- Contextualizar cenário atual de Comunicação com Empregados e dados de pesquisa que indicam a necessidade de uma gestão mais otimizada
- Priorização das tendências da área a partir de critérios claros e alinhados à maturidade da comunicação, bem como à estratégia e cultura organizacional
- Ancorar o planejamento da Comunicação Interna no planejamento estratégico da organização, derivando objetivos estratégicos de CI de objetivos estratégicos da empresa
- Desenhar uma diretriz de comunicação que defina papéis e responsabilidades da comunicação interna e dos agentes relevantes neste ecossistema
- Desenvolver ferramentas e matrizes de atuação que otimizem/simplifiquem o dia a dia da gestão, impulsionando foco, eficiência e melhoria contínua
- Conscientizar a organização quanto ao funcionamento da área, contribuindo para reduzir atravessamentos de última hora e a manutenção das prioridades estratégicas
- Compreender de que forma as habilidades e competências do profissional de CI podem apoiar a necessidade de uma gestão cada vez mais otimizada
- Atividade Final de Encerramento
- 16 de abril de 2025
- Aula de quarta-feira
- Horário: 9h – 14h
- Carga horária: 5 horas
- Presencial
- Valor: A partir de R$ 890,00
É indiscutível o espaço que a Comunicação Interna tem conquistado nas organizações nos últimos anos. Isso tem ampliado a oportunidade de atuação do profissional de CI para além do âmbito tático, proporcionando avanços crescentes em contribuições mais estratégicas e consultivas. Esse movimento, também potencializado pela pandemia, gerou um aumento de demandas e expectativas junto à Comunicação com Empregados que tem sido cada vez mais percebida como uma função relevante de apoio às dinâmicas e desafios organizacionais.
Somado à demanda crescente e aos novos patamares de atuação conquistados, é possível observar a percepção dos profissionais de comunicação quanto às consequências deste cenário. Isso se reflete na pesquisa da Aberje e Ação Integrada divulgada em 2024: quem atua em CI reconhece a necessidade de “padronizar e trazer rotina”, de “organizar a casa” e de “gerenciar o excesso de informação”.
Otimizar a gestão da Comunicação Interna pode contribuir para melhorar a gestão do tempo, dos recursos, minimizar a infoxicação, organizar a rotina e liberar tempo para focar em aspectos da CI que contribuem para uma atuação estratégica e relevante voltada às pessoas e ao negócio. Nesta Oficina Prática de Gestão da Comunicação Interna, apresentamos caminhos, ferramentas e boas práticas de mercado que podem impulsionar melhorias na gestão da CI.
O que você vai aprender
- Priorizar tendências de CI de forma criteriosa e estratégica
- Desenhar objetivos de CI alinhados aos objetivos do negócio
- Desenvolver e aplicar ferramentas no dia a dia que otimizem/simplifiquem a rotina, impulsionando foco, eficiência e melhoria contínua
- Conscientizar a organização quanto ao funcionamento da área, contribuindo para reduzir atravessamentos de última hora e a manutenção das prioridades estratégicas
A quem se destina?
Profissionais que atuam em Comunicação Interna, nos níveis de analista, coordenação ou gerencial
PROGRAMA
Referências
– ABERJE/Ação Integrada. “Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação à realidade brasileira ”. São Paulo: 2022. (Relatório). Disponível em: https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Mapa-Comunicacao-Interna-2022.pdf
– ABERJE/IoIC. “Pesquisa Tendências em Comunicação Interna”. São Paulo: 2024. (Relatório). Disponível em: https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Mapa-Comunicacao-Interna-2022.pdf
– PROVEDEL, Cynthia. Otimização na gestão de CI. Portal Aberje, São Paulo, 24 de outubro de 2024. Disponível em: https://escolaaberje.com.br/blog/otimizacao-na-gestao-de-comunicacao-interna-e-preciso-organizar-a-casa-para-evoluir/
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