PROGRAMAÇÃO
1) Introdução sobre a importância do tema
A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais são os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. É fundamental que ele tenha uma base teórica de excelência para escolher a melhor metodologia de mensuração dos resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação.
2) Objetivos do curso
Contextualizar a mensuração de resultados de comunicação;
Discutir possibilidades de avaliação das ações de comunicação;
Capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração;
Construir um modelo de questionário de avaliação;
Simular mensuração de comunicação.
3) Programa do curso
Conceitos básicos de mensuração;
A importância do planejamento;
Métodos de abordagem para coleta de dados;
Definição de performance por tipo de indicador;
Modelos de mensuração;
Efetividade, eficiência e eficácia;
Análise dos resultados;
ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo;
Como medir um projeto de comunicação.
4) Benefícios para os participantes
Desenvolver e/ou aprimorar competências de mensuração em projetos de comunicação na área pública.
5) A metodologia aplicada
Exposição oral dialogada, estudo de caso, simulação.