CURSOS LIVRES

Práticas de Gerenciamento da Comunicação

SOBRE O CURSO

Neste bloco temático, são apresentadas as práticas essenciais para consolidar o posicionamento de marcas corporativas, estabelecendo conexões estratégicas entre relações públicas, jornalismo e marketing. As aulas abordam as etapas de um plano de ação eficaz para criar diversos níveis de interação e relacionamento com os públicos, destacando tanto as potencialidades quanto os desafios no desenvolvimento de estratégias de influência digital e presença na mídia. Além disso, abordam as bases fundamentais para o monitoramento contínuo de tópicos sensíveis em situações de crise de imagem e a análise de dados para uma tomada de decisão informada e ágil.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de relações públicas e comunicação organizacional.

  • carga horária total: 15h

  • 5
    DIAS

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

02, 09, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2024
Quarta-feira das 19:00 às 22:00
FALTAM 16 DIAS
PARA O CURSO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

Programação

Aula 4 – RELACIONAMENTO e níveis de interação: informação, comunicação, participação e construção de vínculos

Professora Bianca Dreyer

Resumo

O relacionamento é uma consequência da relação estabelecida entre atores sociais, como é o caso de organizações e públicos. Para haver relacionamento, é necessário existir identificação, que se constitui por meio de semelhança e conteúdo.

Nesta aula, os conceitos de relação, relacionamento e interação são o ponto de partida para o plano de ação de relações públicas.

Objetivos

  • Esclarecer conceitos e práticas de gerenciamento do relacionamento com públicos.
  • Apresentar a metodologia da relação de relações públicas (MRRP) e suas aplicações práticas no planejamento de estratégias de relacionamento com públicos.

Benefícios

  • Identificar oportunidades de construção de relacionamento contínuo e consistente com públicos estratégicos. 
  • Aplicar uma metodologia de diagnóstico e plano de ação da relação de relações públicas.

 

Aula 5 – INFLUÊNCIA DIGITAL: oportunidades e desafios da cocriação entre marcas e criadores de conteúdo

Professora Carolina Cardoso

Resumo

Os influenciadores digitais são criadores de conteúdo que, por meio da autenticidade e conhecimento em áreas específicas, constroem relacionamento mais engajado e próximo com sua audiência (Ipsos, 2024). Para isso, atuam em conjunto com as marcas em diferentes plataformas e mídias, e sua influência varia em função de fatores diversos, como popularidade, reputação e autoridade, entre outros.

Esta aula apresenta os fundamentos para o diagnóstico e definição de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.

Objetivos

  • Apresentar o cenário atual da influência digital e oportunidades e desafios dessa atividade para a gestão de marcas.
  • Identificar fatores de influência que orientam o diagnóstico e o plano de ação no estabelecimento de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.

Benefícios

  • Compreender a integração entre as ações de influência digital e o planejamento global de comunicação e posicionamento de marca corporativa e de produtos.
  • Conhecer práticas de gerenciamento de crises ligadas a influenciadores digitais.

 

Aula 6 – REPUTAÇÃO: como gerenciar tópicos sensíveis em situações de crise de imagem

Professores Angela Dwyer e Eduardo Vasques

Resumo

A reputação é um ativo intangível de grande valor tanto para indivíduos quanto para organizações. Em situações de crise de imagem, a gestão de tópicos sensíveis é essencial para mitigar danos e preservar a confiança do público. Na contemporaneidade, com o aumento de múltiplas crises nas redes sociais e a proliferação de fake news e crescimento da inteligência artificial, a gestão eficaz da reputação requer das empresas uma abordagem mais robusta e complexa. Esse gerenciamento de imagem deve ser executado com um nível de sofisticação elevado, destacando-se pela transparência, comunicação clara, empatia e ação rápida. Adotar essas práticas é crucial para assegurar a integridade e a confiança em tempos de adversidade.

