Neste bloco temático, são apresentadas as práticas essenciais para consolidar o posicionamento de marcas corporativas, estabelecendo conexões estratégicas entre relações públicas, jornalismo e marketing. As aulas abordam as etapas de um plano de ação eficaz para criar diversos níveis de interação e relacionamento com os públicos, destacando tanto as potencialidades quanto os desafios no desenvolvimento de estratégias de influência digital e presença na mídia. Além disso, abordam as bases fundamentais para o monitoramento contínuo de tópicos sensíveis em situações de crise de imagem e a análise de dados para uma tomada de decisão informada e ágil.

Profissionais de relações públicas e comunicação organizacional.

PROGRAMA

Programação

Aula 4 – RELACIONAMENTO e níveis de interação: informação, comunicação, participação e construção de vínculos

Professora Bianca Dreyer

Resumo

O relacionamento é uma consequência da relação estabelecida entre atores sociais, como é o caso de organizações e públicos. Para haver relacionamento, é necessário existir identificação, que se constitui por meio de semelhança e conteúdo.

Nesta aula, os conceitos de relação, relacionamento e interação são o ponto de partida para o plano de ação de relações públicas.

Objetivos

  • Esclarecer conceitos e práticas de gerenciamento do relacionamento com públicos.
  • Apresentar a metodologia da relação de relações públicas (MRRP) e suas aplicações práticas no planejamento de estratégias de relacionamento com públicos.

Benefícios

  • Identificar oportunidades de construção de relacionamento contínuo e consistente com públicos estratégicos. 
  • Aplicar uma metodologia de diagnóstico e plano de ação da relação de relações públicas.

 

Aula 5 – INFLUÊNCIA DIGITAL: oportunidades e desafios da cocriação entre marcas e criadores de conteúdo

Professora Carolina Cardoso

Resumo

Os influenciadores digitais são criadores de conteúdo que, por meio da autenticidade e conhecimento em áreas específicas, constroem relacionamento mais engajado e próximo com sua audiência (Ipsos, 2024). Para isso, atuam em conjunto com as marcas em diferentes plataformas e mídias, e sua influência varia em função de fatores diversos, como popularidade, reputação e autoridade, entre outros.

Esta aula apresenta os fundamentos para o diagnóstico e definição de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.

Objetivos

  • Apresentar o cenário atual da influência digital e oportunidades e desafios dessa atividade para a gestão de marcas.
  • Identificar fatores de influência que orientam o diagnóstico e o plano de ação no estabelecimento de parcerias entre marcas e influenciadores digitais.

Benefícios

  • Compreender a integração entre as ações de influência digital e o planejamento global de comunicação e posicionamento de marca corporativa e de produtos.
  • Conhecer práticas de gerenciamento de crises ligadas a influenciadores digitais.

 

Aula 6 – REPUTAÇÃO: como gerenciar tópicos sensíveis em situações de crise de imagem

Professores Angela Dwyer e Eduardo Vasques

Resumo

A reputação é um ativo intangível de grande valor tanto para indivíduos quanto para organizações. Em situações de crise de imagem, a gestão de tópicos sensíveis é essencial para mitigar danos e preservar a confiança do público. Na contemporaneidade, com o aumento de múltiplas crises nas redes sociais e a proliferação de fake news e crescimento da inteligência artificial, a gestão eficaz da reputação requer das empresas uma abordagem mais robusta e complexa. Esse gerenciamento de imagem deve ser executado com um nível de sofisticação elevado, destacando-se pela transparência, comunicação clara, empatia e ação rápida. Adotar essas práticas é crucial para assegurar a integridade e a confiança em tempos de adversidade.

Objetivos

  • Compreender o que constitui uma crise reputacional na atualidade, analisando casos reais de gerenciamento de crises.
  • Reconhecer o ciclo de vida de uma crise: identificação, preparação, resposta, recuperação e aprendizado.

Benefícios

  • Proporcionar uma compreensão das estratégias e práticas essenciais para lidar eficazmente com crises organizacionais.
  • Explorar o desenvolvimento de planos de crise.

 

Aula 7 –  ANÁLISE DE DADOS: tendências em avaliação de resultados para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa

Professoras Daniela Bertocchi e Fernanda Brunsizian

Resumo

Com a ascensão dos serviços de inteligência de mídia, as áreas de comunicação corporativa têm à sua disposição muitas possibilidades de mensuração dos resultados produzidos por conteúdos impressos, online, de broadcasting, de mídias sociais, de influenciadores digitais. A união entre uso de plataformas tecnológicas e o trabalho de analistas experientes constrói um cenário cada vez mais favorável ao gerenciamento de imagem e reputação em tempo real. Esta aula apresenta tendências e práticas já em curso no campo da mensuração mediada por algoritmos e plataformas, sem prescindir da atuação estratégica dos profissionais de comunicação, que passam a atuar, cada vez mais, como analistas de cenário.

Objetivos

  • Discutir o cenário contemporâneo de mensuração de resultados e sua relevância para o gerenciamento de imagem e reputação corporativa.
  • Apresentar tendências globais em gerenciamento de imagem e reputação corporativa com base em objetivos, métricas e indicadores.

Benefícios

  • Conhecer práticas de mensuração de resultados em comunicação.
  • Identificar sinergias entre práticas de mensuração de resultados em comunicação disponíveis e as necessidades de cada organização e contexto de planejamento.

 

Aula 8 – MÍDIA: mapeando oportunidades no ambiente midiático local, regional, nacional e internacional

Resumo

Nesta sessão, discutiremos o funcionamento e as dinâmicas da mídia em diversas escalas geográficas, abrangendo desde as especificidades da mídia local até as complexidades da mídia internacional, passando pelos contextos regional e nacional. Utilizaremos uma abordagem integrada de teoria e prática, complementada por estudos de caso, com o objetivo de identificar e analisar os desafios e as oportunidades inerentes aos projetos de relações públicas em cada um desses contextos. Além disso, examinaremos o impacto das novas tecnologias e das plataformas de comunicação já consagradas e emergentes na comunicação contemporânea, destacando a importância da ética e da responsabilidade no exercício profissional da comunicação. Com tal abordagem abrangente, buscaremos uma compreensão profunda das estratégias necessárias para navegar e prosperar no dinâmico cenário midiático global, equipando os participantes com as ferramentas essenciais para implementar práticas de comunicação eficazes e responsáveis.

Objetivos

  • Compreender o funcionamento e a dinâmica do ambiente midiático em diferentes escalas geográficas.
  • Analisar e identificar oportunidades de atuação na mídia local, regional, nacional e internacional.

Benefícios

  • Desenvolver habilidades para criar e implementar estratégias de comunicação eficazes em diversos contextos midiáticos.
  • Dominar o impacto das tecnologias e plataformas emergentes na comunicação.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$1.834,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$2.750,00
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