O cenário atual exige cada vez mais transparência e clareza de propósito dos gestores. As decisões, principalmente em momentos de crise, requerem rapidez e discernimento. Diga-se, aliás, que as crises em geral nunca deixam de ter uma alta visibilidade, oferecendo-se ao escrutínio público, já que os meios de difusão não se limitam à mídia tradicional. É evidente que, nas organizações, ao considerarmos os componentes de um ambiente crítico ou problemático, precisamos nos conscientizar a respeito da necessidade de inserirmos a gestão de crises dentro do planejamento estratégico e do plano de comunicação.
Profissionais de comunicação
PROGRAMA
OBJETIVOS DO CURSO
Apresentar a dinâmica das crises (gênese, origem, maiores incidências, causas, consequências).
- Instruir sobre a importância de se preservar a reputação e a imagem das organizações, como o mais importante ativo das instituições e das pessoas.
- Enfatizar a importância da prevenção, da gestão de risco e da análise das vulnerabilidades como uma forma de evitar crises.
- Esclarecer as funções do gestor, do comitê de crise e da comunicação na gestão de crises, procurando estabelecer a importância da tomada de decisões durante a ocorrência de crises graves.
- Destacar ações efetivas de relacionamento com a mídia no contexto da ocorrência de crises graves.
- Sublinhar certos elementos-chave, aqueles que são determinantes para o sucesso ou o fracasso da gestão de crises.
- A partir de cases de crise e das soluções apresentadas, realçar erros e acertos.
- Evidenciar a necessidade de transparência, considerando os novos instrumentos de tecnologia e controle da sociedade.
- Ampliar a percepção de que as redes sociais se tornaram uma nova ameaça à reputação de pessoas e instituições.
TÓPICOS ABORDADOS
- Conceito, características e natureza das crises
- Reputação e imagem: como a opinião pública percebe as crises
- A origem das crises e as crises mais comuns
- Análise de cases emblemáticos de crise no mundo e no Brasil
- Elementos-chave na gestão de crises
- Medidas de prevenção: riscos e vulnerabilidades
- O papel do gestor, do comitê de crise e da comunicação
- Comportamento do público, dos clientes e da mídia durante a crise
- A relação com a imprensa e o controle da mídia
- Como as organizações públicas devem se posicionar nas crises (porta-voz, interlocutores, entrevistas)
- Auditoria de crises
- A sociedade vigiada: novas tecnologias, redes sociais e as ameaças à reputação
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