Objetivos

  • Compreender o que constitui uma crise reputacional na atualidade, analisando casos reais de gerenciamento de crises.
  • Reconhecer o ciclo de vida de uma crise: identificação, preparação, resposta, recuperação e aprendizado.

Benefícios

  • Proporcionar uma compreensão das estratégias e práticas essenciais para lidar eficazmente com crises organizacionais.
  • Explorar o desenvolvimento de planos de crise.

 

Aula 7 –  ANÁLISE DE DADOS: tendências em avaliação de resultados para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa

Professoras Daniela Bertocchi e Fernanda Brunsizian

Resumo

Com a ascensão dos serviços de inteligência de mídia, as áreas de comunicação corporativa têm à sua disposição muitas possibilidades de mensuração dos resultados produzidos por conteúdos impressos, online, de broadcasting, de mídias sociais, de influenciadores digitais. A união entre uso de plataformas tecnológicas e o trabalho de analistas experientes constrói um cenário cada vez mais favorável ao gerenciamento de imagem e reputação em tempo real. Esta aula apresenta tendências e práticas já em curso no campo da mensuração mediada por algoritmos e plataformas, sem prescindir da atuação estratégica dos profissionais de comunicação, que passam a atuar, cada vez mais, como analistas de cenário.

Objetivos

  • Discutir o cenário contemporâneo de mensuração de resultados e sua relevância para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa.
  • Apresentar tendências globais em gerenciamento de imagem e reputação corporativa com base em objetivos, métricas e indicadores.

Benefícios

  • Conhecer práticas de mensuração de resultados em comunicação.
  • Identificar sinergias entre práticas de mensuração de resultados em comunicação disponíveis e as necessidades de cada organização e contexto de planejamento.

 

Aula 8 – MÍDIA: mapeando oportunidades no ambiente midiático local, regional, nacional e internacional

Resumo

Nesta sessão, discutiremos o funcionamento e as dinâmicas da mídia em diversas escalas geográficas, abrangendo desde as especificidades da mídia local até as complexidades da mídia internacional, passando pelos contextos regional e nacional. Utilizaremos uma abordagem integrada de teoria e prática, complementada por estudos de caso, com o objetivo de identificar e analisar os desafios e as oportunidades inerentes aos projetos de relações públicas em cada um desses contextos. Além disso, examinaremos o impacto das novas tecnologias e das plataformas de comunicação já consagradas e emergentes na comunicação contemporânea, destacando a importância da ética e da responsabilidade no exercício profissional da comunicação. Com tal abordagem abrangente, buscaremos uma compreensão profunda das estratégias necessárias para navegar e prosperar no dinâmico cenário midiático global, equipando os participantes com as ferramentas essenciais para implementar práticas de comunicação eficazes e responsáveis.

Objetivos

  • Compreender o funcionamento e a dinâmica do ambiente midiático em diferentes escalas geográficas.
  • Analisar e identificar oportunidades de atuação na mídia local, regional, nacional e internacional.

Benefícios

  • Desenvolver habilidades para criar e implementar estratégias de comunicação eficazes em diversos contextos midiáticos.
  • Dominar o impacto das tecnologias e plataformas emergentes na comunicação.

PROFESSORES

Bianca Marder Dreyer

Bianca Marder Dreyer

Graduada em Relações Públicas, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professora de pós-graduação; é diretora/fundadora da Relatio, empresa que atua com Gestão Integrada de Negócios e Relações Públicas para o setor público; é palestrante e atua também no grupo de pesquisa Com+ (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Mídias Digitais da ECA/USP); tem mais de 10 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais; é autora de diversos artigos e de três livros.
Daniela Bertocchi

Daniela Bertocchi

Jornalista com mais de 20 anos de experiência e passagens por empresas como Editora Abril, Nubank, 99 e Alice. É membro do Ipsos Reputation Council Member. Atua como Diretora de Comunicação da Afya. Doutora em Comunicação pela USP. Mestre em Jornalismo pela Universidade do Minho, Portugal. Autora do livro “Dos Dados aos Formatos: a construção de narrativas no jornalismo digital” (2016).
Carolina Cardoso

