Este bloco mergulha nas tendências contemporâneas mais influentes no planejamento de relações públicas. As aulas destacam os impactos atuais no desenvolvimento do posicionamento de marca, como a ascensão da inteligência artificial, as demandas por inovação e a atuação em mercados especializados. Este bloco discute como essa dinâmica desafia os profissionais de comunicação corporativa a desenvolverem novas competências e a atuarem de maneira ética e responsável. 

Profissionais de relações públicas e de comunicação organizacional.

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO

Aula 9ÉTICA: reflexões sobre literacia em relações públicas e atuação profissional responsável 

Professora Else Lemos

Resumo

O conceito de literacia em relações públicas está relacionado às aplicações do termo literate (letrado, instruído). Diz respeito àqueles que são conhecedores e conscientes das mensagens, ações e intenções de relações públicas, e que podem usar essas habilidades para seu próprio autodesenvolvimento e participação ativa na sociedade. 

Esta aula discute a natureza invisível de relações públicas, a ubiquidade da influência nos tempos contemporâneos e a importância da literacia em relações públicas, a começar das pessoas que atuam ou pretendem atuar nesse campo profissional. 

Objetivos

  • Conhecer o conceito de literacia em relações públicas. 
  • Refletir sobre a responsabilidade crítica e ética de relações públicas em relação à formação das opiniões, tanto do ponto de vista prático quanto disciplinar.

Benefícios

  • Avaliar repercussões e efeitos das atividades de relações públicas e gerenciamento de imagem pública no campo social e cultural.
  • Desenvolver pensamento crítico sobre atuação profissional e ética no campo das relações públicas e da comunicação corporativa.

 

Aula 10 – INOVAÇÃO: posicionamento de marca para empresas de tecnologia e startups

Professoras Catarina Cicarelli e Daniela Bertocchi

Resumo

No ambiente dinâmico e altamente competitivo das startups, onde a inovação é constante e os recursos são frequentemente limitados, a capacidade de comunicar de maneira clara, eficiente e persuasiva pode ser a diferença crucial entre o sucesso e o fracasso. Nesse contexto, o profissional de comunicação corporativa deve estar sempre atento e receptivo a novas técnicas e estratégias que possam ser aplicadas para otimizar os resultados comunicacionais e fortalecer a imagem da empresa. Nesta sessão, dedicaremos nossa atenção à análise e discussão de algumas dessas novas práticas, com um enfoque especial em estudos de caso que ilustram sua aplicação prática e os resultados alcançados. Os estudos de caso proporcionarão uma visão aprofundada sobre como diferentes startups têm utilizado estratégias de comunicação com os públicos para superar desafios, maximizar oportunidades e alcançar uma posição destacada no mercado.

Objetivos

  • Fornecer um panorama aos profissionais de RP sobre o estado da arte sobre comunicação para startups
  • Explorar as novas estratégias de RP atualmente aplicadas para empresas inovadoras

Benefícios

  • Entender as diferenças e complexidades das relações públicas no contexto tecnológico e de startups.
  • Familiarizar-se com abordagens contemporâneas e a implementação de práticas inovadoras que se alinhem com as tendências emergentes do mercado e as especificidades do setor tecnológico. 

 

Aula 11 – NOVAS COMPETÊNCIAS em comunicação: IA, relações públicas e comunicação corporativa

Professores Eduardo Vasques e Daniela Bertocchi

Resumo

Segundo o estudo “Humans still needed” (J. Valin, CIPR, 2018), a IA trouxe impactos relevantes sobre as atividades de comunicação corporativa e relações públicas, o que provoca duas reações principais: negação e tecnopânico. Já o Global Alliance Global Body of Knowledge (GBOK) framework descreve mais de 50 habilidades de relações públicas que a IA tende a substituir. Porém, ressalta que traços humanos fundamentais como empatia, confiança e capacidade para construir relacionamentos não podem ser automatizados. Esta aula contextualiza as discussões mais recentes sobre a presença da IA no dia a dia dos profissionais de comunicação corporativa e relações públicas.

Objetivos

  • Abordar a IA e seus impactos sobre as atividades de comunicação corporativa.
  • Identificar competências e habilidades necessárias aos profissionais que atuam em comunicação corporativa e relações públicas

Benefícios

  • Conhecer o cenário de expansão dos usos de IA no campo de comunicação corporativa e relações públicas.
  • Avaliar estratégias de autodesenvolvimento no âmbito da IA aplicada às atividades de comunicação corporativa e relações públicas.

 

Aula 12 – Seminário: Apresentação de Estudos de Caso

Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi

Resumo

Ao final do curso, as pessoas participantes apresentarão, individualmente ou em grupo, algum estudo de caso de sua preferência. O objetivo é permitir que demonstrem a aplicação prática de teorias e conceitos aprendidos durante o curso, desenvolvam habilidades de análise crítica e fortaleçam suas capacidades de comunicação.

 Objetivos

  • Demonstrar a aplicação de teorias e conceitos de comunicação corporativa e relações públicas trabalhados ao longo do curso em contextos reais.
  • Fomentar o engajamento crítico com casos reais e promover a reflexão sobre práticas de mercado.

Benefícios

  • Verificação de aprendizagem por meio de aplicação de conhecimentos a situações concretas
  • Compartilhamento de experiências

 

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$1.465,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$2.200,00
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