CURSO LIVRE
Mensuração da comunicação na área pública
INSCRIÇÕES ABERTAS
- Data: 12 e19 de julho de 2025
- Sábados
- Horário: 14h – 17h
- Carga horária: 6 horas
- Online
- Valor: A partir de R$ 880,00
CONFIRMADO
Aprenda a gerenciar pesquisas, contextualizando a mensuração, discutindo metodologias de avaliação e adquirindo senso crítico para construir questionários. Analise a efetividade e o retorno sobre investimento (ROI) de campanhas e projetos, aplicando técnicas de planejamento e coleta de dados específicas para o setor público.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Conceitos básicos de mensuração;
- A importância do planejamento;
- Métodos de abordagem para coleta de dados;
- Definição de performance por tipo de indicador;
- Modelos de mensuração;
- Efetividade, eficiência e eficácia;
- Análise dos resultados;
- ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo;
- Como medir um projeto de comunicação.
A QUEM SE DESTINA?
Profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública
PROGRAMA
PROGRAMAÇÃO
1) Introdução sobre a importância do tema
A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais são os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. É fundamental que ele tenha uma base teórica de excelência para escolher a melhor metodologia de mensuração dos resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação.
2) Objetivos do curso
Contextualizar a mensuração de resultados de comunicação;
Discutir possibilidades de avaliação das ações de comunicação;
Capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração;
Construir um modelo de questionário de avaliação;
Simular mensuração de comunicação.
3) Programa do curso
Conceitos básicos de mensuração;
A importância do planejamento;
Métodos de abordagem para coleta de dados;
Definição de performance por tipo de indicador;
Modelos de mensuração;
Efetividade, eficiência e eficácia;
Análise dos resultados;
ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo;
Como medir um projeto de comunicação.
4) Benefícios para os participantes
Desenvolver e/ou aprimorar competências de mensuração em projetos de comunicação na área pública.
5) A metodologia aplicada
Exposição oral dialogada, estudo de caso, simulação.
INVESTIMENTO
-
EMPRESAS
Precisa de uma proposta formal
para apresentar à sua empresa?
Baixe um documento com todas as informações do curso
clicando aqui.
-
ASSOCIADOS
R$880,00
-
NÃO ASSOCIADOS
R$1.320,00
CADASTRE-SE PARA RECEBER OS PRÓXIMOS CURSOS, LANÇAMENTOS E NOVIDADES