Carolina Cardoso

Relações-públicas pela Faculdade Cásper Líbero, Especialista em Comunicação Digital pela Universidade de São Paulo (ECA - Digicorp), Carolina tem vasta experiência em produção de conteúdo digital e marketing de influência, com passagens por importantes players do mercado, como YOUPIX, Serasa e, atualmente, TikTok. Ao longo de sua carreira, especializou-se em construir narrativas digitais que impactem positivamente a imagem e reputação das marcas em todas as áreas de seus negócios por meio de conteúdo nativo, relevante e identitário.
Fernanda Brunsizian

Fernanda Brunsizian

Com foco em tecnologia e passagem por empresas como Samsung, LinkedIn e RD Station, Fernanda desenvolveu estratégias de comunicação e expansão para organizações de cultura e tamanhos distintos, sempre integradas aos desafios de negócios. É também consultora de startups e VCs que veem a comunicação como um pilar essencial para o ganho de escala. Atualmente é responsável pela comunicação do WhatsApp Business na América Latina e mentora de estudantes e profissionais da área. Formada em Relações Públicas pela ECA-USP, tem especialização em Comunicação Corporativa pela PUC-Chile.
Angela Dwyer

Angela Dwyer

Angela Dwyer é diretora de insights da Fullintel, empresa de inteligência de mídia especializada em monitoramento e análise de notícias. Como especialista em mensuração, ajuda as marcas a melhorar resultados de negócios por meio de insights orientados por dados. Ao longo de sua carreira, trabalhou em agências de relações públicas e empresas de pesquisa de mídia, prestando consultoria a marcas de vários setores, incluindo consumo, saúde e automotivo. Quando foi vice-presidente sênior de mensuração da Lippe Taylor, agência sediada em Nova York, Angela desenvolveu uma métrica baseada em pesquisa para prever a lembrança positiva. Anteriormente, abriu e gerenciou os novos negócios e operações da PRIME Research no Brasil e na América do Sul, onde trabalhou com marcas globais em projetos integrados de mensuração de mídia. É membro de entidades internacionais, comitês e conselhos acadêmicos e profissionais, como o Institute for Public Relations (IPR) e Public Relations Society of America (PRSA), entre outros. Sua contribuição para a área foi celebrada com vários prêmios do setor, incluindo o PRNEWS People of the Year Award como Data & Measurement Game Changer, o PRNEWS Top Women Award na categoria "Industry Champions" e o reconhecimento AMEC Rising Star como pessoa inovadora em comunicação. Apresentou e publicou vários trabalhos de pesquisa originais e premiados sobre conteúdos que impulsionam lembrança e engajamento.
Eduardo Vasques

Eduardo Vasques

Jornalista, pós-graduado em Gestão Integrada da Comunicação Digital nas Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estudos da Condição Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador convidado do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS) da UFSCar e pós-graduando em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela PUC-RS. Trabalha há mais de 20 anos com planejamento estratégico, marketing digital e comunicação corporativa. Atuou com marcas como Accor, Ambev, Bayer CropScience, Bradesco, Secom Federal, Abitrigo, CAOA, Nestlé, Mobil, Oracle, Onofre, Localiza Rent a Car / Localiza Seminovos, Sesc São São Paulo, O Boticário, Cyrela Brazil Realty / Living Construtora, BB Seguro Auto, CAIXA, Suvinil, Pão de Açúcar, SAP e outras. Atualmente é gerente de planejamento da Oliver Latin América, desenvolvendo projetos para o Itaú-Unibanco.
02, 09, 16, 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2024
Quarta-feira das 19:00 às 22:00
FALTAM 16 DIAS
PARA O CURSO

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 1.834,00R$ 2.750,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou o Curso Completo.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download