PROGRAMAÇÃO
Aula 9 – ÉTICA: reflexões sobre literacia em relações públicas e atuação profissional responsável
Professora Else Lemos
Resumo
O conceito de literacia em relações públicas está relacionado às aplicações do termo literate (letrado, instruído). Diz respeito àqueles que são conhecedores e conscientes das mensagens, ações e intenções de relações públicas, e que podem usar essas habilidades para seu próprio autodesenvolvimento e participação ativa na sociedade.
Esta aula discute a natureza invisível de relações públicas, a ubiquidade da influência nos tempos contemporâneos e a importância da literacia em relações públicas, a começar das pessoas que atuam ou pretendem atuar nesse campo profissional.
Objetivos
- Conhecer o conceito de literacia em relações públicas.
- Refletir sobre a responsabilidade crítica e ética de relações públicas em relação à formação das opiniões, tanto do ponto de vista prático quanto disciplinar.
Benefícios
- Avaliar repercussões e efeitos das atividades de relações públicas e gerenciamento de imagem pública no campo social e cultural.
- Desenvolver pensamento crítico sobre atuação profissional e ética no campo das relações públicas e da comunicação corporativa.
Aula 10 – INOVAÇÃO: posicionamento de marca para empresas de tecnologia e startups
Professoras Catarina Cicarelli e Daniela Bertocchi
Resumo
No ambiente dinâmico e altamente competitivo das startups, onde a inovação é constante e os recursos são frequentemente limitados, a capacidade de comunicar de maneira clara, eficiente e persuasiva pode ser a diferença crucial entre o sucesso e o fracasso. Nesse contexto, o profissional de comunicação corporativa deve estar sempre atento e receptivo a novas técnicas e estratégias que possam ser aplicadas para otimizar os resultados comunicacionais e fortalecer a imagem da empresa. Nesta sessão, dedicaremos nossa atenção à análise e discussão de algumas dessas novas práticas, com um enfoque especial em estudos de caso que ilustram sua aplicação prática e os resultados alcançados. Os estudos de caso proporcionarão uma visão aprofundada sobre como diferentes startups têm utilizado estratégias de comunicação com os públicos para superar desafios, maximizar oportunidades e alcançar uma posição destacada no mercado.
Objetivos
- Fornecer um panorama aos profissionais de RP sobre o estado da arte sobre comunicação para startups
- Explorar as novas estratégias de RP atualmente aplicadas para empresas inovadoras
Benefícios
- Entender as diferenças e complexidades das relações públicas no contexto tecnológico e de startups.
- Familiarizar-se com abordagens contemporâneas e a implementação de práticas inovadoras que se alinhem com as tendências emergentes do mercado e as especificidades do setor tecnológico.
Aula 11 – NOVAS COMPETÊNCIAS em comunicação: IA, relações públicas e comunicação corporativa
Professores Eduardo Vasques e Daniela Bertocchi
Resumo
Segundo o estudo “Humans still needed” (J. Valin, CIPR, 2018), a IA trouxe impactos relevantes sobre as atividades de comunicação corporativa e relações públicas, o que provoca duas reações principais: negação e tecnopânico. Já o Global Alliance Global Body of Knowledge (GBOK) framework descreve mais de 50 habilidades de relações públicas que a IA tende a substituir. Porém, ressalta que traços humanos fundamentais como empatia, confiança e capacidade para construir relacionamentos não podem ser automatizados. Esta aula contextualiza as discussões mais recentes sobre a presença da IA no dia a dia dos profissionais de comunicação corporativa e relações públicas.
Objetivos
- Abordar a IA e seus impactos sobre as atividades de comunicação corporativa.
- Identificar competências e habilidades necessárias aos profissionais que atuam em comunicação corporativa e relações públicas
Benefícios
- Conhecer o cenário de expansão dos usos de IA no campo de comunicação corporativa e relações públicas.
- Avaliar estratégias de autodesenvolvimento no âmbito da IA aplicada às atividades de comunicação corporativa e relações públicas.
Aula 12 – Seminário: Apresentação de Estudos de Caso
Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi
Resumo
Ao final do curso, as pessoas participantes apresentarão, individualmente ou em grupo, algum estudo de caso de sua preferência. O objetivo é permitir que demonstrem a aplicação prática de teorias e conceitos aprendidos durante o curso, desenvolvam habilidades de análise crítica e fortaleçam suas capacidades de comunicação.
Objetivos
- Demonstrar a aplicação de teorias e conceitos de comunicação corporativa e relações públicas trabalhados ao longo do curso em contextos reais.
- Fomentar o engajamento crítico com casos reais e promover a reflexão sobre práticas de mercado.
Benefícios
- Verificação de aprendizagem por meio de aplicação de conhecimentos a situações concretas
- Compartilhamento de experiências