Linguagem inclusiva: para além do “todes”
SOBRE O CURSO
Todes, todxs, tod@s, todas e todos. O uso do chamado “gênero neutro” está acontecendo em empresas, universidades, escolas, algo que vem ocorrendo há alguns anos e foi impulsionado, principalmente, pelas redes sociais e publicidade. Marcas que se posicionam como mais modernas, inclusivas e com políticas de diversidade decidem pelo uso de ‘e’, ‘x’ e ‘@’ em vez de usar marcadores de masculino e feminino, para contemplar os indivíduos não binários que não se identificam com os dois gêneros pré-definidos.
Vale pontuar também que nada é neutro em linguagem, por isso você lê o termo “gênero neutro” neste texto marcado entre aspas. Quando uma marca escolhe usar o ‘e’ em palavras de seus posts, comunicados ou campanhas, ela se filia a um discurso inclusivo, em prol da diversidade.
O tema do tal “gênero neutro”, que, na verdade, é sobre linguagem inclusiva é, no mínimo, polêmico, porque ainda existe um imaginário de que a língua é imutável, como se ela fosse uma joia preciosa, muito associada à gramática e a chamada “norma culta”. Como Marcos Bagno e tantos outros linguistas afirmam, a língua não pode ser usada como instrumento de exclusão. A língua é viva, complexa, inclusiva, diversa, uma atividade interativa e, portanto, feita pelos falantes nos contextos de uso.
Neste curso, trataremos desse importante tema sob a perspectiva da linguística, a ciência da linguagem, que vem pesquisando esses fenômenos há tempos e não se pretende normatizar, mas sim compreender os usos da língua.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais e futuros profissionais da área de comunicação
03
HORAS1 dia
AULA
ONLINE
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.
Objetivos do curso
Neste curso, os participantes refletirão sobre língua e linguagem, entenderão a linguagem inclusiva e poderão tomar decisões de uso das palavras com mais critérios e não apenas seguindo modismos.
Tópicos abordados
- Língua, cultura e sociedade
- O que é língua: para além de uma concepção normativa
- Língua em uso e suas variedades
- O “valor” das variedades linguísticas
- Preconceito linguístico como expressão de tantos outros preconceitos
- Língua viva: mudanças no uso da língua em diferentes contextos
- Gênero “neutro”: haveria neutralidade na língua?
- Linguagem inclusiva: afinal, o que é isso?
- Emprego da linguagem inclusiva em diferentes ambientes organizacionais
- Critérios para adotar ou não adotar, para evitar cair em “modismos” e incongruências entre discurso e prática.
Benefícios para os participantes
Refletir sobre linguagem e sociedade com base em pesquisas do campo, ter critérios mais ancorados para decidir (ou não) pelo uso da linguagem inclusiva, sem cair em modismos ou julgar novos usos como “mimimi”.
A metodologia aplicada
Exposição dialogada, estudos de casos.
PROFESSORES
Vivian Cristina Rio Stella
FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.
SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA
Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Os encontros são em formato online, por meio da plataforma ZOOM. O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets ou celulares. Faça download neste link. https://zoom.us/download