FLORESTA E NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
- Atividades de reconhecimento do bioma e plantio no sistema agroflorestal
- Visita ao Projeto Sempre Luz (Comunidade do Inglês)
- Atividade de canoagem noturna
DIA 7 | 3 DE AGOSTO (sábado) VOLTA PARA MANAUS
- Deslocamento a Manaus
- Parada no flutuante dos botos
- Atividade de compartilhamento de práticas de comunicação para a sustentabilidade
- Encerramento
VIVÊNCIAS
Aula especial Mapclass com prof. Rita Mesquita, em 2019 Barco Regional Torre do Musa em 2019 Animal na trilha noturna, no MUSA, em 2023 Seringueira no Museu do Seringal, em 2019 Plantio em agrofloresta, no Tumbira, em 2023 Dentro da Camara anecóica do INDT, em 2023 Evento de Network organizando para Expedição, em 2020 Observação do boto Aula sobre P_D na Amazônia com a prof. Andrea Waichman, 2020 Comunidade do Tumbira Expedicionários no INDT em 2019
Conheça os profissionais que acompanharão a expedição
EMILIANA POMARICO Relações-públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tecnóloga em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP (PPGCOM) em Ciências da Comunicação. Trabalha como Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Membro do GENN (Grupo de Estudos de Novas narrativas ECA-USP) e palestrante nacional e internacional (EUA, Eslovênia, Portugal, Colômbia).
ELSE LEMOS Consultora para projetos educacionais e de comunicação voltados ao desenvolvimento humano e organizacional. Psicóloga, Bacharela em Comunicação Social e Doutora em Ciências, com estágio pós-doutoral realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional (Cecorp) na Universidade de São Paulo e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp). Atua como docente em cursos de pós-graduação e em facilitações, treinamentos e palestras nos campos da comunicação organizacional e de relações humanas.
JOÃO TEZZA NETO Economista, Doutor pelo Centro de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da UFAM/UNB (2014 – 2018) e MBA em Gestão
Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, tem experiência em ambientes de empresas privadas, governo e terceiro setor, e nos últimos 20 anos tem se dedicado a modelagem e implantação de negócios com impacto social e ambiental na Amazônia. Hoje, atua como diretor executivo da empresa Original Trade Consultoria Empresarial, Darvore Cosméticos da Amazônia e é cofundador e Presidente do Conselho da Academia Amazônia Ensina.
MARIA EUGENIA ROCHA TEZZA É formada em relações internacionais pelo Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA, e pós- graduanda em gestão escolar pela USP/ESALQ. Com 10 anos de experiências voluntárias e profissionais na Amazônia, envolvendo atividades como educação e saúde ribeirinha, pesquisa e desenvolvimento na região e consultoria empresarial. É cofundadora e diretora-executiva da Academia Amazônia Ensina, instituição de ensino que atua com educação para sustentabilidade, tendo sede em Manaus, desde 2018.