CURSO LIVREMensuração da comunicação na área pública
INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 12 e19 de julho de 2025
  • Sábados
  • Horário: 14h – 17h
  • Carga horária: 6 horas
  • Online
  • Valor: A partir de R$ 880,00

Aprenda a gerenciar pesquisas, contextualizando a mensuração, discutindo metodologias de avaliação e adquirindo senso crítico para construir questionários. Analise a efetividade e o retorno sobre investimento (ROI) de campanhas e projetos, aplicando técnicas de planejamento e coleta de dados específicas para o setor público.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Conceitos básicos de mensuração;
  • A importância do planejamento;
  • Métodos de abordagem para coleta de dados;
  • Definição de performance por tipo de indicador;
  • Modelos de mensuração;
  • Efetividade, eficiência e eficácia;
  • Análise dos resultados;
  • ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo;
  • Como medir um projeto de comunicação.

A QUEM SE DESTINA?

Profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO

1) Introdução sobre a importância do tema
A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais são os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. É fundamental que ele tenha uma base teórica de excelência para escolher a melhor metodologia de mensuração dos resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação.

2) Objetivos do curso
Contextualizar a mensuração de resultados de comunicação;
Discutir possibilidades de avaliação das ações de comunicação;
Capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração;
Construir um modelo de questionário de avaliação;
Simular mensuração de comunicação.

3) Programa do curso
Conceitos básicos de mensuração;
A importância do planejamento;
Métodos de abordagem para coleta de dados;
Definição de performance por tipo de indicador;
Modelos de mensuração;
Efetividade, eficiência e eficácia;
Análise dos resultados;
ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo;
Como medir um projeto de comunicação.

4) Benefícios para os participantes
Desenvolver e/ou aprimorar competências de mensuração em projetos de comunicação na área pública.

5) A metodologia aplicada
Exposição oral dialogada, estudo de caso, simulação.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$880,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.320,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta