ENCONTRO 1 – A Revolução da IA na Comunicação (o que todo comunicador precisa saber)
Aprofundar conceitos de inteligência artificial e seu impacto no ecossistema da comunicação, para que os alunos possam identificar as principais categorias de ferramentas de IA e analisar criticamente onde e como aplicar a IA em seu trabalho.
- O que é Inteligência Artificial (e o que não é): Machine Learning, Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para comunicadores.
- IA Generativa vs. IA Preditiva: entendendo as diferenças e o potencial de cada uma.
- Panorama atual: como a IA está remodelando o mercado da comunicação e como se manter atualizado em um cenário de constante evolução tecnológica.
- Plágio, vieses algorítmicos, direitos autorais e a importância da supervisão humana. Estabelecendo diretrizes para o uso ético da IA na comunicação da empresa.
- Discussão sobre tendências emergentes: IA multimodal, hiperpersonalização em tempo real e o papel do comunicador como “curador” e “estrategista” de IA.
- Mapa de Ferramentas Essenciais.
ENCONTRO 2 – Conteúdo 4.0 – Ferramentas Essenciais de IA para Escrita e Criatividade
Capacitar os alunos a usar ferramentas de IA generativa de forma prática e avançada para acelerar e qualificar todo o ciclo de produção de conteúdo, da ideação à criação de peças visuais.
- Pesquisa e análise de tendências com IA: utilizando ferramentas de IA para identificar temas em alta, analisar a concorrência e entender o comportamento do público-alvo.
- Como a IA pode ajudar a descobrir “gaps” de conteúdo e oportunidades de pauta.
- Produção de conteúdo em larga escala e personalizado: técnicas de prompt para refinar a qualidade dos textos gerados por IA.
- Criação de variações de conteúdo para diferentes canais (blog, redes sociais, e-mail marketing).
- Bancos de imagens e vídeos gerados por IA: explorando IA para a criação de recursos visuais impactantes.
ENCONTRO 3 – Produtividade 4.0 – Ferramentas Essenciais de IA para Produtividade
Demonstração de como a IA pode otimizar a organização de tarefas, transcrição de reuniões e gerenciamento de projetos.
- Como automatizar tarefas rotineiras com IA.
- Reuniões inteligentes.
- Automação de workflows de comunicação: integrando ferramentas de IA para criar cronogramas, automatizar a postagem em redes sociais e o envio de e-mail marketing.
- Como criar fluxos de trabalho inteligentes.
ENCONTRO 4 – Automação e Análise de Dados – Mensurando os Resultados de Comunicação com IA
Capacitar os profissionais a usar a IA para ir além das métricas de vaidade, analisando dados complexos de forma simples para extrair insights, prever resultados e demonstrar o Retorno sobre o Investimento (ROI) de suas estratégias.
- Como a IA pode ajudar a prever o desempenho de uma campanha antes mesmo de seu lançamento.
- Utilizando a IA para analisar grandes volumes de dados de diferentes fontes (Google Analytics, redes sociais etc.) e extrair insights acionáveis.
- Como fazer análise de sentimento do público.
- Como criar dashboards interativos com visualizações de dados geradas por IA.

