CURSOS LIVRES

Linguagem inclusiva: para além do “todes”

SOBRE O CURSO

Todes, todxs, tod@s, todas e todos. O uso do chamado “gênero neutro” está acontecendo em empresas, universidades, escolas, algo que vem ocorrendo há alguns anos e foi impulsionado, principalmente, pelas redes sociais e publicidade. Marcas que se posicionam como mais modernas, inclusivas e com políticas de diversidade decidem pelo uso de ‘e’, ‘x’ e ‘@’ em vez de usar marcadores de masculino e feminino, para contemplar os indivíduos não binários que não se identificam com os dois gêneros pré-definidos.

Vale pontuar também que nada é neutro em linguagem, por isso você lê o termo “gênero neutro” neste texto marcado entre aspas. Quando uma marca escolhe usar o ‘e’ em palavras de seus posts, comunicados ou campanhas, ela se filia a um discurso inclusivo, em prol da diversidade.

O tema do tal “gênero neutro”, que, na verdade, é sobre linguagem inclusiva é, no mínimo, polêmico, porque ainda existe um imaginário de que a língua é imutável, como se ela fosse uma joia preciosa, muito associada à gramática e a chamada “norma culta”. Como Marcos Bagno e tantos outros linguistas afirmam, a língua não pode ser usada como instrumento de exclusão. A língua é viva, complexa, inclusiva, diversa, uma atividade interativa e, portanto, feita pelos falantes nos contextos de uso.

Neste curso, trataremos desse importante tema sob a perspectiva da linguística, a ciência da linguagem, que vem pesquisando esses fenômenos há tempos e não se pretende normatizar, mas sim compreender os usos da língua.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais e futuros profissionais da área de comunicação

  • 3 HORAS

  • 1 DIA

  • AULA

    PRESENCIAL

07 de outubro de 2022 - (PRESENCIAL)
14h às 17h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

OBJETIVOS DO CURSO

Neste curso, os participantes refletirão sobre língua e linguagem, entenderão a linguagem inclusiva e poderão tomar decisões de uso das palavras com mais critérios e não apenas seguindo modismos.

TÓPICOS ABORDADOS

  • Língua, cultura e sociedade
  • O que é língua: para além de uma concepção normativa
  • Língua em uso e suas variedades
  • O “valor” das variedades linguísticas
  • Preconceito linguístico como expressão de tantos outros preconceitos
  • Língua viva: mudanças no uso da língua em diferentes contextos
  • Gênero “neutro”: haveria neutralidade na língua?
  • Linguagem inclusiva: afinal, o que é isso?
  • Emprego da linguagem inclusiva em diferentes ambientes organizacionais
  • Critérios para adotar ou não adotar, para evitar cair em “modismos” e incongruências entre discurso e prática.

PROFESSORES

Vivian Cristina Rio Stella

Vivian Cristina Rio Stella

Graduada e Doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutoranda na PUC-SP e e membro do grupo Atelier: Linguagem e Interação no Trabalho. Sócia-fundadora da VRS Cursos, Palestras e Coaching e professora de cursos de extensão da Unicamp e workshops na Aberje, na Casa do Saber, na Atingire e na Integração Escola de Negócios. Professora de cursos de graduação na Unianchieta. É coach (Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching) e instrutora de treinamentos empresariais, nas áreas de Autoconhecimento, Comunicação, Liderança e Educação de Adultos, tendo atuado em empresas como: 3M, Alcoa, Astra, Banco Itaú-Unibanco, Biolab, CBC, Deloitte, Elektro, Embraer, Grupo CPFL, IESS, Laboratórios Abbott, Mahle, Morotola, Natura Cosméticos, Nestlé, Nokia Siemens, Novartis Biociências, Premier Pet, Power-Alstom, RSA Seguros, Sertrading, Syngenta, Villares Metals e Volkswagen. 
07 de outubro de 2022 - (PRESENCIAL)
14h às 17h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 600,00R$ 800,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Este curso será no formato presencial na sede da ABERJE: Rua Amália de Noronha, 151 – sala 602 – 6° andar – São Paulo – SP.
Próximo a estação Sumaré (linha verde do metrô)