CURSO LIVRE

Os novos porta-vozes

desafios e oportunidades

INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 30 e 31 de outubro de 2025
  • Horário: 09h – 18h
  • Carga horária: 16 horas
  • Presencial
  • Valor: A partir de R$ 1.400,00

Esse curso se propõe a capacitar os profissionais a identificar, treinar e preparar porta-vozes que sejam críveis, com narrativas que estejam alinhadas aos valores e objetivos estratégicos do negócio, e em conformidade com a governança da comunicação organizacional.

O que você vai aprender?

Neste curso, você irá aprender a identificar as habilidades e aprendizados necessários para formar um porta-voz no contexto atual, bem como a desenvolver porta-vozes para que gerem clareza e autenticidade em suas interações públicas.

Abordaremos ainda a como trabalhar as habilidades de oratória e comunicação eficaz, para que os novos porta-vozes tenham mais clareza e objetividade em suas falas, em busca do planejamento e da estrutura de mensagens-chave, a fim de prover frases de impacto que sejam estratégicas, claras e conectadas aos objetivos do negócio.

O curso busca ainda fornecer estratégias e ferramentas necessárias para que o porta-voz consiga enfrentar – de maneira eficaz – situações de crise, além de dar condições para orientá-los sobre o uso responsável das mídias sociais e canais digitais, garantindo que a comunicação esteja alinhada com a governança corporativa.

A quem se destina?

Esse curso é destinado a profissionais de comunicação corporativa e assessores de imprensa que sejam responsáveis por acompanhar e desenvolver porta-vozes em um novo contexto de mundo. Executivos que desejem aprimorar suas habilidades como porta-voz.

PROGRAMA

Módulo 1: O papel do porta-voz nos dias de hoje

  • Os novos porta-vozes, o que a sociedade espera deles
  • Contexto social – polarização, cultura do cancelamento e a busca pela verdade
  • Quem pode e quem não pode falar pela empresa

Módulo 2: Perfil e Competências do Porta-Voz Eficaz

  • Características essenciais do porta-voz: credibilidade, autenticidade, empatia
  • Habilidades de comunicação
  • Preparação para interação com as diferentes mídias

Módulo 3: Desenvolvimento de Narrativas e Mensagens-Chave

  • Como desenvolver uma narrativa institucional que ressoe com públicos internos e externos
  • Definição e estruturação de mensagens-chave para porta-vozes
  • Como garantir consistência e clareza nas mensagens transmitidas em diferentes contextos
  • Ferramentas para adaptar a narrativa para situações diversas (crises, entrevistas, comunicados)

Módulo 4: Alinhamento da Narrativa com os Objetivos e Estratégias do Negócio

  • Como garantir que a comunicação do porta-voz esteja alinhada com os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa
  • Matriz estratégica do negócio vs. matriz de mensagens prioritárias
  • Diretrizes da política de comunicação: garantindo consistência e conformidade nas mensagens corporativas

Módulo 5: Comunicação Digital e Redes Sociais

  • Como lidar com as redes sociais: oportunidades e riscos
  • O que o porta-voz precisa saber (e fazer) para uma boa presença digital
  • Diretrizes para o uso pessoal de redes sociais por porta-vozes
  • Gerenciamento da imagem pública online: controle de mensagens e interações

Módulo 6: Avaliação e Feedback para Porta-Vozes

  • Métodos de avaliação de desempenho em entrevistas e crises
  • Feedback eficaz: como fazer e receber críticas construtivas
  • Desenvolvimento de planos de ação personalizados para aprimoramento contínuo

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$1.400,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.950,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta